Sistema de freios KG 520

HOME Fóruns Caravanismo Trailers Sistema de freios KG 520

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Marcelo de Almeida Campos 3 anos, 9 meses atrás.

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45377

    Toni Caravaneiro
    Participante

    Sistema de Freios KG 520 Pantanal Sou de Recife – PE e recentemente adquiri um trailer KG 520 Pantanal ano 1987. Aqui na região não é muito comum o uso desse tipo de equipamento (trailer e motorhome). Por isso é muito difícil encontrar pessoas que possam fazer uma manutenção. Estou impedido de usar porque preciso fazer, com urgência, uma revisão no sistema de freios. (inercial e rodas), porem não consigo comprar as peças de reposição no mercado de autopeças porque os balconistas querem saber qual é o “carro” para identificar a peça. Com certeza os cabos de freios estão danificados visualmente (não tem freio nenhum), tambores e lonas só depois de desmontar. Alguém poderia indicar de qual carro foi utilizado na montagem nesse KG? Tenho certeza que da Volkswagen, só não sei qual carro (fusca, Kombi, etç)

    #49002

    Olá Toni….. vou levantar as outras informações, mas já aviso de antemão que os cabos eram feitos sob medida peka Karmann Ghia. Hoje já não existe mais estoque, então há duas opções entre os campistas: 1- mandar fazer o cabo sob medida (há lugares que fazem do jeito que desejar) 2- adaptar o da kombi, usando a mesma capa, mas diminuindo o cabo. Para isto nem adianta tentar soldar…. melhor usar aquelas peças de tração específicas. Sei que a tampa do rolamento dos trailers KG também não pertenciam a nenhum carro e eram feitos especialmente….. vou tentar saber sobre o restante… mas qualquer informação aqui será benvinda.

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #49006

    Toni Caravaneiro
    Participante

    Obrigado pelas dicas. O mecânico sugeriu adaptar com o cabo do fusca que é mais curto (1710mm) e mais barato, já que o cabo de aço a ser substituído tem aproximadamente 1260mm. O problema é a solda, pois o mecânico não conhece outro jeito senão usar solda amarela. Ele verificou que os tambores de freio utilizados são muito semelhantes ao da Kombi antiga, no entanto não tínhamos nenhum para fazer o comparativo. De toda forma aguardo mais contribuições de nossos amigos trailistas.

    #49020
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos A tampa de rolamento é mais fácil pegar uma e ir até uma boa loja de autopeças e comparar. As do Turiscar diziam que era da Kombi, mas comprei e não serviram. Fui até a autopeças com o cubo na mão e testei até achar um que servisse direito. Acredito que era do Golf antigo… sds Odair

    #50243

    Toni Caravaneiro
    Participante

    Após a desmontagem ficou constatado que os tambores, lonas, sapatas e molas estavam em perfeito estado. Observei que nos tambores tem, em alto relevo, a logomarca da Karmann-Ghia e o interior onde fica alojados as lonas é pintado com cor clara (amarelo clarinho), o que foge dos padrões dos freio de carros. Por precaução, substitui todos os rolamentos, os quais não foi difícil encontrar em lojas especializadas, desde que levemos a amostra. Em resumo, o problema consiste na substituição dos cabos de freios, tanto o cabo de aço como os chicotes, pois estão seriamente afetados pela ferrugem, vez que me parecem ser ainda os originais. Qualquer informação será bem vinda.

    #50244

    Obtive as informações de que você deve atentar para o Código escrito nos rolamentos…… deve “bater” o mesmo código……. e quanto aos cabos é o que falei…. há quem “fabrique” sob medida ou dá pra adaptar os da kombi ou fusca utilizando a mesma capa e diminuindo o cabo naquela peça “T” que junta ambos com o cabo de freio da bequilha. De que carro era o rolamento?

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #50272

    Toni Caravaneiro
    Participante

    O mecânico foi à Loja especializada em rolamentos aqui em Recife com um cubo/tambor de freio e parte do rolamento velho. Lá ele comprou tudo que era necessário. Em conversa com esse mecânico ele acha que era da Kombi cliper (antiga).

    #50533

    Ola toni, vc faz parte do grupo asa branca? Me chamo Marcelo e moro em Jaboatao dos Guararapes. Eu tenho uma kombi safari, mas ainda nao trouxe pra ca pois nao encontrei um lugar seguro para trazer ela pois moro em apartamento. Sera q vc saberia indicar algum lugar q eu possa alugar ou um lugar seguro para deixa-la? Abraco

    #50526

    Toni Caravaneiro
    Participante

    Caro Marcelo, Fui adicionado recentemente ao Grupo Asa Branca pelo Carlos Pena. Se não faz parte ainda, se registre, vale a pena. Meu Trailer eu adquiri agora em dezembro/2013. Ele ficou um tempo em Chico City de Camaragibe. Atualmente está guardado em um amplo estacionamento particular fechado que fica na Rua Barão de Itamaracá, no Espinheiro. O valor para mensalista é R$ 150,00 mensais. Não tem cobertura, fica a céu aberto, mas é seguro. Para mim ficou ótimo, pois moro em apartamento localizado próximo ao estacionamento.

Carregue no Post Images, copie o "Direct link" e utilize o botão para inserí-lo. SAIBA MAIS AQUI

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.