Vista do mirante das mangabeiras | Foto: Ribamar Santos - gesto.to.gov.br
 

A área do Parque Estadual do Lajeado cobre uma superfície de 9.931 hectares. A Unidade de Conservação foi criada em 2001 e tem como objetivos proteger a fauna, a flora e os recursos naturais, de maneira a garantir o aproveitamento sustentado do potencial turístico.

Nos últimos meses a equipe de servidores da Unidade, trabalhou na abertura de 5 Km de trilhas, além da revitalização das trilhas existentes, merecendo destaque o trabalho realizado na trilha “Brejo da Passagem” próxima ao viveiro de mudas do PEL

Visando contemplar o principal objetivo de criação do Parque Estadual do Lajeado (PEL), os servidores da Unidade de Conservação (UC) estão implantando uma estrutura de visitação para que o público possa desfrutar do ambiente puro e aconchegante proporcionado pela natureza.

Nos últimos meses a equipe de servidores da Unidade, trabalhou na abertura de 5 Km de trilhas, além da revitalização das trilhas existentes, merecendo destaque o trabalho realizado na trilha “Brejo da Passagem” próxima ao viveiro de mudas do PEL, onde foram construídas três pontes e duas áreas para descanso, proporcionando mais segurança e comodidade aos visitantes.

“Por se tratar da iniciativa da própria equipe da U.C, a estrutura de visitação é bem rústica. Mas é importante que os visitantes façam o agendamento das visitas previamente. Os interessados em conhecer a Unidade devem entrar em contato através do e-mail do parque pel@naturatins.to.gov.br, ou ligar para a diretoria de biodiversidade no Naturatins no telefone (63) 3218-2660”, informou o Inspetor de Recursos Naturais, Lyon Cardoso de Oliveira. As visitas ao Parque Estadual do Lajeado ocorrem de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

O próximo passo para a revitalização da trilha será a implantação de área de camping, ocasião que os visitantes poderão se alojar com mais comodidade. O acesso ao Parque do Lajeado está localizado no Km 32 da TO-020 que liga Palmas, ao município de Aparecida do Rio Negro.

SOBRE O PARQUE:

O Parque Estadual do Lajeado tem como objetivo principal proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológica, e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas. Foi criado pelo governo Estadual, através da Lei n° 1.244, em maio de 2001 e fica a cerca de 32 Km da Capital, pela estrada de Aparecida do Rio Negro.

A área do Parque Estadual do Lajeado cobre uma superfície de 9.931 ha, disposta irregularmente na quadrícula ente os paralelos 10º00’ a 10º11’ e latitude Sul e os meridianos 48º10’ e 48º19’ de longitude Oeste, toda circundada pela da APA Serra do Lajeado.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."