Publicidade:

Reforma KG-330

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 57 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45337

    Olá Pessoal. Vou tentar aqui começar a postar algumas coisas que fiz na reforma de meu KC-330 em 2011. Não se trata de uma reforma brusca, pois tentei manter o máximo de originalidade do trailer, já que tive a sorte de comprar um 1989 totalmente sem modificações. Nada externo na carroceria foi mexido… só internamente algumas melhorias. As modificações mais abrangentes foram mesmo o sistema hidráulico e elétrico que refiz inteirinho…. mas falaremos disso mais pra frente. Para começar vou postar fotos do “trampo” que deu colocá-lo na garagem de casa. O trailer não cabe na garagem… mas como eu precisava de tranquilidade para reformá-lo entrei com ele uma única vez murchando os pneus e puxando lentamente com um guincho de catraca manual. Ali pude deixá-lo por 2 meses trabalhando nele nas horas vagas…. dias de semana de noite e finais de semana e feriados dia e noite…rs Espero que possa ajudar demais caravanistas….

    #47820

    Como puderam ver, além da altura do portão não ser suficiente para entrar com o trailer, precisei entrar com o mesmo de frente pela posição da porta… assim eu poderia trabalhar com mais conforto…. O guincho de catraca para 2 toneladas foi 10. Inclusive levo ele no carro e já saí de algumas enrascadas, principalmente na época que rebocava com a Palio tracao dianteira…….

    #47821

    Bom… a primeira coisa a ser feita foi mesmo a retirada de tudo o que facilitaria os serviços e principalmente a limpeza. Retirei todas as grelhas, portas e acessórios, pois todo o madeiramento seria lixado e encerado para a renovação. Grelhas de ventilação da geladeira: [attachment=1283] Capas das Ventanas [attachment=1284] … e portas de tudo que é lado…

    #47822

    caraca se o trailer fosse 1cm mais longo ou mais alto não caberia, foi exatamente NO LIMITE

    #47823
    Capt.A330
    Participante

    Que beleza! Queremos mais fotos!:D Marcos, fiquei interessado na catraca; quanto custa? Abraço!

    #47827
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Este seu guincho é tipo um tifor? Se for, tb tenho um que eu uso para colocar o Imperial na vaga lá em Aguas de Lindóia, além de usar em alguns lugares para manobrar manualmente, sem ter que fazer muita força e sem lesionar a coluna. No camping em Aguas de Lindoia, eu puxo com a Hilux até a subida da vaga no box e finalizo puxando com o tirfor (guincho manual) Já me livrou de algumas enrascadas e ajudou em algumas manutenções. Acho que esta é uma ferramenta que tem que estar no pacote de viajem, por ser compacta e quebrar um baita galho… Comprei este aqui [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRz-WhlB6uRMb0qxl6X-MSXOqmKRweQp5B2o3frgCXsNj93w48Kbw[/img] http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505116297-guincho-manual-tifor-para-arraste-4-toneladas-_JM

    #47831

    Isso mesmo Odair e Dardo….. Na época comprei baratinho no Mercado Livre. Mas confesso que tenho um pouco de medo daquela finura do cabo de aço. Odair deve saber dizer se é confiável ou não… o meu diz 2 toneladas, mas nunca sei se é na horizontal ou se aguentaria erguer este peso todo. Acho esse negócio de 2ton na horizontal muito relativo… já que podemos guinchar um troço cheio de atrito ou simplesmente com rodinhas…. vai daí Odair. O fato é que sempre que uso o dito tenho medo do cabo arrebentar e levar uma chicotada. Mas acho imprescindível ter um desses na tralha. Para ilustrar um pouco este tópico da reforma, anexarei algumas fotos do dia em que fui ver o trailer pela primeira vez antes de comprá-lo. O que mais me chamou a atenção na época (setembro de 2011) era que o trailer estava extremamente original, apesar de algumas coisas “feias” de sujeira. Atualmente é muito difícil encontrar um trailer de um eixo em bom estado… ainda mais todo original. Se isto acontece é muito caro. Isto faz lembrar que este trailer era mesmo para ser nosso…. Pagamos relativamente barato pelo trailer que em nosso “mundo caravanista brasuca” é considerado “novo”- 1989 (último modelo KG). O que mais assustava nele era a sujeira no banheiro e em algumas madeiras próximas ao chão (que seria facilmente limpos) e no sistema elétrico e hidráulico….. imensamente simples como prezava a montagem da Karmann Ghia. Esta é uma diferença notável entre a KG e Turiscar. Os trailers KG, até mesmo o maior modelo (770) não possuíam misturador nos pontos hidráulicos. Tudo passava pelo aquecedor de passagem a gás dentro do banheiro e era alí que você manipulava a temperatura. Nos modelos menores, como o 330, não havia aquecedor. Por isso vemos muito aquela duchinha corona alí sob a pia do banheiro…. feito geralmente pelas revendas de forma artesanal. Eles usavam o chuveiro comum fechando a saída principal com durepox e utilizando a saída do chuveirinho para distribuir a água. Algo bem tosco, mas que se usava muito antigamente. O duro era (e é até hoje) encontrar uma rede elétrica de camping que comportasse o uso daquele aquecimento elétrico (4800W) A elétrica também sempre foi algo muito simples nos KG. Neste meu só havia o conversor original KG que consiste em um transformador leve (500W) de 220V/110V cuja saída alternada só servia mesmo para a geladeira. O restante das tomadas do trailer eram da mesma voltagem da rede externa e sem passar pelo conversor. Além disso o aparelho possui saída 12V Dc para o uso de toda iluminação do trailer que é 12V, além de bomba d`água. Também tem saída (não inteligente) para carga da bateria que no meu caso era veicular. O amperímetro serve para, de certa forma, se controlar o carregamento dela. Minha idéia sobre estas duas coisas era…. Fazer todo um sistema novo de hidráulica que tivesse aquecedor de passagem a gás e misturadores para cozinha, pia do banheiro e chuveiro com encanamento todo novo. Sobre a elétrica, iria fazer tudo novo, apenas aproveitando a fiação original para as luzes do trailer e da tomada na parede. Algo com bateria estacionária, estabilizador, carregador inteligente e etc que irei abordar mais adiante. Por último, a terceira meta que tinha desde o início era a modernização da cozinha com pia de granito e cooktop de duas bocas, já que aquela pia de fórmica + fogareiro nada me agradava…….. De resto queria lixar todo o madeiramento e deixá-lo vistoso….. Outras coisas vieram na cabeça depois….

    #47840
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Com um trailer pequeno até motiva fazer um trabalho destes. Dá pra fazer na garagem de casa. Um trailer grande a gente desanima, de tanto trabalho. Tudo leva muito tempo. Com relação a resistência dos cabos de aço, este teu guincho mecânico deve ter cabos de 4,5 a 5mm de diâmetro (3/16″ pol) que pelas tabelas indicam 13,92kN = 1420 kgf de resistência. Como o guincho tem cabo dobrado, então é vezes dois = 2840kgf. Com relação à carga, é indiferente se o esforço é horizontal ou vertical, pq é esforço de tração. Então pouco importa se vc vai arrastar ou pendurar o seu trailer. Só não ultrapasse a capacidade máxima de carga. sds Odair

    #47864
    Carlo Pecca
    Participante

    Marcão Blz vc dividir essa experiência com nos todos, no que puder ajudar, diga, diga!!!

    #47873

    Estou gostando da reforma, mostre todos os detalhes, alterações e modificações.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 57 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: