Diy Teardrop Trailer (Brazil)

HOME Fóruns Caravanismo Mini-Trailers (Teardrops) Diy Teardrop Trailer (Brazil)

Este tópico contém respostas, possui 9 vozes e foi atualizado pela última vez por Rodrigo.JTI Rodrigo.JTI 3 meses atrás.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 33 do total)
  • Autor
    Posts
  • #95150
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Olá pessoal, tbm iniciei minha jornada na construção do meu mini-trailer, inspirado por vcs que abraçaram a causa e colocam a mão na massa…

    Bom… No meu caso, estarei utilizando uma carretinha que já possuo, emplacada como carreta aberta.

    Porque não utilizar outro chassis?
    Porque não tenho espaço para 2 reboques em casa, e não quero ficar sem o reboque aberto, pois é muito útil, para carregar coisas.

    Estou infringindo uma lei de trânsito se eu utilizar um casulo em cima de um reboque aberto?
    * Na Teoria:
    Segundo um despachante aqui da cidade, NÃO. Desde que eu faça um casulo que não faça parte do chassis do reboque, e transporte ele preso por meios de parafusos ou fitas na prancha do reboque, e que as medidas do casulo não ultrapasse as medidas laterais do reboque, nem exceda o limite de lança e de parachoque traseiro, não transporte produtos que necessitam de licença especial, posso transportar meu casulo tranquilamente, deixando claro que ele é removível e não faz parte do chassis.
    * Na prática:
    Vai depender muito do policial, mas no geral, mostrando que o casulo não faz parte do reboque, que vc está transportando ele em cima de uma carreta aberta, pra implicar só se o policial estiver em um péssimo dia, mesmo assim não há argumento legal para multa.

    Então vou postando as fotos conforme for dado andamento no projeto

    #95151
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Primeiro tive que fazer as transformações na carretinha:

    Retirar toda a estrutura que estava sobre o chassis:

    Depois da estrutura removida e o chassis limpo, é hora de começar a fazer a prancha que vai ser a nova base da carretinha.
    Com isso eu mato 2 coelhos com uma paulada só…
    1 – Deixo a carretinha com área de uso maior, sem aquelas laterais de ferro, podendo avançar pra cima da roda com a plataforma prancha, posso carregar coisas maiores sem danificar e muito mais seguro ao amarrar a carga, por exemplo: Quando ia passar uma tarde no lago, levava conjunto de mesa plastico com caixa grande de metal e isopor, churrasqueira, barraca grande e colchão de casal, não dava pra arrumar tudo na carretinha, pois o espaço era mal distribuido, sempre tinha que carregar coisas no porta malas era horrível.
    2 – A base tipo prancha me viabiliza fazer um casulo com as proporções maiores e muito mais seguro e fácil de colocar e tirar


    Laminação com resina e manta de fibra de vidro em todas as junções do compensado e da madeira que forma a estrutura

    #95152

    Opa. Sinto que aí vem tópico bom…. ja subscrito

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #95162
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Aqui a parte de baixo da prancha com 3 mãos de bate-pedra e duas mãos de esmalte sintético preto fosco, pra dar um bom isolamento contra chuva e umidade

    Bom pessoal não dei acabamento na prancha da carretinha na parte de cima apenas dei 1 mão de resina pra proteger um pouco, ela vai ser a última a ficar pronta, pois como o casulo é montado em cima dela, se desse acabamento de massa plástica nas laterais e pintura, (como quero fazer) com todo o movimento de máquinas e cortes e a própria montagem do casulo, poderia danificar/riscar as laterais e o piso da carretinha, por isso vou deixar por último…

    Agora começa a construção do Teardrop Removível:
    Decidi fazer as laterais com compensado naval de 15mm, e colado por cima (lado de fora) uma folha de 6mm, ficando assim com 21mm de espessura total, acho que não precisava ficar assim tão grosso, se tivesse usado de 10mm + 6mm ficaria bom tbm e mais leve.



