Mosquiteiro
 

Mosquiteiros também são conhecidos como “telas” ou “tules”. Elas servem para proteger a barraca ou trailer dos indesejáveis insetos no acampamento.

Insetos são muito comuns no acampamento, porque é no meio em que eles vivem é que nós desejamos nos inserir: na mata e perto da natureza. Pernilongos se alimentam basicamente de seivas de plantas, sendo o sangue humano e de animais um prato diferenciado e atrativo. O Calor e luminosidade noturna também são fatores que atraem os insetos e é por isso que eles estão presentes no acampamento.

Para driblar o problema e deixá-los do lado de fora do abrigo, as barracas possuem telas mosquiteiras em suas aberturas (portas e janelas). Para este quesito característico das barracas se deverá observar de qual tipo é:

Tela Comum: Tela com uma trama similar aos mosquiteiros caseiros e “tules” usados em camas e berços de crianças. Este tipo de tela permite a entrada de insetos muitíssimo pequenos, porém permitem a circulação quase que total do ar ventilando a barraca. Indicação: Sempre que não houver micro-insetos picantes e houver excesso de calor. Este tipo de tela também permite a entrada de formigas “doceiras”, não tão comuns em acampamentos.

Tela No-seeum®: Tela de trama ultra densa que protege a barraca da entrada de qualquer inseto, mesmo os super pequeninos ou mesmo formigas doceiras. O fator “ventilação” deste tipo de tela é muito pequeno, já que ela praticamente anula a entrada de vento na barraca e não é indicada para locais de muito calor.

De forma geral, há marcas do mercado que colocam as telas densas como efetivas em privacidade, dificultando a visão de “fora para dentro’, porém isto se dá bilateralmente e por conta da falta de transparência. Mas assim como qualquer tela ou escurecimento de vidros, o efeito de se olhar de um lado para outro ficará condicionado à luminosidade interna e externa: Quando de dia, nada se verá de fora para dentro e de noite nada se verá de dentro para fora. Na última hipótese quem está de fora sempre verá quem está dentro se estiver a barraca iluminada, portanto tome sempre este cuidado ao se trocar.

Ideal mesmo seria a possibilidade de troca das telas da barraca de acordo com o local, ou mesmo possuir ambas para a escolha. Mas isto não está disponível no mercado. Em termos de sua pesquisa de equipamento, provavelmente as marcas apenas citarão o tipo de tela quando forem do tipo densas/no-seumm. Do contrário será do tipo normal.

Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • Rafael Guarda

    Marcos, bom dia! E parabéns pelo site e pelas informações. Quando criança meus pais me levavam junto com meus irmãos para acampar, as vezes inclusive “selvagem”. Paramos de acampar quando eu tinha uns 10 anos mais ou menos, ou seja minha experiência de camping é zero. Tenho uma filha de 2 anos e gostaria de iniciar alguns campings com ela.
    Sobre a parte de escolha do camping pra começar não tenho dúvidas e aqui no site existem muitas opções legais, que garantem uma estrutura boa, assim fica um pouco mais fácil de convencer a “patroa”.
    Meu maior problema agora é o mosquiteiro, principalmente pela minha pequena, tenho uma barraca que inclusive já montei algumas vezes dentro de casa, porém não sei qual é o nível de proteção de mosquitos dela, uma pergunta que me veio, você sugeriria a colocação de uma tela mosquiteiro por cima da barraca durante a noite, para evitar a entrada desses visitantes? Ou você acha que o calor seria infernal?
    Obrigado.

    • Marcos Pivari

      Olá Rafael. Satisfação. Acho q o mosquiteiro da barraca será suficiente. O cuidado maior fica em fechar logo q entrar. Há uma opção de gazebo com fechamento em tela também, mas deixaria pra oportunidade futura. Sem dúvida os benefícios do campismo para as crianças vão compensar de longe qualquer coisa como mosquitos q fazem parte da natureza. Acampemini muito….. Abraços