Guia MaCamp

Camping Parque Estadual do Itacolomi

  1. _Brasil
  2. /
  3. Minas Gerais
  4. /
  5. Ouro Preto
  6. /
  7. Camping Parque Estadual do Itacolomi

Camping Parque Estadual do Itacolomi

4.9
  1. _Brasil
  2. »
  3. Minas Gerais
  4. »
  5. Ouro Preto
  6. »
  7. Camping Parque Estadual do Itacolomi
  •  

     

     

DADOS E LOCALIZAÇÃO
Endereço: BR-356, Km 98
Junto ao Parque
Bairro / Distrito: Bauxita
Cidade: Ouro Preto
Estado: MG
Telefone 1: (31) 9.8303-7629
Telefone 2: (31) 3551-6193
LINK WhatsAPP: 5531983037629
Coordenadas GPS: -20.428124, -43.509444
id: 1053
RECURSOS
BARRACA:
  • Aceita Barracas
RVs:
  • Aceita RVs
CHALÉ:
  • Possui Chalés, Cabanas ou Suítes
PET:
  • Não Aceita Animais / Pet Unfriendly
  • Funciona o ano todo
  • Possui Regras Escritas
ATRATIVOS E APOIOS
ELÉTRICA::
  • Possui Energia Elétrica para Equipamentos
  • Tomadas 110V para Equipamentos
WC::
  • Possui sanitários básicos (No mínimo lavatório, bacia e chuveiro frio)
  • Possui Chuveiros quentes
  • Possui Lava-pratos
REC. HÍDRICOS::
  • Possui Lago ou Represa
  • Possui Rio ou Cachoeira
SOMBRAS::
  • Possui Sombras
APOIOS::
  • Possui Churrasqueiras Coletivas
  • Possui Cozinha Coletiva
ESTACIONAMENTO::
  • Possui Estacionamento Interno
  • Pode Estacionar Junto ao Equipamento
COMUNICAÇÃO::
  • Possui Sinal de Celular
LAZER
ESPORTES::
  • Quadra ou Campo
TRILHAS::
  • Possui Trilha ou Caminhada
SITE E REDES SOCIAIS
facebook:
Link Instagram:
  • ATENÇÃO!!! NUNCA VIAJE SEM ANTES ENTRAR EM CONTATO COM O CAMPING E SE CERTIFICAR DAS INFORMAÇÕES.
DESCRITIVO
Descritivo:

A área de camping, conta com estrutura de apoio, inclusive restaurante, devendo ser agendada a permanência no camping, pois o número de barracas é limitado.

O Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na região sudeste de Minas Gerais, a 100 quilômetros da Capital. Foi criado em 14 de junho de 1967, pela Lei nº 4.495 (.pdf - 46Kb).
A unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi. Com 1.772 metros de altitude, era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”.

Patrimônio Natural

O Parque possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.

Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontrados na unidade de conservação, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória). Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos identificaram mais de 200 espécies de aves, como jacus, siriemas e beija-flores.

História pra contar
Pelo Parque Estadual do Itacolomi e por Ouro Preto passaram as expedições em busca do ouro das Gerais. O patrimônio está preservado, dando ao visitante uma real visão da paisagem contemplada pelos antigos viajantes destes caminhos.
No final do século 18, na busca por riquezas, o bandeirante paulista, Antônio Dias, avistou o Pico do Itacolomi, que serviu como ponto de referência, para que outras expedições chegassem ao local com facilidade.

No Parque, a Fazenda São José do Manso é um exemplar da arquitetura colonial deixado pelos bandeirantes em Minas. A Fazenda é tombada pelo IEPHA. Restaurada, a antiga sede da fazenda, a Casa do Bandeirista, é o Centro de Visitantes do Parque foi construída entre 1706 e 1708 e é uma das três amostras da arquitetura paulista em Minas Gerais, considerada por especialistas o primeiro prédio público do Estado, pois servia para cobrança de impostos e vigilância das minas. Foi tombada em 1998.
A Fazenda do Manso foi um pólo produtor de chá na primeira metade do século 20. O Museu do Chá abriga o maquinário alemão usado no beneficiamento do chá colhido nas lavouras da fazenda.

Outra atração é a Capela de São José que possui uma Via-Sacra diferente, feita por artistas plásticas ouropretanas que utilizaram materiais colhidos na natureza para sua confecção. Também merecem destaque a Fazenda do Cibrão e as ruínas da Casa de Pedra. A Chácara dos Cintra é outra atração com suas ruínas e um grande portal em pedra sabão.

Infra-estrutura

A sede administrativa do Parque fica na fazenda São José do Manso, local que abrigou, na década de 1930, uma fábrica de chá. Hoje, o Parque possui uma completa infra-estrutura para atender visitantes e pesquisadores com Centro de Visitantes, biblioteca, alojamentos para pesquisadores e funcionários. Algumas das edificações do Parque passaram por recente reforma e novas instalações melhoraram ainda mais a infra-estrutura de apoio a visitantes e pesquisadores. As obras foram realizadas com recursos do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata/MG).

