O nome KARMANN-GHIA é resultado da união dos esforços do fabricante de carroçarias Wilhelm KARMANN Junior, de Osnabrueck na Alemanha, com o estilista Turinês Luigi Segre – proprietário da Carrozeria GHIA, de Turim, Itália, conhecido mundialmente pelo nome de GHIA. Ambos uniram-se para produzir um veículo com características esporte, ao mesmo tempo econômico. Daí a carroçaria desenhada por GHIA e fabricada por KARMANN, aproveitando chassi e motor VOLKSWAGEN. No dia 14 de Julho de 1955, o primeiro Karmann-Ghia foi apresentado à imprensa européia, em Georgsmarienhuette, Alemanha, e a 27 de setembro do mesmo ano, foi exposto ao público na Exposição Internacional de Francforte, quando foi denominado de “Volkswagen de Fraque”.

MODELOS DE TRAILERS KARMANN GHIA

KC-270 KC-330 KC-350 KC-380
KC-450 KC-450b KC-520 KC-520b
KC-540 KC-640 KC-740 KC-770

Os trailers Karmann Ghia pararam de ser fabricados em 1995. A fábrica era em São Bernardo do Campo e desde os mais antigos até os últimos fabricados, não sofreram grandes mudanças estéticas. Eles possuem estrutura de madeira e utilizam o isopor como isolante térmico e acústico. As janelas são de acrílico fume e branca. Todos os modelos possuem as características internas muito semelhantes, e é um tipo de trailer que troca os interiores refinados por praticidade e fácil manutenção.

CLIQUE AQUI PARA DICAS DIVERSAS DOS TRAILERS KARMANN GHIA

Os modelos pequenos de um eixo possuem uma largura menor, auxiliando na estrada, mas perdendo no espaço interno. Fazem parte desta lista, desde o KG-270 até o KG-450, além do trailer de 2 eixos KG-520.

Os modelos maiores de 2 eixos possuem além da largura extra, o box separado de banheiro e o desenho mais aerodinâmico na parte frontal. São eles do KG-540 até o KG-770.
Confira todos os modelos fabricados e seus desenhos, características e fotos no menu ao lado.

Características dos Trailers Karmann Ghia

Carroceria: Estrutura de madeira. Chaparia prensada com emendas e frisos emborrachados. 

Isolamento termo-acústico: Em placas de Isopor®

Piso: Laminado plastificado do tipo Decorflex®.

Sistema Elétrico: Conversor bivolt para 12V. Fiação embutida  nas vedações, impede ampliação simplificada.

Banheiro: Box de peça integral em fibra, ducha, vaso sanitário Acqua Magic e lavatório também em fibra.

Alimentação de Água: A través de bomba shurflo® com sistema pressurizado atravessando aquecedor de passagem a gás (chama piloto) sem misturador para todos os pontos

Aberturas: Janelas laterais fumes ou brancas padrão, telas anti-insetos embutidas e clarabóias com telas.

Escada: Retrátil em alguns modelos.

Tanques: Água potável, água servida e detritos do WC. Os volumes variam de acordo com projeto e modelo.

Sistema de Freios: Inercial, ventilados de tambor.

Curiosidades/Prestação de Serviço

Amortecedor: A Karmann Ghia utilizava nos trailers, o mesmo modelo usado na Kombi Clipper.

Tampa do bocal da Caixa d’água: A mesma tampa utilizada no bocal do tanque de gasolina dos Fuscas e Kombis.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • Staine Medeiros de Souza

    a lateral direita , ao lado da janela do banheiro (por fora) do meu trailer karmam ghia “estufou” . alguém pode me ajudar? pode informar como e a estrutura na lateral ?