Reforma do Trailer KC-450 (Sanssouci)

HOME Fóruns Grupos de Campismo Grupo Trailistas do Brasil Reforma do Trailer KC-450 (Sanssouci)

Marcado: ,

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Ronald Ataulo 1 semana, 2 dias atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    riobike
    riobike
    Participante

A reforma do trailer KC-450, que meu pai comprou zero em 1974, é um sonho antigo…
    A primeira tentativa (na época uma modernização) foi interrompida quando o governo Collor sabotou as Cadernetas de Poupança, em 1990…
    Em 2015, já bem desgastado pelo tempo e pelo desinteresse em função das mudanças no CTB, retomei a ideia quando soube que novamente CNH “B” estavam habilitadas à rebocar trailers.
    Comecei em janeiro 2015 a reforma; porém, rapidamente percebi que seria uma reconstrução…
    Com o falecimento do meu pai em 2015, fiquei parado uns meses e depois resolvi prestar uma homenagem, batizando o KC-450 de Sanssouci, o primeiro barco do meu pai, quando navegava na Baía de Guanabara de águas limpas…

Uma das características interessante desse trailer é o fato de ter sido importado da Alemanha (possivelmente algumas partes montadas no Brasil), por ser um dos primeiros Karmann Caravan produzidos pela Karmann Ghia do Brasil.

A primeira etapa foi retirar tudo que estava guardado dentro e aos poucos desmontar móveis e paredes, a maioria estragada por água, umidade e formigas…
    O piso também estava todo podre…
    Mas partes como luminárias, fogão e pia, pia no banheiro, armário do banheiro, janelas das laterais, entre outras peças de madeira ainda estão boas e são originais !

Então comecei a retirada desses componentes e tomando cuidado para guardar o máximo de peças em madeira, para poder servir de referência durante a reconstrução.

Uma das maiores dificuldades foi encontrar a madeira correta para troca de algumas peças da estrutura do trailer.
    Também algumas medidas foram perdidas, pois, com a madeira podre não foi possível tomar as medidas (p.ex.: as medidas exatas do piso/assoalho).

Outra dificuldade que logo percebi foi a fixação da estrutura, do aluminio externo e do forro interno das paredes no chassi… Essa fixação é bem delicada e é um ponto muito importante para a estabilidade do “casulo” sobre o chassi…
    Especialmente a montagem do perfil de aluminio inferior que, além de acabamento e trilho para uma saia do toldo, é também importante para a fixação de todos os componentes no chassi.
    Nesse caso, o Carlos Fanara deu uma dica importante e, por segurança e facilidade, será a forma que usarei neste ponto: utilizar um perfil U em aluminio e aparafusar todo o conjunto no chassi com parafuso francês. Esse perfil U além de fixar já será um acabamento.

Os componentes, como janelas e outros detalhes, estão disponíveis na Itú Trailers, então são tranquilos de conseguir e substituir.

Outro ponto que muito atrasou o projeto e o serviço é a minha decisão em reduzir o peso total do trailer.
    Estou em busca de materiais e melhorias do layout interno para reduzir o peso, especialmente em paredes e móveis.
    Também, utilizarei equipamentos mais leves e não instalarei alguns como micro-ondas (que não utilizarei).

Aos poucos vou postando fotos do antes e depois, com mais detalhes.
    A foto é de fevereiro de 2015, quando iniciei a reforma.

Thomas Sachsse
    Trailer KC-450 (Sanssouci)
    Barraca Trilhas e Rumos Cobra 4
    Construindo um mini-trailer
    Rio de Janeiro-RJ
    www.riobike.com.br
    www.pessegueiros.com.br

queremos fotosssss

Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

Ronald Ataulo
    Participante

Querido amigo Thomas, que legal você compartilhar sua história, você é um grande incentivamos do trailismo e merece ter este trailer pronto o mais breve possível. Conte mais da sua história que ficarei aqui olhando com atenção…. parabéns meu amigo!!

Ronald Ataulo
    Trailer Turiscar 6.5 (New Pipoca)
    Santos-SP
    www.boraprocamping.com

Carregue no Post Images, copie o "Direct link" e utilize o botão para inserí-lo. SAIBA MAIS AQUI

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.