Publicidade:

Qual é melhor usar equipamentos 12V ou 220V ?

  • Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 9 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #97224
    Anônimo
    Inativo

    Bom dia,

    Estou reformando um MotorHome que comprei recentemente, o inversor que havia nele está queimado. Irei refazer a instalação elétrica. E aí surgiu uma dúvida:
    Qual é melhor usar no Motorhome: Equipamentos em 12V direto da bateria ou equipamentos em 220V com o inversor?
    Pergunto pelo seguinte: Qual tipo de equipamento gastaria menos bateria?
    Li sobre Watts, Amp e Volt… não entendi direito
    Por exemplo: digamos que todos meus equipamentos no motorhome gastem 500 W.
    Se eles fossem em 220V eles teriam 2,2727 Amps
    Se eles fossem em 12V eles teriam 41,66 Amps

    Não entendo mais fiquei na dúvida. Se for assim quer dizer que em 12V eles gastariam mais bateria que se fosse em 220V?

    Desde já agradeço os auxílios.

    #97294

    Olá Herbson. Suas dúvidas são a mesma de muita gente. Inclusive há muita gente que se engana em achar que equipamentos 220V gastam menos energia do que 110V e é um tremendo engano. Energia não se mede em Amperes, mas sim em potencia (vezes) tempo. Um equipamento 220V consome a metade doa ampéres de um 110, mas a energia gasta é o resultado da multiplicacao deste e da voltagem. Então dá no mesmo 220V x 10A e 110V x 20A…… no caso da sua dúvida quanto ao motor home, a melhor voltagem é aquela que será mais usada no recinto. Em casa, usamos sempre a energia alternada convencional e por isso sairia mais caro usar equipamentos 12V, pois teríamos que usar um transformador (chamado de carregador ou fonte) que apresentaria perda de energia no processo….. por isso no motor home, já que foi feito para andar, viajar e ser independente nas baterias, a melhor forma de você poupar energia será com equipamentos 12V, pois não haverá transformações que resultarão em perda de energia em calor dissipado.
    E quando você estiver plugado no 220/110 do camping, seus carregadores irão manter tudo ligado e baterias carregando.

    O que acontece na prática é que alguns equipamentos muito potentes costumam nao ter muito tempo de funcionameto na bateria, como é o caso de ar condicionado, aquecedores e secadores de cabelo e portanto as pessoas acabam utilizando modelos convencionais 110/220 e usando inversor quando necessário.

    #97620
    Anônimo
    Inativo

    Obrigado pela resposta.

    Sou novato nesse campo de MotorHome.
    Sua resposta me auxilio bastante.
    A minha idéia é colocar toda a iluminação em 12V, bem como também uma TV, e tomadas para carregar celular. Queria colocar o máximo de equipamentos em 12V, e utilizar eles ligados na bateria. Devido ao orçamento reduzido, de inicio irei comprar apenas um carregador de bateria (aqueles com carga flutuante) que ligaria na tomada externa quando necessário para recarregar a bateria. Essa seria uma medida provisoria (para esse mês), devido a minha pressa de colocar ele para rodar hehehe.
    O MotorHome que comprei é um Scania B110, carroceria Nielson Diplomata 70, tinha tudo nele (geladeria, fogão, aquecedor a gás, conversor), mas ficou “abandonado” quase tudo estragou, estou tendo que refazer todo ele. Mas não reclamo, está sendo uma boa maneira de aprender sobre o funcionamento dele também.
    Agradeço a contribuição. o Fórum aqui está auxiliando bastante.

    #97638
    sandro_ventania
    Participante

    Olá Herbson,

    O Marcos deu a dica certa!
    Se vai depender da bateria, instale tudo o que puder em 12v.
    Pra quem só vai ficar em camping estruturado, aí não há muito problema ser 110v ou 220v, pois chegando no camping é só ligar a extensão.
    A única coisa que sempre é legal ser em 12v é a geladeira, pois ela já sai de casa funcionando com os alimentos dentro!
    Só um lembrete…a fiação para 12v tem que ser muito mais robusta que a de 220v…devido a alta corrente que passa…use fios grossos!

    #98212
    Anônimo
    Inativo

    Amigos,

    Me auxiliem com a minha ideia. Digam se é possível ou se estou arriscando a fazer besteira.
    Irei colocar a iluminação e equipamentos em 12V.
    Minha ideia é não colocar um conversor de 220V para 12V. Comprar apenas um carregador de bateria flutuante. E os equipamentos sempre ligados na bateria. Unica coisa é que quando em local que tenha tomada eu ligaria o carregador para ele alimentar a bateria e assim continuar usando os equipamentos. É possível isso?

    Obrigado.

    #98213

    Eu uso assim no trailer. Acaba configurando igual um no-break. A grande vantagem além da economia com a fonte é que quando acaba a luz do camping (o que nao é incomum) nada apaga… tudo fica igual…

    São dois os possíveis problemas: (nenhum ocorre comigo)

    – Certifique-se de que o carregador inteligente tenha potencia para manter tudo ligado como se nao houvesse bateria, pois caso contrário vc estará descarregando a bateria constantemente.

    – Para equipamentos ultra sensíveis na voltagem, o carregador quando na sua potencia maxima (bateria vazia ele manda 14V pra ela) podem queimar. Nunca me aconteceu e o mais comum é ocorrer com quem usa aquelas lampadas economicas fluorescentes 12V)

    OBS: Se for fazer isso, compre logo um carregdaor flutuante (inteligente) full range para que independente da voltagem do camping ele toque sem ao menos precisar de chaveamento.

    poste aqui os resultados

    #98214
    Anônimo
    Inativo

    [quote quote=98213]

    OBS: Se for fazer isso, compre logo um carregdaor flutuante (inteligente) full range para que independente da voltagem do camping ele toque sem ao menos precisar de chaveamento.

    poste aqui os resultados

    [/quote]

    Obrigado pela Dica.
    Irei pesquisar os carregadores e ver a melhor opção custo/benefício para eu adquirir. Assim que chegar informo os resultados.

    [Off Topic] Esse fórum tem me auxiliado muito. Sou o cara que gosta de apreender e fazer as coisas por conta, além de ser mais econômico, acho mais legal que simplesmente mandar fazer as coisas. Gosto de fazer eu mesmo. E aqui no forum tenho tirado muitas dicas e informações.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: