Um assunto permanente no mundo dos reboques e trailers é a questão do Pêndulo. Quem reboca principalmente trailer já ouviu falar ou mesmo teve a experiência traumática de vivenciar um pêndulo. De repente, em velocidade mais elevada o conjunto começa a sacudir de forma aterrorizante. Você sente o trailer balançar em um movimento repetitivo (pendular) que parece que só aumenta. O pêndulo é um efeito de desequilíbrio de todo o conjunto, mas o mais importante é que pode ser iniciado por questões surpresas, como passar em um buraco ou degrau na pista ou mesmo ser ultrapassado por um caminhão muito grande. Mesmo que na prática a frenagem seja a pior escolha é difícil naquele momento ter a cabeça fria para acelerar até que o pêndulo diminua para então sim diminuir a velocidade do conjunto. Portanto a cautela quanto à velocidade nas estradas é tão fundamental quanto o cuidado com a distribuição de peso no reboque.

No video acima, um ensaio técnico demonstra claramente as causas pendulares quando temos excesso de peso na traseira e quanto uma distribuição de peso um tanto maior sobre a bequilha pode auxiliar nesta empreita. No MaCamp temos alguns links {link 1} e {link 2}que abordam a questão do pêndulo e em nosso fórum mais algumas discussões bastante pertinentes.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”