Fundo do Baú Campista: Maresias Camping
Publicidade:
 

Não é que os campistas do Brasil estão sempre matando a saudade dos velhos tempos? As fotos antigas de campings não mexem somente com os familiares que aparecem na cena, mas a todos os campistas de alma que desejaram ter vivido naqueles tempos. É o que nosso amigo Leonardo do blog Viagens Acampando acaba de fazer postando um trecho de sua história. Vamos curtir…

 

Marcos Pivari

Publicidade:

Do fundo do baú, um dos meus primeiros acampamentos, na época com os pais, no antigo Maresias Camping. Este camping não existe mais, fechou em 1990, tinha localização privilegiada, em frente a praia de Maresias (São Sebastião-SP), local hoje frequentado por pessoas muito endinheiradas. Na época Maresias era um lugar simples, com os primeiros condomínios já em construção.

O Camping, além da praia fronteira, também possuía piscina, coisa rara de ser ver em campings de praia. Também possuía mini mercado, piso da área das barracas de areia, local para trailers e motor homes, pontos de luz e banheiros coletivos com chuveiros quentes (que eram imundos na época). Na época o campismo era muito forte no Brasil, e era comum estar lotado em feriados e em épocas de alta temporada. Víamos com frequencia veículos rebocando trailers na rodovia rio santos e tamoios, uma pena que hoje tal cena é muito rara, assim como os “roda quadrada” (trailers que ficam estacionados permanentemente em campings) que aos poucos também estão desaparecendo.

Próximo ao Maresias Camping, também havia o Camping São Paulo, que inclusive já nos hospedamos também por falta de vagas no outro. Este ficava do outro lado da rodovia, mas ainda não encontrei fotos nos álbuns.

Tinhamos uma barraca estrutural marca Yanes, para 5 pessoas sendo 2 dormitórios e com avancê. Pela foto, usavamos botijão de 2kg e fogão, assim como mesa desmontável. Colchonetes finos eram nossa cama na época e levávamos ventilador também.

Acampamos mais de 3 vezes neste camping, em uma das ocasiões junto a família do meu tio, que tinha uma barraca similar a nossa, porém da marca Alba (ele a possui até hoje guardada em uma chácara, inclusive a montamos uns 7 anos atrás no gramado).

 

fonte: http://viagensacampando.blogspot.com.br/2013/01/maresias-camping-jan89.html

 


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!