Lonas
 

Pode parecer estranho que haja uma seção abordando o acessório que parece tão simples, mas é importante verificar alguns itens.

Prefira sempre cores claras. As lonas mais comuns são de cor azul ou amarela. Evite sempre as lonas pretas, pois absorvem muito calor, esquentando muito o ambiente abrigado podendo até provocar queimaduras quando tocadas. Certos campings como por exemplo o Camping Clube do Brasil, proíbem o uso desta cor, por provocarem um mau aspecto ao ambiente.

Há lonas com ilhoses de plástico ou latão e estes auxiliam muito eficientemente na sua fixação.

QUAL A MELHOR LONA? QUAL A MELHOR COR?

Quanto à cor da lona, tanto faz. A amarela trará uma refração de luz com aspecto de “dia ensolarado” que sempre  dá um conforto psicológico muito agradável. Por outro lado ela evidencia mais a sujeira do que a azul. A azul, porém não é tão chamativa e também afugenta menos os pássaros, já que sua cor não é tão reluzente. Também apresenta menos encardidos com o tempo de uso. Em comparação ela traz uma refração mais “nublada”.

De qualquer forma, a resistência, durabilidade e funcionamento físico são os mesmos.

Mesmo que sejam mais volumosas, prefira as lonas com ilhoses. Não só pelos furos que aceitam amarras, como pela bainha que traz mais resistência à rasgos. Indicamos a marca “CARRETEIRO”. Ela possui textura que traz mais resistência com menor espessura, sendo fina e menos volumosa do que as outras. Geralmente as lonas sem ilhoses, daquelas mais “duras”, “temperam” com o tempo, rasgando-se nos vincos causados pelas dobras sempre no mesmo lugar.

Sempre importante dizer, que as lonas amarelas apresentam mais incidência de raios U.V. do que as azuis, porém importantíssimo alertar que a diferença é mínima e que SEMPRE é necessário o uso de filtro solar, pois a pele queima muito quando estamos sob as lonas, fato que acontece da mesma forma com gazebos e guarda-sóis de praia.

Nas demais lonas em que não estão presentes os ilhoses, há grampos de fixação muito eficazes quando utilizados corretamente. Este dispositivo se fixa cada vez mais forte à lona, quanto maior é a tensão aplicada na corda ou cordão de amarra.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."