MaCamp - O Mais Completo do Brasil, segundo a AMITur
 
Assim foi considerado o Portal MaCamp: “O Mais Completo site de campismo do Brasil” pela Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.

O Portal MaCamp vem há 14 anos fomentando o campismo através de seu imenso acervo sobre a prática e guia de campings. Trabalhamos diariamente em prol dos campistas e agradecemos muito a confiança e a consideração que todos têm com nosso projeto. Confira matéria abaixo:

Marcos Pivari

SOBRE CAMPISMO

Agradável acampamento por grupo de caravanistas.Os amantes de trailers e motor homes praticam o puro campismo, embora nem sempre o façam nos campings apropriados onde toda a infraestrutura é bem cuidada exatamente para recebê-los.
Pouco se falou a respeito, mas sabe o leitor quantos equipamentos desses entraram no Brasil durante a recente Copa Fifa? Pois bem, segundo nos informa o pessoal dessa área ingressaram por nossas fronteiras mais de 8.000 equipamentos de ‘caravanismo’, entre trailers e motor homes, sem contar as barracas.
Como declara o especialista Ronald Ataulo, Diretor Consultivo da AMITur: “- O Brasil precisa ouvir falar mais sobre o campismo, um meio de turismo barato e que proporciona um contato intenso com a natureza”, e ele conclui: “- Não é a toa que a modalidade é extremamente desenvolvida nos países do primeiro mundo”.

SUA HISTÓRIA

Historicamente, o campismo nasceu na antiguidade, em expedições militares, quando tropas completas se amparavam em tendas de tecidos ou peles de animais. A prática ganhou essência educacional em 1860, quando adotada como processo de ensino infanto-juvenil, até que em 1908 Baden Powel concebeu o escotismo.
Em tempos recentes, a necessidade de se buscar paz e tranquilidade longe dos centros urbanos gerou a procura de locais na natureza e, com o progresso da industrialização, passamos a ter as comodidades que nos dão os equipamentos respectivos.
Como ensina o “MaCamp.com.br”, o mais completo do Brasil, o campismo tornou-se essencialmente turístico e levou à criação de diversas associações. A maior delas é a Federação Internacional de Campismo e Caravanismo (FICC) com sede na Suíça.

NO BRASIL….

Modernos Trailers e Motor Homes dão suporte ao Campismo.O campismo no Brasil começa a ser implantado em 1910 pela marinha de guerra, que trouxe o escotismo para o país. Até a década de 1960 o campismo foi praticado de forma selvagem e somente em barracas, quando em 1964 surge a primeira fábrica de trailers do Brasil.
Após inúmeras dificuldades a produção ganhou terreno, até nasceram outras fábricas, e não demorou muito para que se unisse o veículo e o trailer a um equipamento só: Os Motor Homes, os quais, juntamente com os trailers, passaram a cruzar nossas estradas.
Apesar do código de trânsito de 1997 ter sacrificado muito o setor com exigências além da conta, mais o preço dos combustíveis, pedágios e falta de incentivo governamental, o campismo vai se equilibrando como pode, e já chega a ganhar novos adeptos. Afinal, que país melhor do que o Brasil para se desfrutar a natureza?

OS DEPUTADOS

Só para registro, dos 8 deputados que constantemente apóiam as ações do turismo no Estado de São Paulo, 7 deles entram com folga e um “bateu na trave”, mas que também assumirá em janeiro.

O CEU DE BROTAS

O Centro de Estudos do Universo, em Brotas. Além de todas as exuberantes atrações da Estância Turística de Brotas, a cidade tem um CEU diferente. É o Centro de Estudos do Universo, uma Fundação com excelentes serviços prestados. Aberto ao público em datas preestabelecidas – consulte antes (14) 3653-4466.
É um dos maiores complexos desse gênero no Brasil, e já atendeu milhares de interessados desde a sua inauguração em 2001.
As sessões multimídia são realizadas com recursos de computação gráfica e apresentadas por professores qualificados, permitindo uma melhor interação entre o público e os conteúdos compatíveis com cada faixa etária. Seus possantes telescópios permitem a você observar até os anéis de Saturno.

TURISMÓLOGOS

Saem os Bacharéis, entram os Turismólogos.
Assim especifica a nova Lei que trata do assunto e que precisa de uma correta regulamentação com urgência.
Na verdade, com Lei ou sem ela, as nossas prefeituras já têm procurado contratar os serviços de turismólogos cada vez em maior número, acabando com o antigo vício de pegar jejunos e despreparados para cuidar do turismo da sua cidade. Aleluia!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –07/10/2014)

fonte: http://www.amitur.org.br


 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."