Motor-Home Miramar
Publicidade:
 

Turiscar MiramarO primeiro motor-home fabricado pela Turiscar foi o Miramar, pedido feito por um grande amigo do Seu Pedro, Sr. Valdomiro, em 1972. Ele sugeriu utilizar um chassi de caminhão pequeno (que poderia ser de Ford F-350, Chevrolet C-15 ou Dodge D-400), com a carroceria seguindo o desenho dos mais famosos motor-homes norte-americanos, mas com o estilo e acabamento peculiares da Turiscar…Forma desenvolvidas várias soluções, e o resultado você vê nas fotos acima, onde mostramos algumas partes da construção de um futuro Miramar, que em termos de espaço interno era equivalente ao tamanho de um trailer Brillant, acomodando de quatro a seis pessoas, tranquilamente… O caminhão era fornecido pelo cliente à sua escolha, e depois era removido todo o painel traseiro e parte do teto da carroceria, para assim acoplar a sua nova estrutura de trailer, sobre o chassi e cabine. A garantia do veículo passava a ser da própria Turiscar, com as revisões da parte mecânica fornecidas pelos fabricantes dos caminhões, pois nada era alterado além dos cortes na cabine de passageiros. Esse modelo fez muito sucesso, e acabou originando outros maiores, como o Solymar, montado em chassi mais comprido (geralmente Mercedes-Benz 608D), e consequentemente maior capacidade de passageiros e conforto. O interessante é saber que o primeiro Miramar construído foi batizado pelo Sr. Valdomiro com o nome de Mossoró, e o mesmo ainda existe, em perfeitas condições de uso e manutenção, nas mãos do Sr. Daniel, da cidade de Campo Bom, RS. Em breve faremos uma visita ao seu atual dono e traremos algumas imagens e mais estórias envolvendo esse grande produto Turiscar, que atualmente é o sonho de consumo desse seu escriba.

Colocando algumas fotos de um raro Turiscar Miramar construído sobre o chassi de um caminhão dodge D-400 a diesel, de fabricação 1976, que estava à venda há quase doisa anos atrás no Paraná, em perfeitíssimo estado de conservação e uso… Digo que é raro pois a grande maioria foi feita sobre Chassi Ford, e mesmo assim não foram tantos, creio que menos de 100 unidades, contando todos eles, o que os torna bem desejáveis nos dias atuais… Na verdade, o Miramar acabou sendo uma resposta indireta da Turiscar ao Karmann-Ghia Safári, que era montado sobre a carroceria e chassi da VW Kombi, e que tinha menos espaço interno. Já o Miramar podia abrigar confortavelmente de quatro a seis pessoas, contando não só com maior espaço, mas também mais opçoes de tamanho, marcas e modelos, além de definir quais motorizações poderiam ser usadas (gasolina, diesel ou mesmo álcool, depois dos anos 80). Atualmente o preço de um Miramar pode variar de 3o mil até uns cem mil reais, dependendo de suas condições de uso, estado e opcionais incorporados ao modelo.

Artigo escrito por Mário César Buzian / Matilde Scheid

Publicidade:

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!