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Global One Expedition Off-Road Trailer

Visualizando 10 posts - 81 até 90 (de 214 do total)
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  • #48002
    Nilton J
    Participante
    pp5yy wrote:
    Olá Nilton, ou melhor PU2NBU. Acabo de ler todos os posts, e só posso parabenizá-lo pelo exelente trabalho realizado na construção da CARRETA Global-One. Tudo pensado nos mínimos detalhes e principalmente, compartilhado com todos nós. Realmente show de bola. Quanto ao Radioamadorismo, em primeiro lugar faltou fotos dos equipamentos, e em segundo, radioamador é você ou eu, ou seja quem tem licença para operar. O equipamento usado é o rádio ou transceptor e não o radioamador, é o mesmo que dizer: “Qualquer motorista pode puxar a sua carreta”, enquanto o correto é: “Qualquer carro pode puxar a sua carreta”. Desculpe-me pelo “puxão” de orelha. :anjo: kkkkkk:manhoso: Um forte 73. :D PP5YY

    pp5yy Agradeço a mensagem sobre o radioamadorismo, o que é muito importante. No mundo off-road, já vi muitos com V/U faixa radioamador na mão escondendo o mesmo debaixo da saia da mulher, quando vem os “homi” fazer uma batida…uma vergonha, comportamento ilícito e covarde de quem quer se mostrar “macho” pilotando seu “possante” no off-road… Farei outra comparação, que vale para o mundo off-road da aventura e das expedições: “Todo radioamador não precisa ser um expedicionário; mas todo legítimo e genuíno expedicionário deveria ser um radioamador!” Aliás, muito oportuna sua colocação, pois o próximo bloco de posts deste tópico tratarei sobre o assunto “radioamadorismo”. 73 de PU2NBU / PX2Z1865[hr] Global One – Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! O conjunto expedicionário off-road, composto da viatura Troller T4 + carreta Global One, é uma completa estação móvel e portátil para a prática de radioamadorismo. Operando nas faixas de HF, VHF e UHF (sem se esquecer do útil PX), com alcançe mundial devido à propagação das ondas de rádio ao redor do globo terrestre. Irei dedicar alguns posts a este assunto, que é um de meus preferidos. Inicialmente, segue uma simples ilustração a título de introdução: 429718d1378505352t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-diagramaradio.jpg

    #48004

    Valeu Nilton, fico aguardando ansioso os próximos posts. Gostei da frase, são hobbys diferentes mas que se complementam. 73. Jorge – PP5YY

    #48008
    Nilton J
    Participante

    Global One – Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! – Parte 2 Com meus 14 anos de idade, ingressei numa escola técnica integral, nível colegial, num curso de 4 anos em eletrônica e telecomunicações, contando aí o tempo do estágio técnico obrigatório para se conseguir o diploma e a carteira do CREA de nível médio. Foi quando montei meu primeiro rádio, ainda valvulado e apelidado de chassis-quente, pois os estudantes viviam levando choques elétricos para valer. A coisa era um monstrengo mais ou menos assim: philips_03.jpg E depois acabei também montando outros modelos chamados de “galena” e os transistorizados; entrei no curso técnico estudando “válvula”, depois “transistor” e saí vendo “circuito integrado”…isto em 4 anos, entre os anos de 1973 a 1977, tempos que TV Colorida era coisa para rico… Rádio tipo “galena”: Radio+Galena4.jpg Rádio transistorizado: chassis-de-radio-evadin_MLB-O-4587438569_072013.jpg

    #48019
    Nilton J
    Participante

    Global One – Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! – Parte 3 Continuando minha narrativa, aos 19 anos, tranquei matrícula na faculdade, no curso superior de Análise de Sistemas, e fui morar ano e meio nos USA, na cidade de Anderson – South Carolina, logo no início de 1979. Lá comprei por 400 GWs um Plymouth 1965 Sport, parecido e na cor da foto abaixo, um azul calçinha; neste carro instalei um CB Radio de marca Realistic (Citizen Band = Rádio Cidadão ou PX), o qual comprei com uma antena magnética para por na capota metálica, tudo por 200 GWs na loja da Radio Shack. O rádio analógico de 23 canais + antena custaram exatamente metade do preço do carro. Nestes anos, de 79 a 80 quando lá vivi, era febre o tal do CB Radio, todos tinham, para uso urbano nas casas e carros e também nas estradas; tempos que ninguém sabia o que era celular, nem fórum de internet e muito menos face-book…tempos que apenas imaginávamos tais coisas vendo o desenho animado dos “The Jetsons”. Muito divertido falar nas estradas com a gíria dos caminhoneiros americanos, mais ainda marcar um ou encontro com uma lorinha gringa de olho azul, nada como um sotaque latino nestas horas ! O carro: 1965-plymouth-fury-01.jpg O rádio: m2btCqOyDThg_KGV-nuVghA.jpg A antena: 0002837731080_500X500.jpg

