Publicidade:
 

Você já deve ter ouvido falar muitas coisas ruins de acampar. “Perrengue, Chuva, Frio, Calor, Comer Mal, Mosquitos e etc.”. Tudo besteira! Questões relativas à natureza se solucionam com INFORMAÇÃO. Já sobre as oportunidades, só come miojo quem quer, só toma banho frio no meio do mato e só “dorme no chão” se quiser. Os mitos apenas distanciam as pessoas de uma das mais prazerosas formas de hospedagem e práticas de lazer. Não se deixe ser enganado.

Apesar do Brasil ter um potencial incrível para a modalidade, nosso país continental com milhares de quilômetros de litorais belíssimos, fantásticas maravilhas naturais e construídas pelo homem, chapadas, parques e reservas ecológicas, o campismo e caravanismo ainda sofrem com alguns mitos que são veiculados pela mídia ou pela cultura popular.

VIAJAR BARATO: Acampar PODE ser mais barato, mas também pode ser até mais caro do que ir para uma pousada. O que vale é o prazer de estar junto à natureza levando sua própria “casa” e gozando da liberdade de turismo e espaços no camping.

Publicidade:

SÓ COMER MIOJO: Não é preciso recorrer a comidas instantâneas para se alimentar bem, embora elas sejam igualmente práticas tanto no camping como em casa. Até mesmo para uma alimentação saudável há diversas receitas e ingredientes que dispensam o uso de industrializados ou enlatados.

BANHO GELADO: A grande maioria dos campings possuem chuveiros quentes em banheiros com sanitários e lavatórios, com apoios de lava-pratos e tanques. Banho gelado é só para quem busca (com muito gosto) o camping selvagem. O mesmo vale para as necessidades fisiológicas. “Fazer cocô no mato” não faz parte da realidade do campismo

DORMIR NO CHÃO: Para os amantes do campismo este é um quesito extremamente positivo. Mesmo assim existem equipamentos que transformam o colchão ou colchonete em verdadeiras camas, como macas desmontáveis ou colchoes infláveis com altura dupla.

CHUVAS E PERRENGUE: Chuvas acontecem em qualquer lugar, viagem ou modalidade de hospedagem. Bem preparado um campista se protege das intempéries com maestria e ainda conta com a diversão de estar junto com seus amigos e familiares sem estarem presos em um quarto.

MUITA TRALHA PARA LEVAR: Depois que de “pega” o jeito e o gosto pelo campismo, a tralha se torna algo automático e prazeroso na preparação da viagem. Os outros pertences, como roupas e itens de higiene pessoal são iguais aos demais tipos de hospedagem.

FRIO / CALOR: Mesmo nos locais mais frios, uma barraca pode acolher e manter quentinho o ambiente interno além de ser uma vivência sensacional. Lembrando que ventiladores e aquecedores fazem parte deste mundo.

ZOEIRA/BAGUNÇA/BARULHO: Acontece como em diversos locais e sempre é bom pesquisar e escolher os muitos campings cujas regras resguardam a paz e tranquilidade dos seus hóspedes.

INSETOS: Os insetos são parte da natureza e é ela que buscamos neste estilo de vida. Nossas barracas possuem telas mosquiteiras vedadas com zíper e os repelentes são itens indispensáveis. Aliás, os insetos estão em toda parte!!

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

8 COMENTÁRIOS

  1. eu so posso dizer uma coisa tenho 15 anos consecutivos de acampamento com a família, agora digo acampe primeiro e veja se pode reclamar, o maior prazer de quem acampa é fazer acontecer. comecei com uma barraca hoje tenho um trailer feito por mim, aonde me falta só o banheiro

  2. Tenho um canal no YouTube Casal sobre duas rodas , eu e minha mulher viajamos de moto e sempre acampamos .
    Existem muitos equipamentos para camping que são super portáteis , leves e pequenos .O negócio é investir em coisa boa !
    Invista numa boa barraca , num isolante térmico inflável e num saco de dormir que realmente seja quente .Esses são os itens essenciais !
    A maioria dos campings possuem tomadas de energia , iluminação , chuveiro quente e cozinha comunitária .
    Vá acampar e seja feliz em meio a natureza , tenho certeza que não irá se arrepender !

  3. Campings estruturados tem confortos que somente encontramos em hotéis… já fiquei em campings com restaurante, boate, supermercado, piscinas… hoje procuro ficar no meio do mato, junto a natureza, sem conforto algum, só pelo prazer de ouvir somente o canto dos pássaros e o barulho do mar… e digo somente uma coisa: não tem preço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Acampar é a vivência mais maravilhosa que alguém pode experimentar.Eu e meu marido acampamos pelo Brasil por + -20anos.Infelizmente tivemos que parar devido a enfermidade de meu marido ele tem doença de parkinson.A saudade é grande daqueles tempos.Éramos sócios do Camping Clube do Brasil são áreas organizadas.

  5. Eu amo acampar. Apesar de acampar pouco e não ter carro, levo o básico, para reduzir o peso. Portanto, acho desconfortável o dormir, por não ter e nem saber usar o colchão. Outro é o calor dentro da barraca. Clareou. já era. Nem acampo no verão por isso. Ouvi comentários que já existe barracas, que não passa calor. Não sei se existe de fato. Sempre fico em camping estruturado, mas gostaria muito de ter uma experiência no selvagem, devido uma pesquisa que li, sobre a terapia reconstrucional da melatonina.

  6. Algo interessante que destaco como dica é: se você não é muito familiarizado com camping, comece indo acampar com alguém que tenha no mínimo uma estrutura razoável, modéstia parte tenho experiância em camping e com essa “técnica” consegui trazer para o camping muitas pessoas que JAMAIS acampariam e hoje não vêem a hora de ir acampar. O importante é compartilhar a experiências e gerar uma experiência positiva principalmente no início.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!