Publicidade:

Você gostaria de aprender a fazer uma faca?

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46199
    Paulo Rocha
    Participante

    Olá amigos! Como fui eu que pedi para o Marcos criar uma área para bushcraft, nada mais justo que eu abrir os trabalhos por aqui. Eu não sei se isto é realmente um consenso entre os praticantes da sobrevivência na mata, mas creio que conhecer algo sobre cutelaria é algo bastante útil. Eu sempre gostei de facas, canivetes e lâminas em geral. Quando tinha uns 14 ou 15 anos de idade tentei fazer uma faca, inspirado no filme “Rambo”. Não ficou grande coisa… Mas muitos anos depois, mais precisamente em setembro de 2005, tive a oportunidade de fazer um curso de cutelaria artesanal na Universidade de Brasília, tendo como mestre o cuteleiro gaúcho Rodrigo Sfreddo, um dos mais renomados do mundo. Nunca exerci a cutelaria profissionalmente, apenas como um hobbie. Sim, é claro que vendi algumas peças (até para alimentar meu próprio ego…), mas nunca passou de um hobbie. Não obstante, acredito que tenha adquirido um bom conhecimento sobre o assunto. Estou longe de ser um especialista, minhas facas tem um acabamento bastante rústico na minha opinião, mas são funcionais. Por outro lado, fui por muito tempo um professor. De informática. Nada a ver com o bushcraft… Mas gosto de acreditar que tenho uma certa didática. Sendo assim, coloco-me à disposição dos colegas que queiram aprender os rudimentos da cutelaria. Não para fazer uma espada ou um machado – não tenho habilidade para tanto – mas o suficiente para fazer uma faquinha. Uma faquinha simples, mas funcional. E claro, ninguém precisa pagar absolutamente nada! O pouco que sei está totalmente à disposição dos colegas. Como aperitivo, deixo uma sequência de 3 vídeos de uma faca que fiz em 2014, quando ainda morava em Brasília (a oficina onde os vídeos foram feitos pertencem à UNB): https://www.youtube.com/watch?v=-f-C8bFWIvs https://www.youtube.com/watch?v=ODjQk7o3kjM https://www.youtube.com/watch?v=RRkpm4D3W1E E esta é uma foto da faca “semi” pronta, faltando a parte da têmpera e colocação de cabo: DSC03679_zpse8eb05c2.jpg PS.: Apesar dos olhos levemente puxados, não sou descendente de japoneses e sim de turcos… E hoje em dia não estou mais usando barba (a mulher conseguiu me convencer a tirar…).[hr] Ah, sim… Esta faca é uma “kensaki yanagi”, uma faca tradicional japonesa para corte da sashimi.

    #65385

    Fantástico, temos um ferreiro entre nós! Curti os videos, assisti os 3 já, muito legal! sempre quis fazer facas, espadas, machados… hahaha muito legal, parabéns!

    #65390
    Paulo Rocha
    Participante

    Então seja bem vindo! Já vai providenciando os materiais necessários: – uma boa lima. Comum, destas de afiar enxada. Mas tem que ser das marcas K&F ou Nicholson. As outras não prestam. – uma forma de prender a faca para trabalhar. Pode ser uma morsa (ideal), um sargento ou um grampo tipo C. – algumas folhas de lixa. Bastam 3 de cada grana (100, 200 e 400, ou numerações próximas). – um pedaço de mola de fusca ou de kombi. Me refiro a uma lâmina interna da barra de torção dianteira, uma das mais largas. Uma única lâmina destas dá para fazer umas cinco ou seis facas. Acha em ferro velho. Mas não diga que é para fazer faca ou o preço dela vai instantaneamente ir para a estratosfera… Diga que é para fazer uma talhadeira (uso corriqueiro destas lâminas). Também será necessário uma fonte de calor para fazer os tratamentos térmicos (recozimento, normalização, têmpera e revenimento). Se tiver acesso à um maçarico de acetileno, seus problemas “se acabaram-se”. Mas se não tiver, mais pra frente eu vou explicar como fazer uma forja.

