Neste mês de agosto foi liberada a importação de veículos utilitários com mais de 30 anos para fins de coleção. No Brasil este tipo de coisa só era liberada para automóveis e motocicletas. Dentre os novos veículos que chamam mais a atenção como ônibus e caminhões, também estão liberados os trailers e motor homes. A publicação ocorreu neste último 16 de agosto de 2017 pela Secretaria de Comércio Exterior.

Antes a liberação era apenas para carros de passeio e motos e se dava pela alegação de que veículos utilitários poderiam ser utilizados com fins comerciais, além da única finalidade visada que era a coleção. Mas após a reivindicação da Federação Brasileira de Veículos Antigos em 2016 os demais veículos estão liberados também.

Isto poderá encher os olhos de amantes dos trailers e motor homes Norte Americanos e Europeus que tanto causam paixão. Aos que podem pensar em importar ônibus e caminhões para transformá-los em motor-casas já devem pensar mais um pouco e fazer as contas. Atualmente apenas empresas encarroçadoras oficiais podem transformar veículos em motor homes, devendo homologar o projeto junto ao INMETRO e tirar o CAT. De qualquer forma as possibilidades se ampliam bastante frente a essa novidade da importação. (Ver Portaria)

-NÃO PERCA TAMBÉM: BOX AMPLIFICADOR PARA INTERNET NOS RV`S.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Parabéns a FBVA e seu Presidente Roberto Suga pela conquista!

  • Gerson Moura Jr.

    Poderiam completar a matéria, informando os percentuais de impostos cobrados pelo nosso querido governo.
    Existe esta possibilidade?

  • jailson machado

    Bom Dia, Gostaria de acessar a legislação que trata sobre a importação de motorhomes antigos.
    Qual é o endereço eletrónico de acesso?