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Esquema elétrico Motorhome em construção

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  • #62465
    GustavoN
    Bloqueado

    Sim, podes usar três cabos de 25mm² ao invés de um de 70, por exemplo. Não haveria problema, e na verdade se faz isso com frequ?ncia para tornar o conjunto de cabos mais flexível. Em uma seção da instalação vamos usar dois cabos de 50mm² ao invés de um maior, por exemplo, e vamos usar disjuntores independentes. Quanto aos disjuntores serem confiáveis ou não, depende da qualidade do equipamento, como tudo. Os que tenho em casa para instalar no trailer são esses aqui: http://www.cooperindustries.com/content/dam/public/bussmann/Transportation/Circuit%20Protection/resources/datasheets/BUS_Tns_DS_18X_CIRCUITBREAKER.pdf A Bussmann é uma empresa conceituada especializada em circuitos de proteção (disjuntores, fusíveis, etc), e fornece equipamentos pro mercado americano e europeu, principalmente.

    #62492
    Daniel Felisbino
    Participante
    Lsmjunior wrote:
    Desculpe a demora em responder, me ausentei alguns dias. Bom, vou fazer o seguinte. Vou manter a bateria de arranque (150Ah) ligada ao sistema quando a fonte estiver ligada para ajudar a dividir a corrente e vou adicionar mais uma bateria estacionária de 185Ah. 150Ah + 115Ah (Ja possuo) + 185Ah = 450Ah de baterias. O que acha? Outra coisa que vou fazer é trocar o inversor de 3000W para um de 4000W (vou adicionar mais um microondas ao sistema) e vou trocar a fonte de 120A para uma de 150A. A corrente da fonte vai representar mais ou menos 33% da carga das baterias. Acho que está bom né? Vou montar um painel para comandar a elétrica, fiz correndo um esquema aqui, o que acham? Tenho duvidas quanto aos disjuntores para esta capacidade de corrente. [hr] Outra duvida que tenho, que quem é mais experiente deve saber me ajudar. Pretendo colocar lampadas 12V ao sistema. Estou pensando em colocar somente aquelas spot de LED embutidas (Pé direito é muito baixo para lampadas expostas) de 3W. Elas são 110/220v com fonte que transforma para 12v. Pretendo liga-las direto na rede 12V sem Fonte. spot-ar70-super-led-5w-completo-direcionavel-emb-sanca-gesso-14023-MLB3138394216_092012-F.jpg A minha duvida é: será que a iluminação não ficará muito direcionada para baixo (teto escuro)? Alguém já instalou este tipo de lampada em trailer/motorhome? Se alguém tiver alguma sugestão.

    Essa que vc postou sim irá direcionar a luz para o chão sim num formato cônico, porem hoje vc encontra luminárias quadradas e redondas, de placa de led, essas sim espalham a luz mellhor pq nao tem foco direcional e sim projetadas para esse fim. painel-plafon-luminaria-embutir-led-slim-spot-30x30-25-watts-12459-MLB20060077900_032014-O.jpg[hr]

    GustavoN wrote:
    Não parece uma boa idéia manter a bateria de arranque ligada no sistema, por vários motivos. A bateria de arranque é feita para fornecer muita corrente por pouco tempo, então se abrir o circuito com ela carregada e o banco do trailer descarregado, pode fazer com que as baterias do trailer recebam mais corrente do que seria saudável, e certamente vai causar descargas profundas da bateria de arranque, o que vai diminuir a vida útil dela. Ruim pros dois lados. Cuidado com a fiação também.. para evitar incêndios é importante medir a corrente que está passando entre os vários pontos do sistema e dimensionar os cabos de forma adequada. Isso deve ser feito tanto com as baterias a 100% quanto com elas descarregadas (na tensão mínima saudável), e com a fonte ligada e desligada A regra do disnjuntor é a mesma para casa e fusíveis em geral: deve ter a capacidade um pouquinho acima da corrente máxima esperada naquele ponto do circuito, para que ele desarme quando algo estranho ocorrer. Em geral disjuntores aceitam picos momentâneos sem desarmar, o que quer dizer que o pico não deve ser levado em consideração. Leia a especificação do modelo específico que pretendes comprar. Note que disnjuntores de 12V DC não são os mesmos que se usa em casa.

