Os melhores campings do Rio - Veja - Ed. Abril
 

O suplemento regional da Revista Veja do Rio de Janeiro divulgou na semana passada uma listagem de campings do Estado.


Todos eles fazem parte do GUIA DE CAMPINGS MaCamp….


Confira…


De Visconde de Mauá a Cabo Frio, passando pelo Sana e Trindade, fizemos uma seleção com dez ótimas opções para você acampar no estado do Rio

por Ernesto Neves | 26 de Junho de 2013

 

Opção consideravelmente mais barata para viagens, e ótima forma de curtir de perto a natureza, os campings contam hoje com infraestrutura e conforto. Privilegiado pela natureza exuberante, o estado do Rio conta com opções excelentes tanto para quem deseja passar alguns dias na praia quanto para quem sobe a serra em busca do friozinho de inverno. O kit básico inclui saco de dormir, mochila e barra, assim como um isolante térmico. Não esqueça ainda de levar lanterna e edredom. Para enfrentar os dias chuvosos, há ainda a venda de lonas plásticas. Montadas sobre estruturas metálicas, encobrem com eficiência toda a barraca.
 
Para utilizar equipamentos eletrônicos, leve extensões elétricas com mais de uma tomada. Os dias mais amenos pedem ainda colchões infláveis cobertos por uma camada aveludada. À venda em lojas de departamentos, eles ajudam a manter o ambiente aquecido. Úteis, cadeiras de praia podem ser usadas para descansar e contemplar a natureza. Do litoral sul até a Região dos Lagos, passando pelas montanhas de tirar o fôlego da Serra da Mantiqueira, confira nossa seleção de melhores campings e ponha o pé na estrada.
 
Búzios – Camping Búzios
A menos de 20 minutos a pé da badalada Rua das Pedras, o espaço conta com cozinha equipada, bar e restaurante. Caso o viajante esqueça de levar algo, uma mercearia funciona como quebra galho e vende artigos como bebidas, enlatados, biscoitos e sorvetes. As crianças podem se divertir ainda ná área verde, que conta com um pomar. Preços a partir de 30 reais.
Onde: Via Alternativa, s/n, Ferradura. Tel. 2623-2500.
 
Cabo Frio – Dunas do Peró
Entre dunas de areia branquinha, lagoas e praias de mar translúcido, está localizada no bairro do Peró, a apenas doze quilômetros do centro de Cabo Frio. Trata-se de uma área de proteção, com mata atlântica remanescente e paisagens deslumbrantes. Há espaço tanto para barraca quanto para trailer e o camping conta com pontos de luz, banheiro com água quente, piscina, bar, restaurante, campo de futebol e de vôlei. As diárias custam 25 reais, caso o pagamento seja em dinheiro, e 30 reais, se for pago com cartão de crédito.
Onde: Estrada do Guriri, 1001, Bosque do Peró, Cabo Frio. Tel. 22-2629-2323, 22-9203-6335. E-mail: reservas@pousadadunasdopero.com.br
 
Ilha Grande – Acorde
Emoldurado pelo verde da densa mata atlântica e o azul da Praia de Palmas, conta com espaço para 60 barracas. Vindo da praia de Abraão, porta de entrada da ilha, é preciso caminhar por 40 minutos pela trilha T10. Quem preferir, pode também tomar um barco até lá. Além da infraestrutura com banheiros, piscina infantil e churrasqueiras, oferece passeios de barco para praias próximas, como Lopes Mendes. Diárias a partir de 20 reais.
Onde: Estrada Tenente José Francisco de Azevedo, s/n, Praia das Palmas. Tel. 21-7278-0721. E-mail amepalmas@hotmail.com.
 
Itatiaia – Abrigo Rebouças
Localizado a 2.500 metros de altitude, no Parque Nacional de Itatiaia, fica próximo ao Pico das Agulhas Negras. Nesta época, é comum as temperaturas despenquem a -5°C. Ao amanhecer, os campos cobertos pela fina camada de gelo proporcionam um espetáculo único. As reservas precisam ser feitas com antecedência mínima de 15 dias. Como a estrutura é mínima e as noites geladas, deve ser frequentada apenas por viajantes experientes. O parque cobra ingresso de 11 reais, e a diária custa mais 18 reais.  Reservas aqui.
Onde: Estrada Parque Nacional Km 8,5. Tel. 24-3352-1292.
 
Nova Friburgo – Caledônia
Na localidade de Mury, um dos trechos mais altos da cidade serrana, tem atrações nas redondezas como cachoeiras e restaurantes de comida caseira. Há espaços para esportes, sauna, e piscinas naturais, assim como duchas para refrescar. Diárias a 11,80 reais.
Onde: Avenida Hamburgo, 730, Parque Mury. Entrada no km 69 da Estrada Rio-Friburgo, a 2 km do início da descida da serra. Tel. 22-2542-2275.
 
Rio –  Clube do Brasil
Quem deseja ter a experiência de acampar nem precisa sair da cidade. De frente para a Praia da Macumba, na Zona Oeste, o camping Clube do Brasil está a 50 quilômetros do Centro. Ótima para surfe, a praia tem ainda orla com quiosques e opções gastronômicas próximas. Também conta com playground e quadras esportivas. Diárias a 25 reais.
Onde :Estrada do Pontal, 5.900. Tel. 21-2490-0584.
 
Sana – Art Café
Na propriedade cortada pelo rio Sana, há estrutura dotada de estacionamento e área de lazer. Fica a 20 minutos de caminhada da Cachoeira do Escorrega e a 40 minutos da Cachoeira Sete Quedas. As noites frias da serra acabam, frequentemente, em animadas rodas de violão e forró. Preços a 20 reais por pessoa.
Onde: Rua José de Jesus Júnior, 48, centro.  Tel 22-2793-2639.
 
Teresópolis – Quinta da Barra
A três quilômetros do centro da cidade, tem nada menos que 30.000 metros quadrados de área. Trata-se de um clube completo. Há piscina semi-olímpica, salão de jogos, quadras poliesportivas, sauna e salão de festas. Também conta com churrasqueira, cantina e salão de TV. Preços a partir de 20 reais.
Onde: Rua Antônio Maria, 100, tel. 21-2643-1050 e 21 9943-8392.
 
Trindade – Menina Flor
Estratégicamente posicionado a apenas 100 metros da Praia do Meio e a 50 metros de belas cachoeiras. Sua cozinha possui geladeira e fogão. Tem chuveiro com água quente ducha  fria para os dias de calor. Diárias custam 20 reais.
Onde: Rua Eufrasio do Carmo (Rua da Cachoeira) s/n°. Tel. 24-3371-5143.E-mail: meninaflorcamping@yahoo.com.br.
 
Visconde de Mauá – Fazenda Santa Clara
Na estrada que liga as duas principais cidades da região – Maromba e Maringá, o espaço de 6000 metros quadrados encontra-se em um vale cercado por montanhas. A paisagem é dominada por araucárias, árvores típicas de regiões mais frias do país. À disposição dos visitantes estão cachoeiras e piscinas naturais próprias. A hospedagem também conta com lanchonete, bar, mesa de sinuca e churrasqueira. Diárias de 20 reais por pessoa.
Onde:  Estrada Maringá – Maromba, Km 1. Tel. 24-3387-1508, 21-2437-2866 e 21-9955-8878.

 

fonte: http://vejario.abril.com.br/especial/melhores-campings-rio-de-janeiro-745072.shtml


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”