Mosquiteiro
 

Mosquiteiros também são conhecidos como “telas” ou “tules”. Elas servem para proteger a barraca ou trailer dos indesejáveis insetos no acampamento.

Insetos são muito comuns no acampamento, porque é no meio em que eles vivem é que nós desejamos nos inserir: na mata e perto da natureza. Pernilongos se alimentam basicamente de seivas de plantas, sendo o sangue humano e de animais um prato diferenciado e atrativo. O Calor e luminosidade noturna também são fatores que atraem os insetos e é por isso que eles estão presentes no acampamento.

Para driblar o problema e deixá-los do lado de fora do abrigo, as barracas possuem telas mosquiteiras em suas aberturas (portas e janelas). Para este quesito característico das barracas se deverá observar de qual tipo é:

Tela Comum: Tela com uma trama similar aos mosquiteiros caseiros e “tules” usados em camas e berços de crianças. Este tipo de tela permite a entrada de insetos muitíssimo pequenos, porém permitem a circulação quase que total do ar ventilando a barraca. Indicação: Sempre que não houver micro-insetos picantes e houver excesso de calor. Este tipo de tela também permite a entrada de formigas “doceiras”, não tão comuns em acampamentos.

Tela No-seeum®: Tela de trama ultra densa que protege a barraca da entrada de qualquer inseto, mesmo os super pequeninos ou mesmo formigas doceiras. O fator “ventilação” deste tipo de tela é muito pequeno, já que ela praticamente anula a entrada de vento na barraca e não é indicada para locais de muito calor.

De forma geral, há marcas do mercado que colocam as telas densas como efetivas em privacidade, dificultando a visão de “fora para dentro’, porém isto se dá bilateralmente e por conta da falta de transparência. Mas assim como qualquer tela ou escurecimento de vidros, o efeito de se olhar de um lado para outro ficará condicionado à luminosidade interna e externa: Quando de dia, nada se verá de fora para dentro e de noite nada se verá de dentro para fora. Na última hipótese quem está de fora sempre verá quem está dentro se estiver a barraca iluminada, portanto tome sempre este cuidado ao se trocar.

Ideal mesmo seria a possibilidade de troca das telas da barraca de acordo com o local, ou mesmo possuir ambas para a escolha. Mas isto não está disponível no mercado. Em termos de sua pesquisa de equipamento, provavelmente as marcas apenas citarão o tipo de tela quando forem do tipo densas/no-seumm. Do contrário será do tipo normal.

Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."