Quem possui um sanitário portátil na barraca ou no trailer ou mesmo possui motor home ou outros veículos de recreação já sabe que todos esses tipos de sanitários químicos necessitam do uso de um líquido especial. Mais conhecido pelos campistas antigos como “acqua kem”, devido à mais famosa marca, o líquido tem função desodorizante e solvente dos dejetos que ficam acondicionados no “holding tank”.

Além de veículos de recreação e também de sanitários portáteis que podem ser utilizados na barraca ou até mesmo em casa, também utilizam este tipo de solvente os banheiros de ônibus, trens e os sanitários químicos de eventos. Porém, devido à alta taxa de uso e velocidade com que devem ser descarregados e limpos, esses equipamentos públicos utilizam líquidos solventes bem menos concentrados do que os de camping.É por isso que muitos que compram em quantidade os desodorizantes de indicação de empresas de transporte acabam não muito satisfeitos com o resultado final.

RECEITA CASEIRA: Há muitos anos atrás era comum o preparo de receitas caseiras que visavam a economia no produto que sempre teve um preço relativamente alto para o uso que representa. Na época a mistura de detergentes, desinfetantes e outros produtos químicos davam muito certo única e exclusivamente pelo uso de um componente obrigatório: O Formol. A realidade é que era apenas o formol que fazia praticamente todo o serviço de dissolver todos os rejeitos sólidos em líquidos e manter tudo livre de cheiro até o descarte. O grande problema é que em meados dos anos 2000 o FORMOL foi proibido de ser comercializado e ao longo dos tempos inúmeras receitas caseiras foram surgindo como “efetivas” misturando diversos tipos e dosagens de produtos que jamais tiveram o mesmo desempenho dos produtos específicos para este fim até hoje.

PRODUTOS ESPECÍFICOS: Hoje em dia existem alguns fabricantes que, respeitando as normas técnicas, conseguem oferecer produtos muito efetivos para nossos sanitários de camping, onde após vários dias de uso não se sente os odores de decomposição demasiada ou mesmo se perceba a presença de detritos sólidos.

DOSAGEM: A dosagem depende sempre da marca e concentração e a informação de uso está sempre indicado na embalagem. Serão “X” mililitros do produto para tratar até “Y” Litros de detritos durante um espaço de “Z” dias. É comum economizar-se aplicando menos do indicado e ir avaliando os resultados.

SACHÊS: É novo, mas ja há algumas opções do produto em sachês, cujo invólucro se dá por plásticos que se desfazem no contato com a água.

CUIDADOS: Não é preciso dizer que o produto químico deve ser sempre mantido longe das crianças e manipulado de modo cuidadoso. Quase sempre os produtos são feitos com um corante azul muito forte que mancha, principalmente as bacias plásticas dos sanitários de camping. A coloração que ajuda a identificar o produto também pode manchar tecidos, paredes ou piso.

COMPRA: Ainda é um pouco complicado adquirir estes produtos em grandes quantidades e bons preços. Principalmente os específicos para camping e RV que são mais concentrados.

O MaCamp pensa em comercializar este produto de forma presencial em eventos ou por correios, mas ainda estuda a resolução de alguns impedimentos. Caso haja interesse, escreva-nos.

EXPO MOTORHOME: ESTAREMOS VENDENDO O LÍQUIDO MaCamp Kem em nosso estande da EXPO.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”