Diesel S-10 no Uruguai, Argentina e Chile

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Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por Capt.A330 Capt.A330 2 anos, 10 meses atrás.

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    Seguindo o blog de nosso querido Carlos Paiva que referenciou outro site TERRAADENTRO.com Reproduzo aqui um texto do último para que possamos discutir e aumentar nosso poder de informação. Gostaria de pedir principalmente ao nosso querido DARDITO que comentasse o texto onde pudesse complementar com conselhos para quem passar pelas dificuldades apontadas. abraços Marcão. TEXTO SITE http://terraadentro.com/2015/02/09/diesel-s-10-no-uruguai-argentina-e-chile/ A pergunta que muitas pessoas fazem e que nós fazíamos antes de iniciar o nosso mochilão pelo Uruguai, Argentina e Chile é se existe diesel S -10 nestes países e se é possível encontrá-lo por todos os cantos. Sabemos que esta é uma grande preocupação dos que possuem algum carro que só pode ser abastecido com este combustível. Antes de viajar, encontramos pouquíssimas informações sobre este assunto em fóruns ou blogs na internet, por isto decidimos escrever esse post, para que possa dar suporte aos viajantes que forem se aventurar pelo sul do continente americano. No Uruguai, existe boa disponibilidade do Diesel S -10, principalmente nos postos das grandes redes, como Shell e Petrobras. O ponto negativo fica por conta do altíssimo preço deste combustível, que ultrapassa a casa dos R$6,00 o litro (preço de 2014/2015). Fomos avisados sobre isto, antes de cruzarmos a fronteira com o Uruguai, na cidade de Chuí. Assim, aproveitamos para encher o tanque e levar alguns galões extras, em caso de necessidade. Funcionou muito bem em nosso caso e atravessamos todo o país sem precisar abastecer o nosso carro. Fica aí a nossa recomendação. Diesel S10 No Uruguai, o Diesel S-10 é caríssimo Quanto à Argentina, o problema é um pouco maior. Nas grandes cidades, como Buenos Aires, Bahia Blanca, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos, Bariloche, San Salvador de Jujuy, Corrientes, dentre outras, a oferta do Diesel S -10 é bem farta. Na Argentina este combustível é conhecido como Euro Diesel e tem as seguintes denominações, conforme cada rede: Postos YPF: Euro Diesel; Esso: Euro Diesel; Postos Shell: V-Power Nitro+ Diesel; Petrobras: Diesel Podium; Cruzamos toda a ruta 3 Argentina, desde Buenos Aires até Ushuaia, e conseguimos abastecer com S -10 em todo este caminho. Em alguns trechos, principalmente mais ao sul, os postos de combustíveis estão muito distantes uns dos outros, aumentando os riscos de se ter que usar o diesel convencional. A melhor estratégia é sempre abastecer o carro quando passar por algum posto com o Euro diesel, mesmo que o tanque já esteja quase cheio. Em um dos dias de viagem, chegamos a rodar cerca de 500 km nesta ruta, até, finalmente, encontrar o S – 10. Já estávamos quase abastecendo com o diesel comum. Contudo, quando se cruza a ruta 40 Argentina, que corta todo o lado oeste deste país, é melhor se preparar para usar o diesel convencional. Esta é uma das porções mais desabitadas do país, composta de pequenas cidades e muitos vilarejos, onde, normalmente, existe somente um posto de gasolina. Em El Chaltén, por exemplo, cidade com cerca de 1.000 habitantes, existe um único posto da YPF, que mais se parece com um trailer, de tão pequeno que é. Lá não se tem outra escolha, a não ser abastecer com o diesel comum, sem contar que os postos mais próximos estão a cerca de 300 km à frente. Neste dia, enchemos o tanque em El Chaltén e só encontramos o Euro diesel, em um posto YPF, na cidade de Perito Moreno, mais de 500 km sentido norte. Ainda assim, em nossa passagem pela ruta 40, tivemos que realizar mais alguns abastecimentos com diesel comum, devido à escassez de postos e a pouquíssima oferta do S – 10. Na Ruta 40, andamos longos trechos sem encontrar postos de gasolina. A estrada é tão tranquila que até paramos para fazer um lanche na própria via Outro grave problema na Argentina é a fila de abastecimento nos postos de gasolina. Chegamos a ficar mais de duas horas em El Calafate esperando para abastecer com o Euro diesel. A cidade tinha ficado uns três dias sem o combustível e, quando o caminhão da YPF descarregou, foi aquela correria. Aproveitávamos as filas para escrever alguns posts e descarregar as fotos. No Chile, a situação é bem mais confortável. No país, existe apenas um tipo de diesel, o chamado Ultra. Este composto se assemelha muito ao Diesel S – 10 vendido no Brasil, pois tem uma concentração de enxofre igual a 15 PPM (partículas por milhão), somente 5 PPM a mais que em nosso país. Este quantitativo é praticamente insignificante, visto que o diesel convencional possui entre 1.500 PPM a 1.800 PPM de enxofre. Demos preferência por abastecer nos postos da Rede Copec. Outras informações clique aqui. Esperamos, com estas informações, contribuir com os amigos, parceiros e futuros viajantes por estas terras.

