Níveis
 

Quem acampa de veículo de Recreação sabe: É preciso que o mesmo esteja bem nivelado para o correto funcionamento de tudo, principalmente geladeira, condicionadores de ar e vazão de box e ralos das pias.

Além da sensação de estabilidade, dos objetos bem repousados e outros fins, o correto nivelamento do trailer ou motor home vai muito além. Quando desnivelado, nem toda a água dos tanques poderá ser utilizada e depois a mesma pode ficar parada nas pias e piso do box do banho sem vazar para os ralos. A geladeira é um equipamento que exige um nivelamento para seu funcionamento e se agrava ainda mais se for da versão a gás. O Ar condicionado pode travar pela falta de drenagem ou então provocar uma goteira interna. Fora tudo isso, não se faz nada agradável a cama inclinada para um lado ou ainda um objeto não parar quieto na mesa ou no piso, não é mesmo?

Trailers e motor homes possuem diversos tipos e modos de se deixar nivelados. Trailers possuem sapatas de apoio que as vezes permitem alguns centímetros de ajuste e ainda contam com a bequilha regulável para facilitar no trabalho. Tocos de madeira podem ser utilizados para erguer um dos lados buscando a regulagem. Motor Homes já possuem 4 rodas distantes, onde podem ser calçados também por tocos de madeira ou por suas sapatas hidráulicas (ou macacos) garantindo maior comodidade e aferição. Mas em todos os modos é preciso saber se o veículo está no nível correto e é aí que entram os diversos tipos de níveis utilizados.

A maneira mais simples e barata de se aferir a horizontalidade do conjunto é com um nível de bolhas utilizados na construção. Com ele você precisará posicionar em locais conhecidamente planos em seu trailer tanto no sentido longitudinal quanto no sentido transversal. Este nível é encontrado em casas de materiais de construção e são baratos. Na hora da compra, a maneira de verificar se o aparelho está bem aferido é muito simples: Posicione-o em qualquer mesa ou apoio, independente destes estarem ou não nivelados. O segredo está na inversão do nível no exato local. Ele deverá marcar o mesmo nível de ambos os sentidos e, caso a superfície esteja desnivelada, deverá marcar a mesma distorção (para o mesmo lado) em ambas as posições. Se você inverter a posição do nível e este marcar diferente, significa que o mesmo está com defeito. A dica para medir o nível do trailer ou motor home está no local que será apoiado o nível de bolhas. Utilize sempre a mesma superfície que seja conhecidamente “nivelado”. Por exemplo uma pia de cozinha, a porta da geladeira e etc. Evite locais móveis como mesas ou superfícies que podem sofrer deformações (mesmo que mínimas) com o tempo…. como exemplo do piso do veículo que é geralmente em madeira e possui ondulações imperceptíveis a olho nu, mas que apresentam sim uma grande inconsistência. Exercite a observação ao longo de seus acampamentos para tirar os níveis destes pontos escolhidos na medida em que você julgar que aquele nivelamento se fez com sucesso.

Existem também os níveis de bolhas próprios para RV`s que possuem já dois conjuntos alinhados nos sentidos perpendiculares. Para estes, é simplesmente escolher um local conhecidamente plano e parafusá-lo em uma situação de equipamento nivelado e pronto. É só proceder as técnicas de nivelamento buscando a centralização de ambas as bolhas.

Existem também os níveis digitais com sensores e mostradores eletrônicos que fazem exatamente a mesma função das bolhas.

Outro equipamento muito útil é o Nível de Bolhas Externo, próprio para Trailers: o AccuLevel da Camco. Ele possui dois mostradores. O maior (tubo horizontal) tem maior tamanho para uma visibilidade de longe. Ao manobrar o trailer e possível enxergar a posição da bilha (bolinha de aço) de longe através do espelho retrovisor para escolher a melhor posição transversal do trailer no terreno ou ao subir calços nas rodas. Depois que se alcançou o nivelamento transversal, é hora de ajustar a horizontalidade longitudinal. Como o ajuste é feito pela manivela da roda da bequilha, você utilizará o mostrador pequeno que está logo acima do outro. Este de menor tamanho é facilmente enxergado para o nivelamento final.  Outro tipo utilizado mais nos motor homes é o Nível Valterra. Este possui apenas uma única bolha, mas faz a função daquele que possui duas bolhas. Fixado em um local próximo à cabine, facilmente é enxergado para os ajustes até a bolha parar na posição da marcação central. Ambos os níveis citados ficam previamente instalados e fixados no RV para que sempre garantam um fácil ajuste do conjunto.

Saiba que mesmo após o nivelamento na chegada, o piso do camping pode sofrer alterações e até mesmo os equipamentos de assentamento do RV, como sapatas de apoio, macacos hidráulicos, pressão nos pneus e mesmo o solo cedendo com umidade, temperatura e peso exercido. Refaça suas medições e mantenha sempre ajustado seu equipamento.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."