    Tanto para residência(AC) quanto para circuito continuo (DC) a margem de segurança para disjuntores é de 25%, ou seja, se o circuito em questão somando tudo que pode ser ligado ao mesmo tempo consuma tudo junto 10ap para calcular a bitola do fio acrescente + 25% de ap para segurança, ou seja o fio precisa aguentar no minimo 12,5Ap e o disjuntor o mais próximo a isso tb. porem vc pode claro dimensionar muito o circuito, pois um fio de 1,5mm ja aguenta 15 ap mas vc pode colocar um fio de 2,5 pra ter uma folga boa, mas lembrando que o fio consome ap, mesmo que o aparelho esteja desligado sempre há cosumo, lembro de um teste no senai, que ligamos um par de fios na rede 220v e no final de 300m de fio marcava 215v.é pouco mas consome, por isso existe tantas estações amplificadoras, a voltagem sai absurda coisa de 700mil volts da usina e chega 300 mil na primeira estação, que sobe ela novamente pra 700mil. e assim vai ate chegar nas cidades rsrsrs. LARGURA DO FIO CONDUTOR SUPORTA (SEM AQUECER) 1,5 mm² 15,5 ampères 2,5 mm² 21,0 ampères 4,0 mm² 28,0 ampères 6,0 mm² 36,0 ampères 10,0 mm² 50,0 ampères

    #62493
    GustavoN
    Bloqueado

    Daniel, Esse tipo de dica é melhor do que ignorar o problema completamente, mas deve ser utilizado com cuidado. A resistência de um condutor depende do seu comprimento, então qualquer cálculo que ignore esse fator não está considerando o problema por completo. Principalmente se tratando de sistemas de baixa tensão e alta corrente, a bitola do fio para 30cm é um, e para 1 metro é outra. O melhor é medir e calcular. Outro detalhe é que disjuntores, fusíveis, etc, dependem da forma específica em que são fabricados (materiais, etc). Por isso os fabricantes costumam fornecer um gráfico do envelope de desarme, conforme os dois PDFs dos disjuntores da Bussmann e Siemens que foram mencionados acima. O pessoal com frequência reclama que o disjuntor não funcionou como deveria, mas não leu a especificação para ver como é que ele deve funcionar. E uma última observação: queda de tensão não é consumo. O fato de dois condutores terem uma diferença de potencial em um ponto e outra diferença de potencial em outro ponto quer dizer só isso: há uma diferença de potencial. Se não há corrente, não há gasto, não há consumo.

    Daniel Felisbino wrote:
    Tanto para residência(AC) quanto para circuito continuo (DC) a margem de segurança para disjuntores é de 25%, ou seja, se o circuito em questão somando tudo que pode ser ligado ao mesmo tempo consuma tudo junto 10ap para calcular a bitola do fio acrescente + 25% de ap para segurança, ou seja o fio precisa aguentar no minimo 12,5Ap e o disjuntor o mais próximo a isso tb. porem vc pode claro dimensionar muito o circuito, pois um fio de 1,5mm ja aguenta 15 ap mas vc pode colocar um fio de 2,5 pra ter uma folga boa, mas lembrando que o fio consome ap, mesmo que o aparelho esteja desligado sempre há cosumo, lembro de um teste no senai, que ligamos um par de fios na rede 220v e no final de 300m de fio marcava 215v.é pouco mas consome, por isso existe tantas estações amplificadoras, a voltagem sai absurda coisa de 700mil volts da usina e chega 300 mil na primeira estação, que sobe ela novamente pra 700mil. e assim vai ate chegar nas cidades rsrsrs. LARGURA DO FIO CONDUTOR SUPORTA (SEM AQUECER) 1,5 mm² 15,5 ampères 2,5 mm² 21,0 ampères 4,0 mm² 28,0 ampères 6,0 mm² 36,0 ampères 10,0 mm² 50,0 ampères
    #62512
    Daniel Felisbino
    Participante

    Blz entendi.

    #62534
    Lsmjunior
    Participante
    Daniel Felisbino wrote:
    Essa que vc postou sim irá direcionar a luz para o chão sim num formato cônico, porem hoje vc encontra luminárias quadradas e redondas, de placa de led, essas sim espalham a luz mellhor pq nao tem foco direcional e sim projetadas para esse fim. painel-plafon-luminaria-embutir-led-slim-spot-30x30-25-watts-12459-MLB20060077900_032014-O.jpg[hr]

    Pois então, estou vendo estes plafons slim de 6W para colocar no teto e alguns spots de Led de 3w para colocar embaixo dos armários. Eu tinha duvidas quanto a tensão desses LEDs, pois eles vem acompanhados de um drive que transforma 110/220V na tensão de funcionamento deles. Notei que quanto maior a potência da luminária em LED, maior a tensão de saída do Drive. O Drive da de 3W dizia Output de 3-12V, já o de 6W diz que é de 6-12V, os de 18W que vi dizia ja 36-48V e isso me deixou em duvidas. Entrei em contato com uma fabricante deste tipo de lampada e o técnico me informou que posso liga-la sem problemas diretamente na rede 12V do Motorhome sem o drive, a unica exigência é que a rede fornecesse potência superior a da lampada para que ela funcione sem efeito estroboscópio. Vamos ver no que dá.