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #57530
    NasEstradasdoPlaneta
    NasEstradasdoPlaneta
    Participante

    Bem oportuno Marcos. Ótima linha de discussão, contando com a experiência de quem já rodou por estes países.

    #57541
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Buenas! OK Marquitos, atendendo tua solicitação, lembro de ter abordado este tema, embora não tão a fundo quanto o Carlos. Veja em : Resposta: #4RE: Ushuaia de Trailer-Relato 11/03; “… Recomendo abastecer em Uruguaiana, pois em Barra é mais caro, e no Uruguay, mais ainda.” Ainda este: RE: Ushuaia de Trailer-Relato 12/03; “… A Ruta 14, é duplicada entre Concordia e Buenos Aires, o que permite manter uma boa velocidade de cruzeiro, e procure abastecer em Concordia nos postos YPF, onde o diesel é um pouco mais barato (aprox. 1,55 US$ o litro do Euro diesel, com S70, ou seja 70 partes de partículas de enxofre por milhão de partículas, recomendado para motores diesel de ultima geraçao, ou 1,35 US4 o litro de Ultra diesel XXI, com S500, ou seja, 500 partes por milhao de part. de enxofre; no Brasil, o diesel é S10, ou S500 ou S1800, rodoviário, para motores antigos); a Shell vende o Shell Nitro Diesel, que é o nosso S10, embora a diferença com o Euro da YPF seja pouca>” E mais este: Resposta: #14RE: Ushuaia de Trailer-Relato 15/03 “…Do posto YPF de Rio Colorado, até o ACA (Automovil Club Argentino, sempre associado a YPF, ou Yacimientos Petrolíferos Fiscales, ou “Jazidas Petrolíferas Fiscais”) de Sierra Grande, tem 356 kms., e se você tem autonomia para isso, abastece lá (mas bah, tchê, tu não me acabaste de falar que abasteça sempre que puder, vivente?) Acontece que em Sierra Grande, já é considerada a Patagonia propriamente dita, e tem redução de impostos nos combustíveis, e o preço do comb. cai para aprox. 1,22 US$ o litro de Euro diesel, o que vai acontecer até UshuaiaLinguaAlegre Em Sierra Grande, abasteça no ACA, que indo, é o segundo YPF, também do lado direito da estrada, e eu não gosto muito do primeiro, pois faz anos, não fui bem atendido, embora pode ter mudado; o ACA tem como desvantagens que sempre forma filas e se demora um pouco, e como vantagens, tem uma boa loja de conveniências onde pode tomar um cafe com media lunas :P , e banheiros limpos, enquanto aguarda.” Tem este também: Resposta: #21RE: Ushuaia de Trailer-Relato 16/03 Sábado. “… De Trelew até Comodoro, são aprox. 375 kms, e embora eu carregava 2 galões de 10 lts. c/u de diesel para emergências, minha autonomia deu com sobras para fazer esta etapa, e é bom, porque no caminho praticamente não tem postos, que eu lembre! Dica: Sobre o comb. de reserva; sempre levei 20 ou 30 lts. de comb. de reserva em galões, e nunca me criaram problemas nas fiscalizações, mas lembrem que é terminantemente proibido entrar no Chile com comb. que não do tanque, e se você esquecer, tem que colocar a reserva no tanque de imediato, antes de entrar na território chileno.” E ainda: Resposta: #28RE: Ushuaia de Trailer-Relato Domingo 17/03 “…Voltando das compras, abastecemos na YPF sobre a Ruta 3, e eles aceitam pagar o comb. no cartão, só até 100 Pesos$ (aprox. 