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Voltando a acampar

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  • #57926
    Junior ABC
    Participante

    Pow Francisco, foi uma época muito boa, de grande aprendizado, minha filha vai começar amanhã! vou levá-la para ver se gosta …

    #57927

    faz muito bem Junior, isso ajuda na doutrina…saudades da minha época de lobinho…

    #57928
    Raposo
    Participante
    leandrovaranda wrote:
    Dá uma olhada nesse tópico http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4714&highlight=multi+axis Acho que vai tirar boas idéias para a sua carretinha off road. Dá uma olhada também em “multi axis coupler”, creio que vai achar interessante para a trilha [img]http://www.risingsun4x4club.org/forum2/attachment.php?s=4a0f59c1957cd3516a33d5ce7f143ad6&attachmentid=1912&stc=1&d=1152064368[/img] [img]http://www.s-10crewcab.net/HenryJ/trailer/offroad.JPG[/img][hr] “We now use a product called Lock N’ Roll Receiver System, its the best of both worlds. Whether we are driving down the highway or offroad. This unit has a 360? rotation & three axis of movement. This eliminates twisting damage to vehicle & trailer frames caused by sudden changes in vehicle-trailer orientation while off roading.” 10352837_10202884555527404_20992730701531-55913_n.jpg http://www.popupportal.com/index.php?topic=53993.15

    Leandro, Eu já tinha vido este post do Nilton. Na verdade foi este post que me motivou a entrar aqui no fórum. Existe porém um problema em relação a utilização destes engates para Off Road. A Resolução 197 do Contran normatiza os engates no Brasil. Esta mesma resolução exige que os engates sejam do tipo com esfera de 50 mm. Não encontrei uma ainda brecha que me permitisse utilizar estes engates americanos para ambiente Off Road. A única solução que eu pude conceber será utilizar engates militares, conhecidos como Ganchos G. Estes engates possuem uma esfera de 50 mm, portanto podem rebocar uma carreta “normal”. E permitiriam também uma carreta militar, que suporta ângulos de entrada e saida maiores. É interessante que existe apenas regulamentação para o engate , não para a munheca de acoplamento da carreta (pelo menos não encontrei tal regulamentação). Cordialmente, Raposo

    #57933
    leandrovaranda
    Participante

    Pelo que entendi, lendo a resolução do detran é que os de antes da resolução tem que atender o que está escrito na resolução, os novos deveriam ser cadastrados junto ao immetro pelo fabricante ou pelo importador. Teoricamente, se um importador quiser ele pode passar esse engate pelo teste do Immetro e ele ser aprovado para uso no Brasil. Mas tem uma coisa, essa é a parte removível do engate, ela pode ser removível tanto do lado do rebocador quando do lado da carretinha. Então pode usar o engate bola na rodovia e trocar para o Lock N’ Roll Receiver quando chegar na terra, onde será um veículo off road. Apesar de que nunca vi um policial ficar verificando isso. Acho que se não oferecer perigo (tipo gambiarra) e as luzes estiverem em ordem, eles não ficam reparando muito. Já fui parado em blitz que olharam até o número do motor, estava com a carretinha que foi verificada as luzes e documentação mas, como eu estava na rodovia e com a corrente, devem ter imaginado que o engate estava tudo correto, pois não perderam tempo olhando em baixo da caminhonete para ver plaqueta de fabricante. Para mim (opinião própria) essa é uma lei que só é verificada em casos de acidente, para responsabilizar a fabricante do engate em caso de quebra por má fabricação e para tirar do mercado os engates de enfeite, que se você tentasse usar ele caia na primeira acelerada.

    #57937
    leandrovaranda
    Participante

    tentrax%2520Eye-Ring%2520coupler.jpg Esse eu tinha visto também, com o gancho G que tem a bola de engate também. Nessa foto ele fica certinho, tem uma borracha na frente dele para não dar tranco a cada freada/aceleração. engate-g-bola-mitsubishi-l200-gancho-militar-14211-MLB228611267_9080-O.jpg Aqui acho que teria esses trancos. Nada que incomode muito, mas foi o único porém que vi quando pesquisei esse modelo. Realmente não vi também nenhuma lei de como deve ser a munheca, então não deve ter problema na rodovia. img_2802_20110830.jpg Essa pelo menos tem uma mola para minimizar as pancadas.

    #57940
    Raposo
    Participante

    Lendro, Você obteve onde as fotos do anel de acoplamento (1ª e 3ª fotos)? Parece que vai ser a solução. Raposo

    #57941
    leandrovaranda
    Participante

    A primeira é de um fórum estrangeiro, http://www.popupportal.com/index.php?topic=53993.15 A terceira é de um site de vendas http://www.acao4x4.com.br/loja/produto/ensimec/acessorios-ensimec/munheca-militar-para-gancho-g-com-mola [hr] Achei umas fotos do que você pretende fazer : http://www.wallaceforge.com/coupling-products/dual-purpose-hitches.aspx Catalog%20Ring%20In%20Use%20Ver1.0.jpgCatalog%20DPH%20In%20Use%20Ver1.01.0.jpg[hr] O anel acho que um bom serralheiro faz um reforçado para você. [hr] Mais umas ideias [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQN7vDhZx_kJGrnVcAaTuHmQLDeaE-IKvlKg0Sm-QdvIx_bdutw[/img] Esse não é muito off road hpc-10_350.jpg IMG_4776.jpg Essa tem ajuste de altura DSCN2695_zps3c9770f9.jpg Detalhe que tem 2 correntes, mas as duas estão presas no engate. Se o engate quebrar, não vai adiantar nada ter 2 correntes.

    #57942
    leandrovaranda
    Participante

    Com freio inercial (por cabo e não hidráulico, mas o princípio é o mesmo) T4748000_1000.jpg

    #57630
    leandrovaranda
    Participante
    #57850
    leandrovaranda
    Participante

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621340453-engate-e-suporte-reboque-tipo-g-bola-s10-modelo-novo-4×4-4×2-_JM Nem precisa adaptar, se ele tem para S10 existe alguma fábrica homologada.

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