    #62502
    GustavoN
    Bloqueado

    Pode funcionar sim, mas a explicação do técnico parece muito simplista. Uma bateria 12V tradicional é uma fonte de tensão (semi) constante: ela vai fornecer algo em torno de 12V (11-14.4V) independente da resistência da lâmpada (não é só um LED.. há eletrônica dentro dessas lâmpadas). Se ligar uma lâmpada feita para receber 3W, a bateria vai fornecer 12V independente do que a lâmpada deixar passar de corrente. Se a resistência for muito baixa, vai passar muita corrente, a lâmpada vai aquecer mais do que deveria, e vai queimar prematuramente. Um “LED Driver” é uma fonte de potência constante: se a resistência de uma lâmpada for muito baixa e deixar passar muita corrente, o driver vai baixar a tensão dinamicamente para que não ultrapasse a potência nominal do driver. Não da lâmpada, do driver. Por isso é importante comprar o driver certo para cada lâmpada. Se souber usar um multímetro é fácil de ver se a lâmpada que tens em mãos vai funcionar bem ou não se ligado diretamente no circuito de 12V. Ligue a lâmpada no teu circuito com tensão máxima (se não houver regulador, 14.4V provavelmente), verifique a tensão, e verifique quanta corrente passa pela lâmpada usando o multímetro. Multiplique a tensão pela corrente para obter a potência. Se ficar em torno da potência suportada pela lâmpada, ou abaixo disso, tudo bem. Se ficar muito alto, procure outra lâmpada.

    #59143
    Lsmjunior
    Participante

    Obrigado pela explicação. A resposta do técnico me deixou bem confuso, até porque não entendo nada de LEDs, mas me garantiu que deveria ter potência superior no Motorhome para que as lampadas funcionassem perfeitamente. Uma coisa que me deixou preocupado é quanto a essa efeito estroboscópio que ele comentou, caso a lampada de 6w fique com menos que isso de potência, talvez o Led não funcione direito. Ja vi em fotos alguns Motorhomes e Trailers usando lampadas e spots parecidos, não sei se é esta mesma ideia que tenho. Teoricamente um spot de 3w funcionaria dentro da faixa de tensão da bateria. 3_LEDs_3W_300lm_White_Light_LED_Ceiling_Light_with_LED_Driver_AC_85-265V_5000-6500K_LT00122014.jpg

    #59144
    GustavoN
    Bloqueado

    O LED em sí tem um limite de potência recomendado. Acima disso ele sobreaquece, e muito acima ele queima. Abaixo da potência nominal ele vai diminuir a luminosidade gradualmente até que ele apague por completo. Mas isso é o LED, que é um dispositivo eletrônico extremamente simples. A eletrônica da lâmpada, por outro lado, pode ser construida de forma que ao invés de diminuir gradualmente ela precise de determinada potência para funcionar, e se não tiver essa potência ela pode diminuir a luminosidade, apagar, piscar, ou sabe-se lá o que dependendo de como foi construída.

    Quote:
    Teoricamente um spot de 3w funcionaria dentro da faixa de tensão da bateria.

    Depende da lâmpada. 3W é potência. Ela pode ser construída para funcionar com 3W em 5V, 12V, 220V, etc. Se ligar a de 5V em 12V ela muito provavelmente vai queimar ao permitir que passe corrente muito acima do projetado. Ela também pode ter sido projetada para funcionar somente com um driver que vai garantir que a potência recomendada seja utilizada, ao invés de uma tensão fixa. Se o vendedor ou o contato do fabricante não souber direito o que está oferecendo (o que é bastante comum) só testando.

    #63536
    Lsmjunior
    Participante

    Estou pensando em comprar um Inversor de 3000W ao invés de 4000W. Como pretendo importar o equipamento, esta alta do dólar salgou bastante meus planos. Será que um inversor de onda senoidal pura de 3000w vai dar conta deste meu projeto?

    #63551
    GustavoN
    Bloqueado

    Bom dia, Depende principalmente da qualidade do inversor e da potência real utilizada pelos equipamentos que fores ligar nele. Equipamentos chineses não seguem um padrão de qualidade consistente, e com certa frequência usam rótulos completamente fora da realidade em equipamentos mais simples. Para não haver decepção o melhor é pesquisar bastante, e observar principalmente os reviews de compradores anteriores. Porém, levar em conta somente aqueles que falam sobre testes reais e com potência compatível. Muita gente compra, liga uma lâmpada, e diz que funcionou bem, o que não resolve o teu problema. Abraço, Gustavo

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