Grampos de Lona
 

Os grampos prendedores de lonas foram desenvolvidos para podermos esticar com cordas, lonas que não possuem ilhoses, que são os furos ou buracos reforçados para esta finalidade.

O grampo possui um mecanismo bastante interessante de acoplagem de suas duas partes, onde se pressionam com a lona no meio, com a força da tensão da corda que estica. entenda pelas fotos.

Os grampos são importantes da tralha do campista, pois mesmo quanto possuímos lonas com ilhoses, esses podem estourar. Com o grampo o campista não fica na mão. Uma dica neste caso é não deixar de fazer duas ou três dobras na parte rasgada para que o corte não progrida.

O grampo é constituído de duas partes. A uma delas é laçada à amarra de modo firme.

Coloque a outra parte sob a lona. A borda desta pode ser dobrada a fim de conseguir uma resistência maior por parte do material.

Fixe a parte superior deslizando-a sobre a outra parte com a lona ao meio.

Quando chega ao fim, a lona já está fixa ao grampo.

Agora a corda pode ser esticada até o lugar apropriado e amarrada a algum anteparo ou fixa no chão com um espeque.

Dica: Utilize sempre aranhas elásticas para esticar as lonas. A elasticidade das amarras evita o rasgo das lonas em caso de ventos.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Erica Sousa

    Onde posso encontrar estes grampos? Só encontro uns redondos e parece que eles furam a lona :/