    Bem pessoal, resolvi fazer com uma folha de 6mm por fora, pra ficar o rebaixo para os vidros (que usarei de 6mm) e para a porta.

    #95170
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Esse projeto eu comecei há uns 2 meses atras, de agora pra frente é o andamento real do projeto, e só postarei quando fizer algo novo no Mini…

    Ontem eu levantei as paredes e fixei as barras estabilizadoras de madeira.



    #95172
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Bem pessoal, vou postar tbm os gastos que estou tendo ok, para vcs terem uma base do valor para se construir um Mini…

    Lembrando que eu faço a mão de obra, de marceneiro, corte e solda das ferragens (que forem aparecendo como reforço da carretinha que ainda não fiz) e parte elétrica.

    Outra coisa é que o preço do material muda um pouco de região para região, por exemplo estou em GO, no interior, os materiais aqui são mais caros que no sudeste e sul do país, além de ter poucas opções de material e local de compra.

    Então vms lá, para fazer o casulo – Mini-trailer (depois que terminar a prancha da carretinha posto os valores gastos com ela)

    * Com o material compro para fazer os armários portas e tampa da cozinha (traseira)

    Obs.: Os parafusos e grampos, comprei caixa porque compensava mais do que comprar fracionado, mas não utilizei nem 1/3 de cada caixa

    Outra coisa é o preço abusivo de alguns itens cobrados aqui em GO, reflexo de nosso Brasil que não tem limites para taxas e impostos…

    Também fiz hoje o pedido de alguns itens da China no Aliexpress, produtos que aqui no Brasil ficariam muito mais caros, o ruim é esperar os 60 dias pra chegar, no mais…

    O valor de todos os produtos que postarei + custos de envio ficaram 157,00 reais

    1 un:

    1 un:

    1 un:

    Esse vem 2 peças por unidade, então comprei 2 unidades, vou colocar 2 na lateral da carretinha e 2 na frente do Mini, voltado para a traseira do carro:

    Esse tbm vem 2 por unidade, comprei 1 unidade, vou colocar no lado de fora, em cima da porta:

    Comprei 4 unidades desses botões com led:

    Por enquanto é só, final de semana vai ter atualização, se Deus quiser rsrs e o casaço deixar…

    #95173

    Muito legal o processo. É a primeira vez que vejo este conceito de “retirável” com um mini trailer. No quesito “policial” acho que não terá problemas… mas na pior das hipóteses, vc pode desembarcar o trailer e ninguém poderá te apreender o reboque. E nesse cenário o deixará seguir é com tudo mesmo……

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #95209
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Com certeza Marcos, essa é a idéia. A intenção não é agir fora da lei, mas sim dentro dela, de tal forma que se algum dia quiserem implicar, não terão argumento com base fundada para tal… Por exemplo:
    Posso carregar na carretinha uma caixa d’agua de 2000Lt? Pode…
    Posso carregar um colchão, algumas roupas e um fogão camper dentro dessa caixa d’agua, para aproveitar o espaço dentro dela? Claro que posso
    E se eu parar em algum lugar, desligar o carro e quiser dormir dentro dessa caixa d’agua? Não seria muito agradável, um pouco apertado talvez, mas a caixa é minha, posso dormir, trocar de roupa, tomar banho dentro dela, etc…

    A idéia é mais ou menos essa, rsrsrsrs

    #95222

    E o fórum segue na referência para construção dos minis…já perdi a conta de quantos tópicos…
    Parabéns Rodrigo.JTI, estarei acompanhando a saga!

    #95304
    Rodrigo.JTI
    Rodrigo.JTI
    Participante

    Para fixar o teto na estrutura do trailer, usei resina e fibra de vidro…

    Agora com o armário praticamente pronto, faltando colocar as portas…

Carregue no Post Images, copie o "Direct link" e utilize o botão para inserí-lo. SAIBA MAIS AQUI

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 33 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.