    #48024
    Nilton J
    Participante

    Global One – Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! – Parte 4 Já com 20 anos e meio, voltando ao Brasil, na alfândega fiz de tudo para não tomarem meu CB Radio e minha Antena…escondi o rádio numa mala só de roupas sujas e a antena de 1,2 metros com sua base magnética envelopei dentro de um tubo de papelão com o poster da Farrah Fawcett de maiô, sonho de todo adolescente americano (e também de latino como eu), aquela loira do seriado original “Charlie’s Angels”, mulher do Lee Majors, o Homem Biônico de 6 milhões de GWs. A Farrah deu sorte, consegui passar com tudo pela alfândega, tempos rígidos de uma ditadura militar, tempos do maior engessamento tecnológico sofrido e imposto à nós brasileiros, tempos da SEI, a sombria “Secretaria Especial de Informática”… Meses depois, CB Radio + Antena instalada na Caravan de meu pai, o esperado aconteceu….roubaram todo meu equipamento…durante 14 meses deixei isto ligado em meu Plymouth que sequer tinha a fechadura da porta funcionando lá na terra do Tio Sam e nada nunca aconteceu…e aqui, na República das Bananas, não durou nem 3 meses… Voltei à faculdade e terminei o pomposo curso de “Análise de Sistemas em Processamento de Dados”, entrei e saí da faculdade sem ver o computador…era um IBM/3, cujos periféricos engoliam cartão perfurado…fui programar mesmo após comprar meu primeiro computador pessoal, um TK 85 Colour, que aceitava razoavelmente uma linguagem BASIC. E rádio mesmo, cujas frequências de HF em 11 metros ficaram impregnadas em meu sangue, usava como rádio-escuta em ondas curtas o potente e multi-faixas PHILCO TRANSGLOBE de meu pai; fiz e pendurei no quintal e tellhado de casa algumas antenas de fio, o nome correto é “long-wire”, para entupir este rádio de sinais captados de outros continentes, em especial as rádios de ondas curtas européias (sw), que no passado eram muitas e lotavam as faixas de HF…e hoje estão desaparecendo devido ao “internet radio”… LR4OEYCARMORDACAGG2QXKCAIZ6AC7CAQDR8U1CA7BKSYUCA1350A0CAB5LPTTCAJRRSHLCAPG9E1DCACIO6YNCAOD553YCABD7K7VCATWEPNYCA7PD9ADCAJF5Y66CA7S0HGXCAJJC6PYCAKO181Q.jpg

    #48031
    Anônimo
    Inativo

    Nilton, boa tarde: Ao ver a sua antena de PX, me lembrei dos velhos tempos em que tinha um radio Lafaiete de 23 canais e uma antena maria mole que usei na década de 70/80. Em 81 casei e resolvi vender meu equipamento. Mais tarde comprei de um colega também MAKANUTO (era assim que se chamava os PX), um COBRA 148GTL com canais baixos e altos (o sonho de todo PX), fui ao Dentel e tirei meu indicativo PX1J4187 ou final 9385 (sinceramente não lembro mais) e uma antena semelhante a essa sua, só que esta parte da bobina era mais grossa e os frisos nela eram verticais, e não horizontais como a sua. Como ela ficava em cima do fusca 72 que eu tinha na época, ao passar de 80Km ela voava e ficava presa pelo cabo, aí eu a colei no teto. Tenho boas lembranças deste tempo. Certa vez a correia do fusca arrebentou já tarde da noite, e quando eu pedi ajuda pelo rádio, apareceram 3 (três) carros , todos com uma correia para me ajudar, (bons tempos aqueles). Mais tarde o PX começou a ficar muito vulgar com muitas palavras de baixo calão e muitos xingamentos, e ai cancelei meu indicativo e troquei meu equipamento pelo som do carro de um amigo (detalhe: quando fui dar baixa no meu indicativo, não era mais o DENTEL e sim FISTEL). Uma coincidência meu avô também tinha um radio Transglobe Philco em que ele todo dia depois do almoço escutava a patrulha da cidade. Abraços.

