Quem não se lembra das barracas e equipamentos de antigamente tão grandes e pesados que muitas vezes inviabilizavam as aventuras se não fosse de carro. Depois a tecnologia foi avançando em produtos mais compactos, leves e de estruturas e tecidos menos volumosos. Aí veio a era da “montagem prática” cuja necessidade de se atingir tempos mínimos no ato de armar o equipamento acabou trazendo alguma necessidade de volume de volta. As barracas pop-up são uma prova disso, assim como varetas de gomos mais longos que garantem menos conexões na hora da chegada. A próxima geração de equipamentos para camping traz uma nova filosofia e não deixa de lado a paixão e a curtição que o campista tem em manejar os seus “brinquedos”. Em detrimento disso, os produtos podem vir ainda mais leves e COMPACTOS para carregar na mochila e garantem uma montagem com mais alguns poucos minutos da maior curtição do aventureiro.

A linha SPACE que a Nautika está lançando traz esta tendência. Uma cama, uma cadeira e uma mesinha que agora podem figurar até mesmo a tralha de um montanhista. Sim, fazer um camping com conforto lá no pico onde só se chega a pé. Ao campismo familiar, significa menos espaço necessário no porta-malas. Quem sabe agora você conseguirá levar cadeiras para todos os membros da família. A Nautika fez questão de enviar ao MaCamp seus três itens que já se encontram em pré-venda no site oficial. Aqui estamos nós para testá-los.


CADEIRA NTK SPACE

Assim como os demais equipamentos, conta com estrutura de “duralumínio” – uma liga que combina o alumínio com cobre e magnésio e que possui uma elevada resistência mecânica. O único ponto fraco desse material seria no caso de pontos de solda, o que não existe na cadeira da nautika, podendo assim usufruir de todos os seus beneficios. Toda a estrutura da cadeira é encaixável. Ou de um tubo ao outro ou deles às peças plásticas que os agrupam. A bolsinha da cadeira mede apenas 35cm de comprimento e ao tirar o conjunto todo da estrutura, ela praticamente já vai se encaixando sozinha graças aos elásticos internos que não deixam nada se perder. Conectado o tubo central-horizontal nas duas juntas plásticas, é hora de girar o conjunto até dispor dos pés (menores) para baixo e os tubos do encosto para cima simetricamente. São quatro encaixes do tecido da cadeira nas pontas das varetas e pronto. Os 870g de cadeira suportam prometidos 100kg de peso. O conjunto possui uma flexibilidade que garante um conforto extra na posição do corpo.

O tecido da cadeira é de poliéster com bainha protetora nas bordas e telado no encosto e nas laterais. Possui pezinhos de borracha para proteção do piso. Para desmontar é mais fácil e rápido ainda e apenas dois volumes restam para guardar na bolsa: Estrutura e tecido.


MESA NTK SPACE

A estrutura de duralumínio também possui uma pintura que chama a atenção com um brilho especial. A mesa está dividida em três elementos e o primeiro a ser armado é o conjunto de pés pantográficos. A abertura será limitada pelas duas hastes soltas que se encaixam nas peças plásticas guiadas por um pino interno. O formato das hastes facilitam o serviço de juntar o tampo e logo a mesa está pronta para o uso. Engana-se quem pensa que o tampo é mole por ser de tecido pronto para guardar enrolado. Ela possui quatro hastes paralelas costuradas dentro do tecido e tudo fica bem esticado quando a mesa está armada. Aqueles 775g na bolsa de 58cm X 7cm garantem um belo apoio de 56cm X 48cm. Faltou apenas aquele porta-copos esperto.

Materiais: Estrutura de duralumínio e tampo de poliéster de alta resistência.


CAMA NTK SPACE

Nunca vimos uma cama de campanha tão compacta quanto esta. É certo que ela não tem grande altura àqueles que buscam uma ergonomia real, mas tirando os mais idosos, qualquer campista não se importará se sua preocupação for em estar isolado do chão. Seu corpo só toca no piso quando sentado. Deitado, todo o peso fica distribuído pelo tecido e suportado pelos anéis plásticos e nas hastes metálicas. O conforto é garantido.

A montagem é simples e poderá trazer alguma dificuldade apenas nas primeiras vezes. Primeiro é esticar o tecido e inserir as duas hastes mais compridas. As cores das varetas auxiliam nesta empreitada sem causar confusão. As hastes cromadas entram em uma bainha feita na medida. Agora é hora de montar as duplas de hastes inferiores, juntando cores diferentes para não haver equívoco com os encaixes. Os pares são encaixados nos furos dos anéis plásticos que, por sua vez são encaixados nos furos circulares do tecido da cama, na parte inferior. É preciso fazer pressão para arquear levemente as varetas e engatar os encaixes dos anéis verdes nas hastes longitudinais da cama.

Para garantir a compacidade do equipamento na bolsa de transporte, os anéis são encaixáveis formando um único volume que também serve para acomodar as varetas desmontadas. Aí é enrolar tudo no tecido e jogar dentro do saco de apenas 38cm X 12cm. A alça de transporte vai bem até no ombro.

A cama de poliéster de alta resistência promete suportar até 100kg em conjunto com seus pés fabricados em polímeros e sua estrutura de alumínio. Na sacola pesam 1,6kg e aberta a cama oferece 1,80m X 60cm. A altura do chão fica por conta dos 12cm de altura dos anéis.


OS TESTES:

Na verdade o tempo de montagem dos equipamentos nem é tão maior que os convencionais. Coisa de um minuto a mais no caso da cadeira, por exemplo, comparado com cadeiras dobráveis que são muito maiores no transporte. A leveza e a bitola das estruturas de duralumínio surpreendem. Nem dá pra acreditar que aguentam os pesos exercidos, mas deram conta sem problemas. Qualquer dificuldade encontrada na primeira montagem não deve ser guardada para a formação de sua opinião, pois certamente na segunda ou terceira você já estará craque. Montará de olhos fechados.  A intenção da linha Space, de ter equipamentos como uma cama e uma cadeira podendo ser transportados em volumes extremamente compactos foi alcançada com sucesso. No quesito leveza, a linha também tirou nota dez. SAIBA PREÇOS E INFORMAÇÕES NA PRÉ-VENDA.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela NAUTIKA que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews.  SAIBA PREÇOS E INFORMAÇÕES NA PRÉ-VENDA.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”