Publicidade:

Banheiro e energia

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 15 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46095
    ederson
    Participante

    Existe algum modelo com caixa de água e bateria indepente ? Estava pensando em algo q nao dependa exlusivamente de energia e água externas.

    #63462
    Edintruder
    Participante

    Ederson, poderias ser mais pontual na tua dúvida? Que tipo de equipamento exatamente estás querendo? Um tonel de 200 litros de água com bomba 12v pode servir assim como um gerador pequeno…

    #63484
    ederson
    Participante

    Uma carreta barraca que possa, em uma emergência, ser usada (frigobar pequeno, secador de cabelo, tv…) sem depender de água e energia externas, por algumas horas.

    #63486
    Edintruder
    Participante

    Xi… nesse caso somente um gerador de no mínimo 1800w. Já a água basta instalar mais tanques debaixo do chassis, de preferência próximo do eixo. Frigobar com baterias mais inversor, vai esgotar as baterias muito rápido. Um gerador podes ligar pelo tempo que necessitas e desliga novamente.

    #63491
    ederson
    Participante

    Obrigado pela ajuda.

    #63579

    Tente fazer algum sistema com placa solar, vc alimenta bomba, e iluminação mas já pra secador de cabelo a carga é beeeem maior.

    #63748
    Raposo
    Participante

    Bom dia. É possível sim equipar uma carreta barraca de forma que ela se torne autônoma. O problema é o preço. A água é um problema relativamente simples: basta instalar uma caixa inox de 60 litros sob a carreta. Está água será suficiente para cozinhar e lavar a louça, ou para banho de até 2 pessoas, usando de forma econômica. O principal problema seria o fornecimento de energia elétrica. Se você não quiser utilizar um gerador, a solução seria baterias VRLA, tipo AGM ou GEL. Estes tipos de bateria permitem descargas profundas, sendo utilizadas em veículos elétricos. Fazendo um pequeno exercício, podemos identificar que os três principais consumidores de energia em uma carreta barraca independente seriam a iluminação, a bomba de água e geladeira. Um bom esquema de iluminação seria utilizar lâmpadas de LED. Calculando aproximadamente umas 6 horas por noite, um par de lâmpadas LED de 10 W 12 V devem consumir 2 lâmpadas x 10 w * 6 horas / 12 v = 10 amperes. Uma bomba Shurflo 4008, adequada para trailers, consome 7.5 amperes. Não fica ligada por mais de uma hora por dia, até mesmo por que você não teria água para fornecer. O vilão seria então a geladeira. Uma Elber 41 ou uma Black&Decker 24 litros possuem 45 w de potência. Em 24 horas teremos 45 w x 24 horas / 12 volts = 90 amperes Temos então 90 + 10 + 7.5 = 107.5 amperes. Resumindo a conta, uma bateria VRLA de 120 amperes deve fornecer o que você necessita. Adicione na lista de compras um inversor 12v/ 220v senoidal, de 1000 w Servirá para diversos eletrodomésticos, porém esqueça o secador de cabelos e o ferro de passar roupa. Você está acampando e deixe a natureza agir. Abraços, Raposo Obs: espero não estar violando uma regra do fórum, ao citar modelos e marcas de produtos para camping. Elas foram utilizadas apenas para quantificar o consumo de energia gasto.

    #63759
    ederson
    Participante

    Obrigado pela ajuda, Raposo. Ainda não tenho um RV, estou pesquisando. O secador de cabelo é exigência da esposa :D

    #63765
    Junior ABC
    Participante

    para usar um secador sem perigo vc iria precisar de um inversor de uns 2000w, aí o bicho pega pq deve estar na faixa de uns 1500 reais.

    #63772
    GustavoN
    Bloqueado

    Não há problema em listar marcas, Raposo. Ederson, com essa lista de equipamentos que o Raposo passou não precisa inversor. Se for usar inversor, tem que ver com o que vai usar para ver qual potência seria adequada. Se for só pra TV, um inversor bem pequeno daria conta. Quanto ao secador de cabelos, sem colocar em uma tomada de camping realmente fica difícil. Os 2000W de um secador são 166A em 12V.. só dá pra pensar nessa carga com um banco de baterias considerável, que eu pessoalmente não pensaria em usar se tivesse uma carreta barraca.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 15 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: