Publicidade:

Iniciante se apresentando

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45429
    smarca
    Participante

    A todos, uma mínima apresentação. Espero que não estranhem. O fato é que pretendo, ainda são apenas planos mais distantes, talvez nem tanto, fazer uma viagem para a Europa em um roteiro simples. A idéia é apenas conhecer o sul de Portugal, Espanha, França e norte da Itália, onde residem parentes meus, chegando até Veneza, cidade natal do meu falecido pai. Tenho 52 anos, sou casado há 25 anos e 2 filhas (18 e 15 anos de idade). Acho praticamente impossível planejar tudo, hotéis, translados aéreos, trem, viajando com 4 mulheres, com horários muito precisos e muito transtorno caso não sejam cumpridos. Que elas não me ouçam, mas isso seria por demais estressante para mim. Então, conversando com um amigo alemão, há muitos anos morando no Brasil, surgiu a idéia de alugar um Camper, só como exemplo um Fiat Ducato, algo assim, muito comum na Europa mas praticamente inexistentes em nosso país. Ele mesmo fez uma viagem assim anos atrás e contou ter sido algo muito prazeiroso, tanto para sim como para sua família, mulher e 3 filhos menores. Assim, acredito, tudo ficaria mais fácil, porque gosto de dirigir, poderíamos fazer 2 refeições no próprio Camper e, talvez, uma única refeição fora, diariamente. Alguém comentou que há apenas uma única empresa que constrói, reforma e aluga Camper no sul do Brasil, mas não faço a menor idéia de quem seja. Mas há outro “pequeno” problema: nunca viajei de Camper, Trailler ou Motorhome com minha família. De fato, eu mesmo nunca viajei assim. Seria uma experiência totalmente nova para todos nós. Pensei então em fazer uma pequena viagem aqui mesmo no Brasil para ver como nos saímos para somente depois desta experiência tentar repetir algo fora do nosso país. Encontrei o site da MaCamp pesquisando na internet e escrevendo para algumas empresas de traillers e motorhomes expondo minha idéia. Uma delas me indicou esse site e aqui estou eu no forum. Tenho a CNH categoria AD, me considero um motorista totalmente responsável e consciente de que uma condição segura é, no mínimo, rodar bem abaixo dos limites tanto do veículo como da estrada, jamais sofri qualquer tipo de acidente, mesmo de motocicleta, mas não tenho nenhuma experiência válida em dirigir veículos pesados. Por isso minha opção por um Camper. Vou pesquisar bastante aqui no forum, tentando encontrar algumas respostas, em especial se existe alguma empresa que alugue um camper sem motorista para ver como seria essa experiência com minha família. O curioso que notei é que camper para nós brasileiros tem um significado diferente de camper para os europeus. Aqui um camper é uma pick-up com uma casa acoplada na caçamba, sem comunicação. Lá é um pequeno motorhome om integração no veículo, tal como o Fiat Ducato que mencionei como exemplo mais acima, pois foi com um veículo deste tipo que meu grande amigo alemão fez sua viagem. Grato desde já pela acolhida.

    #47340
    leandrovaranda
    Participante

    Pelo pouco que consegui aprender, no Brasil o camper é considerado uma carga em cima da caminhonete, montado sobre a caçamba original da mesma e tendo o seu tamanho geralmente. A dirigibilidade será parecida com a que teria dirigindo a caminhonete com um bagageiro em cima. Creio que seria um pouco pequeno para 4 pessoas, dado o tamanho da traseira da maioria das caminhonetes cabine dupla no Brasil. No exterior, tendo a PID na categoria AD será fácil alugar um motor-home.

    #47342
    smarca
    Participante

    Obrigado pela minha primeira resposta. Estou há horas explorando tudo por aqui e acabo de deixar uma mensagem num post de uma viagem pela Europa de um forista daqui. Sim, tenho a PID categoria AD. Tenho em mente o trajeto que gostaria de fazer. Ele é até simples. O que eu não tenho: – Nenhuma experiência, não faço a menor idéia de como esgotar resíduos e nem mesmo como conectar um par de mangueiras de água – Coragem para encarar isso, di prima, direto na Europa, embora, por tudo o que eu li, me pareça mais fácil começar por lá, do que por aqui. Se houvesse um curso, hehehe, ou se houvesse alguma empresa que alugasse um camper (motorhome pequeno, não pick-up) sem motorista. É isto que estou procurando. Quem sabe encontre alguma coisa no seu devido tempo. [ ]s.

    #47363

    te respondi neste seu post aqui http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=6&pid=5572#pid5572 já que as dúvidas são semelhantes

    #49526

    Bem vindo, Smarca. Tenho alguma experiência em MH de pequeno porte do tipo da Safari que tive na década de 90 e um Invel que tenho atualmente. Eu e a minha esposa Carol já rodamos uns 70000 km pela América do Sul, nos últimos 8 anos. Estamos ultimamente pensando em viajar pela Europa e temos feito algumas pesquisas como vc. A ideia é alugar um MH na Espanha ou Portugal e rodar o quanto for possível nos 30 dias de férias. No site do Macamp encontrará um belo relato de um iniciante no assunto e também encontrei em Floripa, na volta da viagem que fizemos a Ushuaia, um casal (Ivo e Marlene Hack) muito simpáticos que já fizeram esta viagem, deste modo, mais de uma vez. Eles moram em Gramado e se colocaram a disposição para informações. O e-mail deles é: ivohack@yahoo.com.br . Ainda não fiz nenhum contato com eles, mas ele (o Ivo) prefere falar pessoalmente, pois “não gosta muito de Internet”. Entretanto, não custa tentar. Um abraço. Tom

    #49530
    smarca
    Participante

    Obrigado mais uma vez a todos pelo retorno. Me afastei, de fato, deste forum, mas há uma explicação: adiei meu projeto. Minha filha mais nova (quase 16) conclui o ensino médio este ano e, como de praxe, fará uma viagem de comemoração junto com sua turma, justamente em julho. Então, agora com 53, adiei para 2014 meu projeto. Mas acompanhei todas as respostas ao longo do tempo, especialmente no que se refere ao trajeto “final”, diferente deste de quando fiz minha apresentação inicial. E, embora meu plano seja iniciar e terminar por Frankfurt, vou ter que mudar isso, pois, como bem disse um amigo daqui, nada melhor do que alugar um camper em um país onde se domina o idioma. Considerando que, além do português e do italiano, domino mal e porcamente o inglês, vou ter que repensar o assunto. Sigo acompanhando mais de longe, de tudo um pouco por aqui, até quando reiniciar concretamente as idéias de minha viagem. Grande abraço a todos.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: