QUANDO DESCOBRI A FORMA, EU USAVA A GELATINA SEM SABOR, MISTURADA A GELATINA COM SABOR, E COLOCAVA TODA A ÁGUA… — SÓ NÃO PODIA DEIXAR FERVER.  ACONTECE QUE NO MEU FOGAREIRO A ÁLCOOL O LIQUIDO NÃO BORBULHA COMO NO FOGÃO A GÁS. E AÍ?  AO SER POSTA AS GELATINAS E A ÁGUA, PRA ESQUENTAR, NA PARTE DE CIMA FORMA-SE UMA CAMADA ESBRANQUIÇADA QUE VAI SE DISSOLVENDO.

QUANDO ELA ACABAR O LIQUIDO ESTÁ FERVENDO.  ENTÃO, — ANTES DE ELA FERVER EU TIRO ELA DO FOGO E COLOCO PRA ESFRIAR EM BANHO-MARIA. OU SEJA, COLOCO ELA NUMA VASILHA COM ÁGUA FRIA ( A PANELA OU PRATO COM A GELATINA, DENTRO DE UMA ASSADEIRA COM ÁGUA FRIA. TROCO ESSA ÁGUA CADA DEZ MINUTOS POR 3 VEZES, DEPOIS DEIXO, ATÉ O DIA SEGUINTE.

GERALMENTE FAZIA A NOITE, E DE MANHÃ CEDO ELA ESTAVA FORMADA. E AÍ VOCÊ PODE DESENFORMAR, QUE ELA NÃO SE DESMANCHA MAIS.

QUEM DISPÕE DE GELADEIRA, PODE USAR A GELADEIRA, QUEM NÃO DISPÕE COME ASSIM MESMO. OU SE TIVER PERTO DE UM LAGO, OU BEIRA DE RIO, COLOQUE-A NUMA PANELA, OU CALDEIRÃO, EMBRULHA COM SACOS PLÁSTICOS, PRA NÃO ENTRAR ÁGUA NELA,VEDANDO-A BEM, E COLOQUE NESSA BEIRA DE RIO OU LAGO, A NOITE TODA. DE MANHÃ ELA ESTÁ GELADA OU QUASE, DEPENDE DA TEMPERATURA DA ÁGUA.

HOJE, JÁ FIZ OUTROS TESTES, E POSSO COLOCAR A GELATINA COM SABOR, A ÁGUA TODA, E É SÓ NÃO DEIXAR FERVER, MAS ESQUENTAR BEM, PRA DESENVOLVER O PROCESSO DE SOLIDIFICAÇÃO, E FAZER A GELATINA. SE ELA FERVER, PORÉM, AÍ SÓ NA GELADEIRA, MAS ELA SE LIQUEFAZ COM O CALOR. FICA BOA DO MESMO JEITO. E SE ELA NÃO GEILIFICAR, BEBA-A COMO SE FOSSE UM SUCO. É DELICIOSA TAMBÉM.

Idéia Enviada por: Aloísio Décourt

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."