Visitação:

A visitação é aberta de terça-feira a domingo de 8h00 as 17h00. O Parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu do Chá e Casa Bandeirista, além de trilhas interpretativas e atrativos naturais.

As visitas guiadas ao Pico do Itacolomi devem ser agendadas junto à administração. A área de camping, conta com estrutura de apoio, inclusive restaurante, devendo ser agendada a permanência no camping, pois o número de barracas é limitado.

Horário de funcionamento: 8h00 as 17h00

Como chegar:

O acesso fica entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. A partir de Ouro Preto, segue-se a BR-356 até o entroncamento com a MG-262, em direção ao parque. Outra opção é seguir, a partir do sul da cidade, a Rua Pandiá Calógeras, atravessar a estrada e seguir as trilhas sinalizadas.


AVALIAÇÕES E COMENTÁRIOS APP MaCamp:

(11/2021)
Nome: ALDIRÁR
Valor pago diária por pessoa: 40,00
Equipamento: mini trailer
Colaboração: O parque é muito bom! energia 110v, da portaria até o camping são 5,5 km de subida. tempo seco tudo bem, tempo chuvoso se estiver rebocando mini trailer dificulta um pouco, no meu caso não pois estava de 4x4. não tem ponto de água junto as tomadas e nem despejo de esgoto e água servida. fora isso o parque é tudo de bom.


Resumo/resumen/Sumary

(ES) La zona de acampada cuenta con una estructura de apoyo, que incluye un restaurante, y la estancia en el camping debe ser programada, ya que el número de tiendas de campaña es limitado. El Parque Estatal Itacolomi, ubicado en los municipios de Mariana y Ouro Preto, en la región sureste de Minas Gerais, a 100 kilómetros de la capital. Fue creado el 14 de junio de 1967 mediante Ley No. 4.495 (.pdf - 46Kb). La unidad de conservación alberga el Pico do Itacolomi. Con una altitud de 1.772 metros, fue un punto de referencia para los antiguos viajeros de la Estrada Real que la llamaron “Farol dos Bandeirantes”. La palabra Itacolomi proviene del idioma Tupi y significa "niña piedra". Los indios veían el pico como el “bebé” de la montaña o “piedra madre”.

(EN) The camping area has a support structure, including a restaurant, and the stay in the camping must be scheduled, as the number of tents is limited. The Itacolomi State Park, located in the municipalities of Mariana and Ouro Preto, in the southeast region of Minas Gerais, 100 kilometers from the capital. It was created on June 14, 1967, by Law No. 4.495 (.pdf - 46Kb). The conservation unit houses the Pico do Itacolomi. With an altitude of 1,772 meters, it was a reference point for former travelers on the Estrada Real who called it the “Farol dos Bandeirantes”. The word Itacolomi comes from the Tupi language and means “girl stone”. The Indians saw the peak as the “baby” of the mountain or “mother stone”.

(DE) Der Campingplatz verfügt über eine Tragstruktur, einschließlich eines Restaurants, und der Aufenthalt auf dem Campingplatz muss geplant werden, da die Anzahl der Zelte begrenzt ist. Der Itacolomi State Park liegt in den Gemeinden Mariana und Ouro Preto, in der südöstlichen Region Minas Gerais, 100 Kilometer von der Hauptstadt entfernt. Es wurde am 14. Juni 1967 durch Gesetz Nr. 4.495 (.pdf - 46Kb) erstellt. Die Erhaltungseinheit beherbergt den Pico do Itacolomi. Mit einer Höhe von 1.772 Metern war er ein Bezugspunkt für ehemalige Reisende auf der Estrada Real, die ihn „Farol dos Bandeirantes“ nannten. Das Wort Itacolomi kommt aus der Tupi-Sprache und bedeutet „Mädchenstein“. Die Indianer sahen den Gipfel als „Baby“ des Berges oder „Mutterstein“.

Ouro Preto, Minas Gerais, _Brasil, , ,

Leave a comment

more
Allowed HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <blockquote> <code> <em> <strong>

 

CAMPINGS SUGERIDOS NO BRASIL:

..

MAIS CAMPINGS NESTA LOCALIDADE:

Apoio RV ($)- Estacionamento arena Touro – Ouro Preto
2.8

Cidade: Ouro Preto
id: 50689
Resumo: Ponto de apoio para RV cadastrado por caravanista. AVALIAÇÕES E COMENTÁRIOS APP MaCamp: (09/2020) Nome: Vinicius Garcia Oliveira Colaboração:Estacionamento de ônibus, que oferece água e energia. Lugar logo [...]

RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:

Leave a comment

more
Allowed HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <blockquote> <code> <em> <strong>