Contruindo uma Off Road Camper Trailer

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Este tópico contém respostas, possui 14 vozes e foi atualizado pela última vez por Flavio Torres Flavio Torres 10 meses, 2 semanas atrás.

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  • #46203
    Renato Fraga Natao
    Renato Fraga Natao
    Participante

    Olá amigos, apaixonado como suo por acampamento, venho iniciando minha esposa e filhos neste prazeroso Hobby. Sempre acampamos com uma barraca iglu MOR para 5 pessoas, que nos acomodava perfeitamente, mas que começou a apresentar certos problemas para nossas incursões. Primeiramente, o colchão inflável, que além de muito desconfortável, me exigia uma energia homérica para inflar ele e depois de desinflado, guardar ele adequadamente. Isso sem contar na inúmeras vezes que acordamos literalmente no chão, pois a bagaça esvaziou. (maioria das vezes que enchi esse colchão eu já estava calibrado !!! kkkk) Outro fator negativo, a montagem da barraca, que apesar de muito prática, se tornou um baita contra tempo em vista das barracas de teto automotivas que 99% dos nossos amigos possuem. Diante disso e mais outras coisas, decidimos comprar uma barraca de teto, mas que acomodasse nossa família inteira com conforto. O modelo comprado foi uma Blue Camp Família, aquela que possui duas escadas. Aberta, ela é maior que nossa cama king size. Não demorou muito, encontramos uma oportunidade para inaugurar ela. Mas aí observei alguns problemas relevantes…. -Meu espaço de bagagem foi drasticamente reduzido, pois a barraca toma todo o bagageiro do meu carro. -Por conta do peso da barraca (90kg) e o alto centro de gravidade do carro, se tornou impossível andar a 100km/h na estrada. – colocar e tirar ela do bagageiro é uma tarefa difícil que envolve a família toda !!!! kkk Por conta dessas e de mais outras, decidi usar uma carreta para acomodar a barraca e e todos os meus apetrechos de acampamento. Parti para uma carretinha baú da Karman Ghia ano 1979 que está na família desde zero. Minha idéia inicial seria fazer algumas alterações, aumentando a largura e o comprimento do seu baú, bem como modificando sua suspensão. Mas o estado dela era muito degradado e o molho sairia mais caro que o peixe. Foi quando junto de 2 amigos, Jairo e Evandro, decidimos fazer uma carreta com todos os recursos que imaginamos ser necessário para qualquer tipo de incursão. Precisava de uma musa inspiradora, e depois de um certo tempo procurando, encontrei:


    Diante das definições, fiz um esboço do projeto e iniciamos a construção do chassis. Tubos comprados… [attachment7933]

    #65311

    Edintruder
    Participante

    Natão, manda uma foto do teu reboque baú. Muitas vezes reformar ele do zero poderá ser mais fácil pela função da documentação do que iniciar uma construção do nada. Uma estrutura para reboque é algo simples de fazer, o complicado são os acessórios facilitadores que instalamos nele. Esses acessórios que trazem vida ao equipamento é que costumam encarecer bastante a brincadeira, mas vale comentar que esse tipo de investimento é muito prazeroso de se fazer. Nessa semana a patroete embestou de dar uma revitalizada no banheiro. Só pra trocar a pia do banheiro gastei 1.300,00!!!! A pia que vou tirar é montada num granito preto há 10 anos, e agora meteu um granito branco com cuba de vidro. Se eu gastasse os 1300,00 no trailer ou na minha F1000 ela iria encher o meu saco sem parar, e com certeza seria investimento necessário. Mas colocar 1300,00 em algo que está bom e funcionando muito bem, é algo que fazemos muitas vezes e não nos traz nenhum benefício tão grande assim, exceto pela encheção de saco das patroas…. Então Natão, mete bronca no teu projeto que te trará muitas felicidades no futuro! Só pra comparar, quando paguei pelos itens do banheiro, só vi o sanitário aquamagic ter que esperar mais um pouco para ser comprado…

