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Em todos estes anos servindo e fomentando o campismo, o site MaCamp recebia diversas reclamações sobre a prática de pagamento antecipado das diárias em estabelecimentos campistas. Geralmente as reclamações chegam quando o camping não possui boas instalações, serviços ou atendimento às regras.

Não são incomuns casos em que o campista sequer pode verificar as condições do estabelecimento, mesmo que sejam os banheiros e local de montagem de equipamentos. Também há muitos casos em que o cliente paga adiantado e após verificar as condições adversas ou casos em que regras de silêncio e organização não são cumpridas, dão meia-volta e têm seu pedido de estorno negado.

Infelizmente o site MaCamp nada pode fazer a respeito da cobrança, porém mantém para cada estabelecimento cadastrado no guia, um campo de avaliações, onde os campistas expõem suas experiências que poderão auxiliar os aspirantes a não passarem pelos mesmos problemas, ou até desfrutar das vantagens apontadas.

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A justificativa mais comum dos campings que praticam a cobrança antecipada é a alegação da existência de clientes que saem sem pagar. Muito justo, desde que honrem a devolução caso o campista fique menos tempo do que previamente acertado.

Entende-se que se o estabelecimento possui local cercado com controle e segurança de seus únicos acessos não devem temer tais acontecimentos, já que seria difícil do campista titular do cadastro da “família” esvair-se sem perceber que o mesmo carregue seu equipamento e pertences. Da mesma forma que hóspedes de hotéis e usuários de restaurantes.

O que se vê é a presença de diversos campings em péssimas condições e que não cumprem com o que prometem em suas características. Destes que exigem o pagamento adiantado, muitos evidenciam a falta de zelo, segurança e asseio aos equipamentos comuns. Também se negam a devolver a quantia dos dias em que não foram passados, descumprindo qualquer lei do consumidor.

Para estes casos, seguem alguns conselhos do MaCamp para lidar com tais situações:

1- Prefira sempre os campings que não praticam a cobrança antecipada.
2- Cite as leis do consumidor e exija ao menos a vista da área acampável e banheiros.
3- Questione o representante o camping sobre as regras, principalmente de segurança e silêncio e avise-o que caso vá embora requererá o dinheiro de volta.
4- Para pagamentos adiantados, eles sempre perguntam quando irá embora. Diga sempre que ficará somente um dia. (Deixe que eles venham todos os dias renovar as diárias). Em caso de pacotes, não estenda a previsão.
5- PAGUE EM CHEQUE!!! Será a única maneira de reservar seus direitos. De preferência não aponte a sustação, apenas tente registrar ao máximo os erros do estabelecimento. Suste o cheque após sair e deixe que o próprio camping venha atrás de você.
6- Caso ache necessário, registre boletim de ocorrência em uma delegacia para evitar problemas de protesto do cheque. Aproveite e envie seu caso ao MaCamp, junto até do B.O. Nós publicaremos (com prazer) o seu caso que se tornará notório a toda a comunidade campista.
OBS: Seja justo e reflita. Tome as posições acima apenas se o camping não cumpriu com o que deveria. Pague o que julga ter utilizado.

O MaCamp defende o campismo com alma……


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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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