    #65906
    Renato Fraga Natao
    Participante

    Tô só de olho, quem sabe consigo fazer a minha tão sonhada faca de aço damasco !!!!! kkk

    #65907
    Paulo Rocha
    Participante

    Olá Renato! Pra ser sincero, só fiz uma faca em damasco até hoje. É esta: hpim1758.jpg

    #65908
    Renato Fraga Natao
    Participante

    M E U D E U S D O C É U !!!!!! Que coisa mais linda !!!!!!!!!

    #65909
    Paulo Rocha
    Participante

    Quando eu morava em Brasília, eu usava a oficina de cutelaria da Universidade de Brasília – UNB. Mas estou sem oficina desde que me mudei pra Sorocaba. Eu estou montando uma “oficina portátil”, já que não tenho como montar uma oficina no apartamento e muito menos no condomínio. A ideia é ter ferramentas e equipamentos que não dependam de energia elétrica e que possam ser transportados no porta malas do Sandero. A patroa até liberou pra que a tralha fique em tempo integral guardada no carro. A forja será à carvão, feita com um tambor de freio de carro ou pickup. Ainda não fiz ele (o dinheiro do mês acabou – prometi pra patroa gastar no máximo 100 reais com a tranqueirada…). A bigorna será um cubo de aço 1045, com uns 20 cm de cada lado. Comprei como retalho numa distribuidora de aços aqui de Sorocaba. Falta ainda soldar duas “orelhas” para aparafusar ela num bloco de madeira, além do próprio bloco de madeira… DSC06602_zpsv7ih4v2p.jpg E para ventoinha, eu fiz um FUIGO, um fole de caixa japonês. Não escolhi este tipo de ventoinha por gostar de coisas japonesas (tá, isto ajudou também…) mas sim pela grande eficiência deste equipamento. Enquanto um fole ocidental tem no máximo uns 40% de eficiência, um fuigo chega perto de 90%. Neste link tem algumas informações sobre o fuigo, bem como um vídeo do seu uso: http://islandblacksmith.ca/2015/06/why-you-need-a-swordsmiths-fuigo-box-bellows/ Aqui, mais informações, direto da siderúrgica Hitachi: https://www.hitachi-metals.co.jp/e/tatara/nnp020611.htm E me baseei nestes desenhos para fazer o meu: http://www.anvilfire.com/bookrev/kapp/oriental_box_bellows.htm E agora, uma sequência da montagem: Base DSC06580_zpsakoakwzd.jpg Divisória central DSC06581_zpsrkuao29w.jpg DSC06582_zps2dzi37iy.jpg Laterais do “manifold” DSC06583_zpsqguoxvwr.jpg DSC06584_zpsao3vffvi.jpg Montagem dos “flaps” DSC06586_zpsnbswx6ol.jpg DSC06588_zpsujjurt1d.jpg Fechamento do manifold DSC06589_zpsogog5ix2.jpg DSC06591_zpskfdggw7p.jpg Montagem da caixa do pistão DSC06592_zpsouelsy8o.jpg DSC06594_zpsjrzwdn3t.jpg DSC06595_zps4jvuzot5.jpg Pistão DSC06597_zpsg73vljav.jpg Tentei usar feltro mas ficou muito duro, então usei tecido do tipo “soft” DSC06598_zpsihqnsdyl.jpg DSC06599_zpsjn8afkmz.jpg Máquina pronta DSC06600_zps28o5nman.jpg E já no lugar DSC06601_zpsp6fkin5c.jpg E este será o banquinho (da Quechua…). Vou trabalhar sentado! DSC06603_zpsmhvrjeck.jpg[hr] [hr]

    Renato Fraga Natão wrote:
    M E U D E U S D O C É U !!!!!! Que coisa mais linda !!!!!!!!!

    Obrigado

    #65910

    opa, um artesão entre nós, e dos bons…bela cutelaria Paulo, abs.

    #65922
    Paulo Rocha
    Participante

    Obrigado Alexandre! A cutelaria é uma cachaça, não consigo largar por nada.

    #88516
    irlanegc
    Participante

    Belos trabalhos, Paulo!
    Aqui eu gosto de brincar com madeira e a tal da tico tico.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 14 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: