Geladeira a gás
 

Sistema 12V SAFARI: Um problema relativamente comum nas geladeiras originais da KG-Safari é o fato ser esquecida ligada no 12V e descarregar a bateria. Este modelo menor que funciona também no 12V oferece ainda mais uma forma autônoma de funcionamento. Mas a bateria não aguentará muitas horas com a geladeira ligada, levando em consideração que o trailer necessita da energia para outros fins também.
Acontece que a geladeira da Safári possui duas resistências elétricas, fora a do gás: uma para 12V e outra para 110V. A resistência 12V está ligada no alternador. O fio positivo desta resistência é ligado diretamente em uma caixa que fica no compartimento do motor e que muito se parece com os reguladores de voltagem que equipavam os fuscas. O fio negativo fica preso ao chassi do carro. A Karmann Ghia alerta para que, quando o motor for novamente ligado, o proprietário desligue a geladeira para evitar danos na resistência ou na ignição.
Para isso, alguns campistas desenvolveram algumas técnicas para que a alimentação 12V só funcione quando o motor estiver ligado e em conseqüência, carregando a bateria. (foto: Silvino)
SISTEMA DE RELÊ: Um sistema de relê poderá ser implantado para que a alimentação 12V só seja liberada com o motor ligado. Em alguns casos poderão ser interligadas as duas baterias do veículo. O relê servirá de chave, já que o consumo da geladeira é grande. O relé será comandado pelo alternador através do fio que é excitado para o carregamento da bateria. Assim que o motor é acionado e a luz do alternador apaga, automaticamente inicia-se o carregamento e o relé fará com que se inicie também a alimentação da geladeira. Quando o motor é desligado a alimentação é interrompida, evitando-se assim o descarregamento da mesma.
Saiba tudo sobre Geladeiras a Gás!

Veja mais sobre este tipo de geladeira em nossa matéria especial.

Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."