20 US$), e o resto, só a vista; lembrando, nos postos perto das cidades, em quase todos, aceitam cartão VISA (não esquecer de desbloquear antes de sair do Brasil, para usar em Argentina e Chile!), porem em povoados menores, somente em dinheiro.” Mais um: Resposta: #32RE: Ushuaia de Trailer-Relato Dia 20/03: “Hoje saímos de manhã para passar o dia em “El Chalten”,ou Fitz Roy. Não esquecer de encher o tanque em El Calafate, que em El Chalten, tem só um posto, e quando tem comb., ele é mais caro e não tem Euro diesel; o percurso de ida e volta é de aprox. 425 kms.” Mais um: Resposta: #41RE: Ushuaia de Trailer-Relato 22/03: “….Em San Sebastian (do lado Argentino, no asfalto), tem um posto YPF, e quase sempre tem comb., embora à aprox. 70 kms., em Rio Grande, tem também; Dica: se tiver comb. em San Sebastian, encher o tanque, para não precisar entrar em Rio Grande, pois no desvio, especie de marginal, ainda não tem posto, e só vai achar em Tolhuin, um posto YPF na estrada, sem precisar entrar na cidadezinha, aprox. 110 kms. de Rio Grande, onde o transito é complicado e os postos são somente 2 ou 3 para abastecer a cidade toda, que cresceu muito e não fizeram novos postos, gerando longas filas.” Mais um: Resposta: #49RE: Ushuaia de Trailer-Relato Dia 27/03: “… Dica: abasteça no YPF de Tolhuin, para não ter que entrar em Rio Grande, e se você levou os galoes para comb. extra, leve eles cheios desde Ushuaia, caso não tenha comb. em San Sebastian; lembrar de esvaziar eles no tanque ao entrar no Chile.” Bem, isto sobre a viagem para Ushuaia com o Guanaquito http://guiacamping.com.br/forum/thread-4515.html ; sobre a Ruta 40, emtre El Calafate e Perito Moreno, só tem o posto de Bajo Caracoles, que eu lembre, e é bem provável que não tenham Diesel S10 por lá, que faz necessário ter um galão de reserva, conforma a autonomia de cada veiculo. E como sempre escrevo e falo, estou pronto para ajudar, com as informações que tenho baseadas nas minhas viagens, a todos aqueles que se aventurem pela Patagonia, e que vão para os lugares que já percorri. Fotos: Ruta 40, entre El Calafate e Perito Moreno. 1066.jpg Este era o único posto entre El Calafate e Perito Moreno (mais de 600 km.) em 2007. 1072.jpg Mais uma da Ruta 40 Sur. 1067.jpg[/url Percurso El Calafate-Bajo Caracoles-Perito Moreno: https://goo.gl/maps/AncsX Vista no Street View; sim, eles já estiveram por lá, ao menos, em parte. https://goo.gl/maps/DwV88 Fico sabendo pelo S. View que já está bastante adiantado o asfalto…caramba, nós fizemos tudo por rípio… https://goo.gl/maps/TjSa6 Abraços! Dardo.

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