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Rebocando Trailer com Carro Automático

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  • #49593
    Ronald Ataulo
    Participante

    Boa tarde Marcos, eu fiz contato sim com o André Pereira e perguntei se ele conhecia alguém que tivesse um KC 450 para vender. Como pretendo entrar neste segmento com minha esposa e dois filhos, acredito o 450 ser o tamanho ideal. Gostaria de lhe parabenizar por este site, você é uma referência. Como também sou um entusiasta nos assuntos 4×4 encontro grande semelhança com você. Quem sabe você não encontre um bom apoiador nesta linha do campismo e RV… Tirando a sua dúvida e do amigo Leandro, por via de regra os veículos que NÃO possuem a opção de 4x4H e 4x4HB, não podem andar com o 4×4 no asfalto. Vamos falar da Pajero Sport, toda vez que você liga o 4×4 ele já está com a caixa de transferência automaticamente bloqueada, ou seja, não pode andar no asfalto. Se você observar no adesivo que vem colado na porta do motorista informando as posições de tração lá fala que o 4×4 é para pisos escorregadios, isto pelo fato de existir uma arrasto de pneus, como ocorre na terra. Até onde sei, a Mitsubishi possui apenas dois veículos com reduzida e com possibilidade de andar com o 4×4 no asfalto, ou seja, tem caixa desbloqueada, é a Pajero TR4 e a Pajero Full. Os outros veículos são exclusivos para a terra. Quanto a Amarok, por mais que em nossos passeios participe algumas, não me atentei como é seu sistema de tração, vale a pena ler o manual

    #49594

    nossa eu tenho uma pajero full e nunca tinha ouvido falar nesses termos que vocês estão usando, será que estou quebrando tudo e nem sei ???? tem umas posições no meu câmbio de 4×4 que eu nem sei pra que serve, umas letras e tal… seria bom algum lugar onde eu pudesse aprender um pouco mais sobre isso pra não estragar o carro!!!

    #49595

    imaginei isso… mas quis tirar a dúvida pq vc chamou a atencao somente no caso da reduzida…… já cheguei a usar ela no asfalto, so que em linha reta…. num trecho curto (uns 150m) num “anda e pára” na serrinha de sao sebastiao…. havia um acidente……… Esse lance da tração é muito mal explicado e difundido tanto pelo manual do carro quanto pela internet…. demorei muito para sacar a realidade. quanto ao trailer, possuo algumas ressalvas, mas enviarei em PVT, pois não acho adequado pra este tópico……. inclusive alertei o André sobre o motor 2,5 da PS…. quando procurava a minha, limitei no ano de 2005 exatamente por este quesito. As reclamações eram muitas e minha principal finalidade da aquisição era mesmo para o trailer… quanto à tração da PS acho bem inteligente para esta finalidade….. prefiro deste jeito do que ter um 4×4 sem bloqueio, por ex a tracker…. para o trailer julgo que é ótimo esta caixa da mit. mas tudo que falo é muito amador…. entrei nessa praticamente este ano…… inclusive ja tinha visto seu site….. me interessei pelo treinamento……. vc é de que cidade?

    #49596
    Odair Teixeira
    Participante

    Green, quando vc aciona o 4x4H com bloqueio de diferencial, a direçao fica mais pesada ( no asfalto em manobras de baixa velocidade mais pesada ainda), alem de acender no painel que o diferencial está bloqueado. Eu tive uma Full e era assim. Nos tres carros que tenho aqui em casa, todos. 4×4 diesel (Hilux, Prado e GM Tracker) a Prado é a unica que tem 4×4 integral . Pensei que a Pajero Sport tb era assim, por ser uma SUV..

    #49597
    leandrovaranda
    Participante

    Tive uma L200 e sempre achei que podia rodar tranquilo na 4x4H no asfalto (se bem que só usava quando chovia) e que a 4x4LO usava só no caso de atolar. :) Ouvi muitas vezes essa “lenda” de que andar tracionado no asfalto estragava o carro, mas agora ficou melhor explicado o motivo, devia ser mais divulgado, nem no manual fica muito claro. A minha C14 tem tração positiva, é 4×2 mas desatola fácil saindo de lado.(o que não seria interessante tracionando um trailer) A Amarok é tração integral, até onde sei ela não tem uma alavanca ou botão para acionar a reduzida, é tudo automático, o tempo todo tem tração nas 4, variando a força em cada roda. Pelo menos é o que diz a propaganda dela.(a 4×4 automática, a de cambio manual eu não li a respeito)

    #49598
    Odair Teixeira
    Participante

    Realmente Leandro, a Amarok tem o cambio mais moderno das pick ups médias vendidas por aqui. Pena colocarem um motor tão pequeno. Merecia um 3.5 TDI e não um 2.5 Mas como é muita eletrônica envolvida na transmissão, eu tenho um pouco de medo. Prefiro ver o produto sendo aprimorado até o histórico se comprovar confiável. Sei que é um pensamento retrógrado, mas prefiro a alavanca da reduzida sacudindo feito um rabo de cascavel a ter que pagar R$ 2500 reais num sensor de rotação que é importado..

    #49599
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos, fico contente em contribuir nestas dúvidas. Já realizamos o treinamento de direção 4×4 a alguns anos e as pessoas ficam totalmente confusas em entender o funcionamento da caixa de transferência. O fato do carro ficar duro na hora de fazer a curva é por conta do bloqueio central estar ligado, ou seja, os eixos estão tentando girar na mesma velocidade mas o volante esta impondo velocidades diferentes. Uma maneira prática de testar se o carro pode ou não andar com o 4×4 no asfalto e engatar o 4×4 e colocá-lo em um curva total bem devegar, se o carro torcer inteiro é por que a caixa esta bloqueada e o carro NÃO pode andar no asfalto com a tração engatada. Quanto a pergunta do Marcos, resido na cidade de Santos-SP.

    #47967
    joe450sl
    Participante

    Reboco meu KC330 com um Monza Classic 1992 EFI automático e não tenho problema nenhum. A transmissão do Monza/Kadett automáticos é a mesma usada em carros V6 com motores transverssais da GM americana, ou seja, se alguma coisa não aguentar, vai ser o motor e nãoa a transmissão. Residi 12 anos nos Estados Unidos, tive três tamanhos de trailer e sempre com carros ou pickups automáticos, nunca tive problemas. Abraços,

    #49609

    Caramba vc não tem fotos e historias pra nos contar lá dos EUA? sempre admirei o estilo de vida deles =D

    #47970
    joe450sl
    Participante

    To no trabalho, só encontrei esta foto de março de 1999, quando mudei de Salt Lake City para New Jersey, 3460km. Taurus perua, automática é claro, 3.0 V6, com reboque de 1,5 tonelada. Detalhe depois de dois meses voltei para rebocar meu Fusca 1979 convesível, na mesma Taurus.

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