Olá amigos, também abro este tópico para receber a contribuição dos amigos com a experiência na escolha do engate correto para rebocar trailer, além disso, algum problemas que costumam ocorrer por falta de cuidado na instalação.
Recordo-me quando meu pai comprou o Apolo Trailer Young ele tinha uma Pajero TR4. O Apolo com um pouco mais de 1000 kg rasgou a longarina da TR4.
Eu fiz uma matéria completa sobre o ocorrido no meu blog:
Grande Ronald, foi através de suas fotos que segui a dica para evitar o mesmo problema em minha saveiro, coloquei um tubo de 1/2 polegada dentro da longarina.
Legal Márcio que as fotos publicadas serviram de base para sua montagem. Isto serve para evitar que as outras pessoas passem pelo mesmo problema.
É muito importante alertar aos proprietários ou interessados em adquirir um trailer que o engate é um dos pontos críticos, principalmente quando o veículo não tem chassi e sua fixação é em longarina ou na própria lataria do veículo. Escutamos casos até do engate rasgar a lataria. A correção para esta situação é aumentar o número de pontos de fixação comparado aos pontos originais do engate.
Mesmo para quem está com pontos adicionais ou está fixado em um chassi, é prudente conferir de tempos em tempos as condições de aperto e fixação.
Depois da primeira viagem com trailer após a instalação do engate é interessante conferir o aperto de todos os parafusos. Sabe quando você enche a caçamba da caminhonete e depois de algumas voltas as coisas se acomodam e você vê que agora sobra espaço? É bem parecido com os parafusos. Fazendo os reforços e esse reaperto vai demorar a ter que se preocupar novamente. mas é interessante fazer uma inspeção (em casa mesmo) sempre que utilizar o engate.
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