Faz parte de uma série de kits que são compostos a partir do módulo da lanterna. O kit analisado pelo MaCamp se trata do kit de caminhada com a configuração da famosa “lanterna de cabeça” ou “de caverna”. Além do módulo de iluminação, acompanha a faixa de cabeça com uma base para encaixar o módulo com um “clic”. Também acompanha a base de carregamento usb, uma base de clipe para fixação e um adaptador  USB para Mini-USB. Tudo vem acondicionado numa sacolinha de tela muito bacana.

Módulo de Iluminação (lanterna):

O módulo de iluminação tem 4,6cm x 4,6cm x 2,4cm com um sistema de encaixe universal do produto tanto na frente quanto atrás, além de uma alcinha de transporte que serve principalmente para apoiá-la em uma mesa. O encaixe traseiro serve para, com 1/4 de volta, fixar a lanterna ao carregador, clipe ou base de cabeça. Ali ainda pode-se acoplar mais uma lanterna para o carregamento de mais de uma na mesma base USB. Para isto o módulo vem com contatos tanto na frente quanto atrás que circuitam a fonte de energia externa e o que vier a ser acoplado na frente. Em formato quadrado, traz as cores branco, preto e laranja e a marca em baixo relevo.

A lanterna possui 4 posições de ajuste todos acionados no mesmo botão na lateral superior. O primeiro é um vermelho sinalizador e depois mais três níveis de luz branca (20, 35 e 50 lúmens) com um facho de 120 graus. Aciona-se o botão mais uma vez para desligá-la.

Não conseguimos fazer os testes de avisos de bateria fraca, já que a mesma dura muitas horas, mas as indicações técnicas apontam que ao se atingir em 20% da carga da bateria, a luz pisca 5 vezes e diminui a intensidade para o mínimo (20 lúmens) tendo daí mais 30 minutos de autonomia. Durante o carregamento o led vermelho fica aceso até a carga completa, desligando-o. Além de avisar quando está completa a carga, protege a bateria de sobrecarga. O tempo de carregamento é de 6 horas na fonte USB. Durante o carregamento não é possível utilizar a lanterna acesa.

A bateria recarregável de 850mAh  já vem embutida e selada na lanterna e tem autonomia declarada pela marca em 5 a 12h. Aos mais técnicos, a marca também declara nível de estanqueidade “IPX4” que resiste à chuva em todas as condições.

Módulo de Carga:

Possui uma base com conectores que se acoplam à lanterna ao encaixá-la. Possui um cabo USB a ser plugado em qualquer porta de dados ou de apenas energia.

 

Módulo “Clipe”:

Possui uma base para encaixe da lanterna com dois elementos. O clipe propriamente dito para agarrá-lo em alguns locais específicos e um ajuste de inclinação para direcionar o facho da iluminação. Nossa opinião é que a posição do clipe poderia estar no sentido contrário do atual (90º) ou mesmo ser giratório para atender melhor à esta função de direção.

Módulo de cabeça:

Possui base de encaixe com sistema de angulação para direcionamento de foco e faixa regulável, elástica e de tecido bastante macio. O módulo de iluminação é facilmente retirável e recolocável com apenas uma mão.

Adaptador Micro-USB:

Esta é uma grande vantagem inovadora. Atualmente a maioria dos celulares e eletrônicos utilizam cabo micro-USB. Portanto o adaptador transforma a entrada de carga da bateria encaixável nos cabos carregadores micro-USB tornando ainda maiores as alternativas de energia.

Alguns Testes e Ideias: Ainda no assunto da carga USB, é possível carregar a lanterna em portas USB de notebooks, desktops e mesmo de som automotivo ou ainda utilizar os conhecidos e difundidos adaptadores 220V/110V -> USB 5V. Outros kits da mesma lanterna que acompanham outros módulos interessantes podem se juntar um dia ao time desta atual. Apesar do ajuste dos tipos de iluminação se dar apertando o botão uma vez atrás da outra, após um tempo de utilização ela desliga apenas no primeiro acionamento. Desta forma não se necessita ficar apertando todos os níveis para desligá-la. O mesmo ocorre segurando o botão por 3 segundos. Caso exista algum travamento eletrônico em que você não consiga desligá-la (não ocorreu em nossa análise), pressiona-se o botão por 5 segundos e está acionada a função “RESET”.

Alguns dados técnicos: Bateria de lítio e polímero, bateria 850mAh; Peso: 65g.

 

 

LANTERNA CAMINHADA CLIC HIKE

VANTAGENS

Compacta

Boa iluminação

Sistema bacana de encaixes múltiplos

Ótimo adaptador micro-USB

DESVANTAGENS

Módulo “click” poderia ter clipe giratório

DADOS FORNECIDOS PELO FABRICANTE

Bateria

Bateria de lítio e polímero, 850 mAh

Peso (lanterna + suporte)

65g

Nível de luz 20 lumens

alcance de 15 m – autonomia da bateria: 12h

Nível de luz 35 lumens

alcance de 20 m – autonomia da bateria: 7h

Nível de luz 50 lumens

alcance de 25 m – autonomia da bateria: 5h

Eficácia visual

Focal de 120º


 

* Produto cedido pela Decathlon para avaliações e análises MaCamp.


 
 
 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”