    #65312
    Renato Fraga Natao
    Renato Fraga Natao
    Participante

    Não tenho fotos dele aqui, mas adianto que ele é bem pequeno em comparação com o meu projeto e devido a sua construção original ser muito simples, dificulta bastante qualquer alteração. Eu pretendo usar o documento dele, mas já me informei e tanto custo quanto burocracia para documentar esse reboque não serão proibitivos. Estou lidando com isso desde maio 2015, é que tô com pouco tempo para postar a história, mas logo tem mais…. Abraços

    #65313
    Junior ABC
    Junior ABC
    Participante

    seguindo a linha de inspiração e os esboços podemos dizer que vai ficar muito legal! Boa sorte na empreitada! att.

    #65314

    Edintruder
    Participante

    Gostei do Dodge Magnum na garagem na frente da Cherokee. Está realmente ficando muito top.

    #65319

    Uau. To gostando desse post. Vou virar assíduo

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #65321
    Renato Fraga Natao
    Renato Fraga Natao
    Participante

    Edin, é um dodge, mas não é um magnum, mas sim um charger RT… ano 79


    Bom, explicando um pouco mais, desde que eu decidi encarar este projeto, coloquei alguns quesitos que meu trailer deveria atender: -Forte e resistente -Leve -Permitir que a barraca ficasse no mínimo a 190cm do chão, para permitir livre circulação por debaixo dela. – Utilizar o mesmo rodado do carro, tanto na furação das rodas quando no tamanho do pneu. – Possuir suspensão independente e macia, para não judiar muito dos equipamentos embarcados. – Acomodar tudo o que é necessário para um acampamento, seja no quintal de casa ou no local mais desprovido de recursos. Diante disso, comecei elegendo a suspensão que adotaria. A suspensão traseira de um Renaut Cangoo, a mesma do renault clio antigo, citroen partiner, entre outros carros que compartilhavam a mesma plataforma. O motivo, independente, grande vão livre, barras de torção que permitem regulagem de altura e um sistema muito simples. Outro detalhe, bem barato. Paguei R$200,00 por ele.

    #65324

    Edintruder
    Participante

    Muito boa essa suspensão. Compacta, resistente e leve.

    #65326
    Junior ABC
    Junior ABC
    Participante

    se estivesse no whats receberia meus aplausos!!! muito top! parabéns que capricho e habilidade!

    #65327
    Renato Fraga Natao
    Renato Fraga Natao
    Participante

    O próximo passo é elaborar um sistema que ao mesmo tempo feche o baú da carreta, suporte a barraca e que fique na altura que desejo. Quebramos muito a cabeça, pois a barraca é pesada, e temos como meta fazer o sistema funcionar com uma pessoa apenas operando. Depois de muito ferro cortado, muita tentativa frustrada, resolvemos sentar no computador e desenhar tudo no solid works, e encontramos uma solução: Um braço deslizante dentro de um trilho sob a tampa e um segundo braço formando um Y. Funcionar funcionou, ficou estável e firme, porém como iríamos fazer isso subir??? Eu pensei em confeccionar cilindros pneumáticos, atuadores lineares e várias outras coisas, mas tudo a preço muito elevado… Instalamos 4 amortecedores de tampa de porta malas, na esperança de neutralizar o peso, mas mesmo assim a operação ficava difícil e descordenada. Pensamos então em fazer um sarilho bem no meio da tampa, que puxando cabos de aço ligados à extremidade dos braços deslizantes, conseguiríamos elevar a tampa. O problema foi como acionar esse sarilho, precisa ter uma catraca para os dois sentidos, afim de evitar que a tampa descesse de uma só vez. Encontrei esse sistema de guincho: Mas a manivela para chegar nele colocaria várias dificuldades no assentamento da tampa bem como na vedação da tampa com o baú. Foi quando me deparei com essa belezinha aqui: E o melhor, pelo mesmo preço daquele outro que mostrei anteriormente. Sendo assim, o sistema será feito dessa maneira: Agora esse será o próximo passo, fixar o guincho sob a tampa, criar os suportes para as roldanas e passar os cabos….

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