elétrica Turiscar Rivieira 900

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Este tópico contém respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por  Katatau 2 anos, 6 meses atrás.

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  • #45814

    caveira
    Participante

    boa tarde.. Sempre acampei em barracas.. e em cima de camionetes… :-) estamos com um Rivieira 900 / 88 com a elétrica antiga. com algumas gambiarras e “Osmar” tenho noção de elétrica e gostaria de instalar um inversor, e mais tarde um painel fotovoltaico. pra isso teriamos que mudar boa parte… o conversor é o original do onibus, funciona em partes, somente a conversão. 110/220 VCA está com 2 baterias. como não encontrei o diagrama elétrico básico de um motorhome.. então pensei e fiz o desenho em anexo… será q funcionaria bem? Att

    #57383

    Olá caveira. Você teria fotos do seu conversor? também escreva aqui quais equipamentos vc deseja usar… qual geladeira usa e etc. Pra vc seria interessante usar seu conversor original para os equipamentos mais pesados e um estabilizador automatico fullrange para os comuns… também um carregador inteligente de baterias (também full range) . vamos destrinchar esse problema aí…..

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #57388
    Junior ABC
    Junior ABC
    Participante

    elétrica e hidráulica são sempre tópicos que agregam para todos! eu como leigo só acompanho e tento entender esse mundo de “loucos”.

    #57389

    Cada caso é um caso, mas abaixo há um esquema que opino ser bastante interessante para um RV: 1_11.jpg Podemos desenrolar ele neste tópico. Este é o esquema que montei no 330. O estabilizador de 1500W alimenta tudo menos o ar condicionado e aquecedores. Com ele não me preocupo com a voltagem do camping. de 80 a 270V ele sai sempre 115V na saída tudo automatico. No conversor original da turiscar tenho mais 1500W para o ar condicionado ou para aquecedores de resistência pura. Este possui chave de voltagem e seletor manual para regular. Por fim, um transformador de 220V 110V como BackUp que ainda pode ser usado normalmente ou ainda para aumentar a voltagem caso caia dos 80V mínimos para os reguladores. O Carregador de bateria também pode ser ligado em qualquer voltagem e é inteligente, flutuando a carga para proteger a bateria. Caso este venha pifar, podemos usar o carregador (não inteligente) do conversor original como BackUp). A Bateria “ESTACIONÁRIA” alimentará todo o circuito 12V que funciona em sistema de “nobreak” – quando acaba a luz externa tudo permanece igual. (Há quem não goste deste sistema quando o carregador bate os 13,8V) Por fim, um inversor poderá ser aplicado ao sistema.

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #57392
    Junior ABC
    Junior ABC
    Participante

    genial! não disse que esses tópicos eram de grande valia para os campistas

    #57481

    caveira
    Participante

    blz.. deu uma clareada boa… fiz um fluxograma para diminuir a confusão na hora de explicar. unica diferença é q atualmente o carregador de bateria está ligado após do conversor… aos poucos vou eliminar o 110 V http://someimage.com/hxDkQBk e uma dúvida, o conversor que tem é um Technomaster. queria saber se ela suporta ligar ao menos o ar condicionado, pois na próxima viagem a energia é 110 V, olhei na carcaça dela, não tem nada de informação. segue a imagem https://www.dropbox.com/s/0k77xn555zfau5p/2015-02-10%2014.12.20.jpg?dl=0

    #57639

    Katatau
    Participante

    Olá a todos, olá Caveira, Primeiramente, gostaria de explicar que nunca mechi com sistemas elétricos em Motor-Homes, porém elétrica é elétrica em qualquer lugar, trabalho como pesquisador em um instituto de eletroeletrônica, formado técnico em mecatrônica e tentando concluir o curso de engenharia elétrica e estou disposto a ajudar no que for possível. Como você citou, você deseja instalar um inversor, creio que seja para transformar a energia das baterias (12 volts corrente contínua) para uso de aparelhos domésticos (110/220 volts corrente contínua), existem vários tipos de inversores no mercado, porém para a sua utilização deverá ser utilizado o do tipo Inversor de onda senoidal pura, pois em sua saída temos o que se pode dizer o mais próximo da energia que se têm na tomada. Como também citado, você descreveu problemas de ”Osmar”, esse cara pode ser eliminado, porém necessitará de manutenções preventivas. Como o Motor-Home ao se locomover, recebe impactos da estrada, os parafusos dos disjuntores e conexões elétricas são afetados. Um reaperto após alguns kms rodados já resolve. Sobre painéis solares, realizei alguns testes com um kit que desenvolvemos com quatro paineis solares (Marca e modelo irei ver se vocês se interessarem), um controlador de carga Morning-Star – Tristar TS-45 e duas baterias estacionárias Freedom DF500-C10 eu acho, tenho que confirmar. O controlador de carga funciona muito bem, robusto, pequeno e de fácil instalação e start-up. Percebi que a segurança do sistema é feita a partir de fusíveis, você nunca pensou em colocar disjuntores? Existem disjuntores específicos para corrente contínua, como o C60H-DC da marca Schneider, seria uma boa pedida. Macamp comentou que os reguladores inteligentes atingem os 13,8v, isto é normal. Ai vem a pergunta: Mas a bateria não é 12v? Sim, a bateria é 12v, porém durante uma carga, para a mesma ficar boa para o uso, deve-se realizar alguns processos de carga, onde se varia a tensão conforme o estado da bateria. Caso o carregador não for inteligente, a bateria não irá receber toda a carga e irá diminuir a vida útil.

    #57648
    Andre Americana
    Andre Americana
    Participante

    Ótima explicação. Parabéns

    #57660

    Katatau
    Participante

    Olá a todos novamente, Tirei um tempinho e fiz um projetinho elétrico simples, seria isso como você pretende fazer as ligações?

    #56020

    caveira
    Participante

    é isso mesmo… mas precisa de vários disjuntores?? por exemplo, o disjuntor na saida do inversor vai pegar a mesma corrente no disjuntor de entrada do conversor. chegou a ver o fluxograma que passei? http://i1.someimage.com/hxDkQBk.png T+ André

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