O nome KARMANN-GHIA é resultado da união dos esforços do fabricante de carroçarias Wilhelm KARMANN Junior, de Osnabrueck na Alemanha, com o estilista Turinês Luigi Segre – proprietário da Carrozeria GHIA, de Turim, Itália, conhecido mundialmente pelo nome de GHIA. Ambos uniram-se para produzir um veículo com características esportivas e ao mesmo tempo econômicas. Daí a carroçaria desenhada por GHIA e fabricada por KARMANN, aproveitando chassi e motor VOLKSWAGEN.
No dia 14 de Julho de 1955, o primeiro Karmann-Ghia foi apresentado à imprensa européia, em Georgsmarienhuette, Alemanha, e a 27 de setembro do mesmo ano, foi exposto ao público na Exposição Internacional de Francforte, quando foi denominado de “Volkswagen de Fraque”.

Os motor homes Karmann Ghia pararam de ser fabricados em 1995. Na verdade foram poucos modelos, sendo o carro-chefe a Safari. A fábrica era em São Bernardo do Campo e desde os mais antigos até os últimos fabricados, não sofreram grandes mudanças estéticas. Eles possuem estrutura de madeira e utilizam o isopor como isolante térmico e acústico. As janelas são de acrílico fume e branca. Todos os modelos possuem as características internas muito semelhantes, e é um tipo de motor-home que troca os interiores refinados por praticidade e fácil manutenção.
 

 _externa 6

Características dos Motor Homes Karmann Ghia

Carroceria: Estrutura de madeira. Chaparia prensada com emendas e frisos emborrachados.

Isolamento termo-acústico: Em placas de Isopor®.

Piso: Laminado plastificado do tipo Decorflex®.

Sistema Elétrico: Conversor bivolt para 12V. Fiação embutida  nas vedações, impede ampliação simplificada.

Banheiro: Box de peça integral em fibra, ducha, vaso sanitário Acqua Magic e lavatório também em fibra.

Alimentação de Água: Através de bomba shurflo® com sistema pressurizado atravessando aquecedor de passagem a gás (chama piloto) sem misturador para todos os pontos

Aberturas: Janelas laterais fumes ou brancas padrão, telas anti-insetos embutidas e clarabóias com telas.

Escada: Retrátil em alguns modelos.

Tanques: Água potável, água servida e detritos do WC. Os volumes variam de acordo com projeto e modelo.

Curiosidades/Prestação de Serviço:

Tampa do bocal da Caixa d’água: A mesma tampa utilizada no bocal do tanque de gasolina dos Fuscas e Kombis.
Antigo endereço

 Karmann – Sulamericana Engenharia e Representações Ltda.
Via Anchieta, km 21,5
São Bernardo do Campo – SP

Artigo escrito por Marcos Pivar

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."