Glamping: Campismo de Luxo?
 
Apesar de muito diferente do que tratamos por aqui em campismo, o termo Glamping tem sido muito difundido na internet, muito pelo caráter diferente e curioso que dissemina nas redes sociais. Trata-se apenas de uma forma luxuosa de se tratar um tipo de hospedagem com fundamentos da forma nômade de abrigo na natureza.
Sim. Apenas barracas de luxo com diversos requintes inserida em meio natural, geralmente em locais primorosos. Para um campista de alma talvez nada atrativo, já que para estes, o glamour está exatamente na simplicidade e aconchego do abrigo e na escolha livre do local natural ou próximo a algum outro elemento de interesse.

Nas manchetes dos sites de curiosidades a primeira visão equivocada já está logo no título: “Acampar Com Luxo e Conforto”. Para os que não acampam é até fácil de entender que não fazem ideia do conforto de uma barraca e enaltecem alguns elementos que acabam caracterizando o chamado “Glamping”. Vamos a ele então.

Este nasceu na Europa e está sendo mais procurado entre os italianos. Difundiu-se pela América do Norte, Índia e pode ser visto até mesmo em alguns locais no Brasil. O foco principal é mesmo a barraca, que em nossa linguagem deve ser tratada mesmo como “tenda”. Isto porque seu formato categórico recebe revestimentos internos em tecidos nobres como o linho e algodão. O piso geralmente é de madeira nobre e possui banheiros equipados com todas as instalações comuns de uma residência. “Luxo e conforto” são as palavras mais usadas nestes artigos.

As paragens em que são instalados os Glampings também não poderiam deixar de ser paradisíacas. Altas montanhas, praias virgens ou campos dignos de pinturas atraem o estilo “natureba” de quem procura. Igualmente ao ambiente é o cardápio com muito glamour.

Uma herança muito positiva do campismo, nestes ambientes se cultiva a reunião dos hóspedes em socialização.

Se você gostou, campista ou não, apenas entenda que se hospedar em um Glamping realmente não será uma efetiva experiência em ACAMPAR. Se você tem curiosidade ou vontade de acampar, saiba que existem inúmeras maneiras, lugares e campings onde você poderá realmente experimentar a prática sem que faá falta qualquer destes luxos de hotéis cinco estrelas. O MaCamp recomenda. ACAMPE!


 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Hector Rodolfo Roman

    Ola Marcos, sou Hector Roman moro em Caraguatatuba e estou preparando um, projeto para criar um Parque Ecológico de 17.000 m2
    Composto por:
    1) Decks para barraca (trazida pelo turista) 70 Unidades
    2) Platôs para barraca (trazida pelo turista) 130 Unidades
    3) Bangalôs 70 Unidades
    4) Sanitários para cada Bangalô, mas outros estrategicamente localizados
    5) Ampla Área social coberta no cume
    6) Trilhas com de Iluminação de led´s
    7) Parque de arvorismo
    8) Terreno anexo de 900m2 com 2 pavimentos para estacionamento (120)
    9) Recepção do complexo na rotatória da Rua Jacimar Gonzaga
    10) Rede de esgoto ligada a rede publica
    11) Rede de água potável ligada a rede publica com estação de bombeio
    12) Rede elétrica e de iluminação em trilhas e pontos estratégicos

    Gostaria te-fazer umas perguntas no privado, ainda não achei teu e-mail aqui no sitio.
    Agradecerei teu retorno.
    Meu whats 012-982248024
    Obrigado Hector