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Puxando um Trailer, seu carro está apto ?

  • Este tópico contém 115 respostas, 36 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 10 meses atrás por ricardo holland.
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  • #65809
    Edintruder
    Participante

    Evandro, se estiveres usando o engate original da L200 terás problemas sim, porém se estiveres usando um engate mais forte, não tem o que te preocupar. Um detalhe dos trailers da Apolo é que usam o banheiro no limite traseiro, concentrando bastante peso atrás dos eixos, dessa forma pode parecer que é muito pesado sobre o engate, mas na prática não deve ser muito diferente. O que me parece, é e o efeito de pêndulos nessa configuração se reduz bastante.

    #65810
    evandroschenato
    Participante

    É o original que estou usando. Vou então analisar isso. Penso q se tiver q reforçar, chega a ser ridículo pois a mitsubishi diz q aguenta os 2200 kgs.[hr] Fiquei com receio agora de rebocar ele.

    #65816
    Edintruder
    Participante

    Evandro, o engate original é fixado numa travessa fraca demais. Ela simplesmente rasga. O engate em si é forte mas a ancoragem é ridiculamente fraca. Tem que colocar uma travessa por trás da travessa original em pelo menos chapa de 3/16″ para dar um reforço legal n suporte original.

    #65823
    GustavoN
    Bloqueado

    O efeito pêndulo realmente deve reduzir bastante, mas não entendo porque o banheiro na posição traseira seria muito relevante. Minha intuição é que o banheiro deve ser uma das partes mais leves do trailer hoje em dia, com vasos plásticos, um box de banho vazio, e com ausência de tulhas que possam carregar peso. O problema maior provavelmente é a cozinha (fogão, microondas, geladeira, etc), a parte elétrica do trailer (baterias, conversor), o gás, e as máquinas de ar condicionado, se for o caso. Há uns tempos estava falando com um amigo norte americano que tem trailer, e ele estava me dizendo que realmente as rodas na traseira ajudam bastante (segundo ele é lei os eixos na parte de trás), porém o peso em cima do carro realmente tem que ser levado em consideração. Por isso, é muito comum o uso de engates com distribuição de peso, nesse estilo: [attachment=8133]

    Edintruder wrote:
    Evandro, se estiveres usando o engate original da L200 terás problemas sim, porém se estiveres usando um engate mais forte, não tem o que te preocupar. Um detalhe dos trailers da Apolo é que usam o banheiro no limite traseiro, concentrando bastante peso atrás dos eixos, dessa forma pode parecer que é muito pesado sobre o engate, mas na prática não deve ser muito diferente. O que me parece, é e o efeito de pêndulos nessa configuração se reduz bastante.
    #65824
    GustavoN
    Bloqueado

    O efeito pêndulo realmente deve reduzir bastante, mas não entendo porque o banheiro na posição traseira seria muito relevante. Minha intuição é que o banheiro deve ser uma das partes mais leves do trailer hoje em dia, com vasos plásticos, um box de banho vazio, e com ausência de tulhas que possam carregar peso. O problema maior provavelmente é a cozinha (fogão, microondas, geladeira, talheres, etc), a parte elétrica do trailer (baterias, conversor), o gás, e as máquinas de ar condicionado, se for o caso. Há uns tempos estava falando com um amigo norte americano que tem trailer, e ele estava me dizendo que realmente as rodas na traseira ajudam bastante (segundo ele é lei os eixos na parte de trás), porém o peso em cima do carro realmente tem que ser levado em consideração. Por isso, é muito comum o uso de engates com distribuição de peso, e ele mesmo precisa usar um desses com o trailer dele de médio porte. Ainda assim, não resolve o problema por completo, mas ajuda. Ele também se mostrou surpreso que ainda usamos esses trailers com eixos centrais, pois se puxa “com qualquer carro” (palavras dele), mas de forma potencialmente insegura. Sem analisar o mérito da colocação, me parece que a intuição de que eixos atrás aumentam significativamente o peso sobre o engate e sobre o rebocador procede. Por curiosidade, a lógica dos engates com distribuição de peso é essa: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=8133[/img]

    Edintruder wrote:
    Evandro, se estiveres usando o engate original da L200 terás problemas sim, porém se estiveres usando um engate mais forte, não tem o que te preocupar. Um detalhe dos trailers da Apolo é que usam o banheiro no limite traseiro, concentrando bastante peso atrás dos eixos, dessa forma pode parecer que é muito pesado sobre o engate, mas na prática não deve ser muito diferente. O que me parece, é e o efeito de pêndulos nessa configuração se reduz bastante.

    #65865
    Davi
    Participante

    Os nossos trailers antigos seguem os padrões europeus, que tem os eixos mais centrais. E friso o “mais” pois todos eles são deslocados para a traseira, podem medir. O Turiscar por exemplo, era construído sob licença da alemã Knaus. Na Europa, até hoje, é muito mais comum trailers rebocados por carros de passeio do que por pickups, vide até a tecnologia da VW empregada no novo Golf europeu, que estaciona o trailer sozinho. Nos EUA já é o contrário, a regra é rebocar com pickups e suvs, pra eles é estranho que se puxe com carro de passeio. O Turiscar solta em média 10% do seu peso total na bola de engate. Por exemplo, o Caravana pesa entre 1100 e 1200kg e solta entre 110-120kg na bola de engate. O Brilhante 480 1600kg solta 160kg… e assim por diante. O KG solta menos ainda, por exemplo um KC450 que pesa em média 1500kg solta menos de 100kg no engate do carro, a ponto de se levantar a bequilha com as mãos. Ou seja, pesos que são compatíveis para serem dispensados sobre engate de carros de passeio. O Continent da Apolo, já segue os padrões norte americanos, solta muito peso na pickup. Um amigo puxa um Continent com uma F250 e teve que reforçar muito o engate e colocar air-lift na suspensão traseira de tanto peso sobre a pickup. Independente do conceito norte americano ou europeu, o equilíbrio do conjunto é fundamental, e também a velocidade máxima de 80km/h para se evitar o efeito pêndulo.

    #65867
    evandroschenato
    Participante

    Bem explicado edintruder. Preciso rebocar ele este fim de semana, mas na próxima vou ver para reforçar essa barra.

    #66423
    evandroschenato
    Participante

    Instalação completa, e com segurança agora.

    #66424
    Jandir de Teresopolis
    Participante
    evandroschenato wrote:
    É o original que estou usando. Vou então analisar isso. Penso q se tiver q reforçar, chega a ser ridículo pois a mitsubishi diz q aguenta os 2200 kgs.[hr] Fiquei com receio agora de rebocar ele.

    Me desculpem, somente agora vi a questão do engate da L200. Parece que o Evandro resolveu a questão, mas enquanto ele não posta umas fotos do que fez, acredito que o relato e as fotos postadas pelo Dardo (Capt.A330) no link http://www.portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4515&page=8 (ver relato do dia 12/04) possam ajudar outros donos de pick-ups do mesmo modelo que estejam planejando ou já rebocando trailers.

    #66440
    Edintruder
    Participante

    Jandir, tens uma excelente memória para encontrar os fatos espalhados pelo fórum.

    Evandro, o melhor de se usar um picape é que a questão do peso nesse tipo de acessório não é algo muito problemático como ocorre em veículos menores. Assim podemos reforçar sem medo de ficar pesado ou não.

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