    #48033
    Nilton J
    Participante
    Francisco wrote:
    Nilton, boa tarde: Ao ver a sua antena de PX, me lembrei dos velhos tempos em que tinha um radio Lafaiete de 23 canais e uma antena maria mole que usei na década de 70/80. Em 81 casei e resolvi vender meu equipamento. Mais tarde comprei de um colega também MAKANUTO (era assim que se chamava os PX), um COBRA 148GTL com canais baixos e altos (o sonho de todo PX), fui ao Dentel e tirei meu indicativo PX1J4187 ou final 9385 (sinceramente não lembro mais) e uma antena semelhante a essa sua, só que esta parte da bobina era mais grossa e os frisos nela eram verticais, e não horizontais como a sua. Como ela ficava em cima do fusca 72 que eu tinha na época, ao passar de 80Km ela voava e ficava presa pelo cabo, aí eu a colei no teto. Tenho boas lembranças deste tempo. Certa vez a correia do fusca arrebentou já tarde da noite, e quando eu pedi ajuda pelo rádio, apareceram 3 (três) carros , todos com uma correia para me ajudar, (bons tempos aqueles). Mais tarde o PX começou a ficar muito vulgar com muitas palavras de baixo calão e muitos xingamentos, e ai cancelei meu indicativo e troquei meu equipamento pelo som do carro de um amigo (detalhe: quando fui dar baixa no meu indicativo, não era mais o DENTEL e sim FISTEL). Uma coincidência meu avô também tinha um radio Transglobe Philco em que ele todo dia depois do almoço escutava a patrulha da cidade. Abraços.

    Francisco, realmente concordo em tudo, tempos dourados aqueles! E depois veio a esculhambação de um povo acostumado em não ter educação…em menor escala, isto ainda acontece nas faixas de radioamador… Mas ainda é bem útil o emprego do PX nas estradas, por isso mantenho o equipamento no veículo além dos outros de radioamador. Os caminhoneiros são prestativos e bem camaradas com quem pede alguma ajuda ou informação via o uso do PX nas estradas. Eu recomendo usar no carro. Nos próximos posts vou mostrar os meus equipamentos na viatura, na carreta GO, bem como em minha estação fixa em casa e as antenas no telhado. Adoro este assunto! Abraço!

    #48036
    Nilton J
    Participante

    Global One – Uma completa estação de radioamador móvel e portátil ! – Parte 5 Fiz toda esta narrativa nos posts acima sobre o assunto “radioamadorismo”, para chegar no ano de 2011, quando comprei meu Troller T4 3.0. Instalei nele PX e VHF 2 metros (vou postar estas fotos ainda) e no mesmo ano estudei e tirei meus indicativos PX e PU Classe C da Anatel. Também me associei à LABRE SP para prestigiar a classe de radioamadores, mas sem participar dos eventos e encontros. E aí montei toda as minhas estações, a fixa em casa, a móvel no Troller cujas fotos já mostrei na página 24 e a estação portátil que é a própria carreta Global One. Para encurtar este assunto, apresento uma sequência de fotos da minha estação fixa na sacada de meu quarto e das antenas também fixas: PU2NBU.jpg Minhas antenas fixas no quintal de casa ( a janelinha abaixo é onde fica a estação acima): 429728d1378516867t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_1155.jpg 429729d1378516971t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_1159.jpg 429730d1376912387t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_1157.jpg

    #48037

    Você não tem medo quando tem tempestade? sua casa deve ser um mega para-raios hahahahah

    #48039
    Nilton J
    Participante
    Dr. Green wrote:
    Você não tem medo quando tem tempestade? sua casa deve ser um mega para-raios hahahahah

    Green, bom dia! Fiz um sistema de aterramento no quintal de casa com 3 barras de cobre de 2,5 metros de comprimento cada, trianguladas entre si debaixo da terra. E as antenas são varetas revestidas em fibra de vidro, não atraem raios e aguentam ventos de até 120 km, que nesta velocidade são tornados F1. Classificação de tornados: Classificação Velocidade dos ventos (km/h) Largura da trilha (metros)* Comprimento da trilha (km)* Danos provocados F0 65-115 3-20 0-2 Leves F1 115-180 10-100 1-5 Moderados F2 180-250 50-500 2-20 Fortes F3 250-330 500-1000 5-60 Severos F4 330-420 1000-2000 10-150 Devastadores F5 420-530 2000-5000 10-500 Incríveis Agora, se vier para cima de casa um F5, as antenas vão parar lá no Japão!!! e eu pego minha família e minha beagle Milla e vamos todos se esconder dentro do baúzão da Global One, que ficará acorrentada na baita coluna grossa de alvenaria e ferro, que fica na garagem da casa! [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQmfkmhZVCwvVNCHyTdTAKgU0g9pwd8sakqCclw8LI6dO0ES3Jc[/img]

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