Chamamos de LUMINÁRIAS este tipo de lanterna que tem como principal finalidade a iluminação do interior da barraca ou para a varanda. Quem acampa sabe como é difícil enxergar as coisas, encontrar um pertence ou fazer uma atividade mais ampla com a luz de uma laterna focal convencional. As luminárias utilizam uma iluminação mais difusa com facho mais aberto que permite que se visualize tudo perimetralmente.

Os lampiões elétricos também fazem parte dos acessórios de iluminação difusa, assim como algumas lanternas cuja ponta se desliza revelando uma redoma circular para este fim e por isso que separamos esta seção que trata especificamente dos modelos de luminárias que foram feitas para iluminar toda a barraca ou acampamento.

Elas podem ser de lâmpadas comuns, mas hoje em dia a esmagadora maioria é mesmo de LED que consome menos bateria. Podem ser alimentadas por pilhas ou baterias recarregáveis e algumas possuem até mesmo os dínamos de recarregamento manual. Apesar de servirem para caminhadas, não possuem boa iluminação focal e nem a distância, sendo recomendadas apenas para a barraca, a extensão do acampamento ou pequenas caminhadas noturnas, como por exemplo a ida até o banheiro. Neste caso é até interessante para o caso de falta de luz ou queima já que poderá ser apoiada em alguma mureta ou pia e iluminar o ambiente de forma satisfatória.

 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”