Coluna de Rafael C. Xavier: Ola pessoal estamos de volta dessa vez falaremos do planejamento e os detalhes que devem ser observados na compra do lendário Trailer. Muitas pessoas que acompanham a coluna tem me perguntado qual o melhor planejamento a fazer na hora de observar e negociar o trailer.

Existem diversos itens a serem observados e irei explicando cada item e o seu determinado procedimento de manutenção. Todo mundo que sonha em ter um trailer quer tentar realizar o negócio o mais rápido possível, alguns fazem o negócio pelo impulso e acabam esquecendo de verificar os detalhes e logo já saem para viajar. Muito cuidado! O trailer se estiver fora de manutenção pode causar graves acidentes!

É necessário cautela e organização para comprar um trailer e saber o que será preciso reformar ou fazer a manutenção básica. Saber usar o carro certo para tracionar também é essencial.

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Muitos dizem que a partir de 1.5 já é o suficiente, porém é necessário averiguar o ano do carro e a verdadeira potência do veículo. O ideal seria a partir de 1,5 -16v pois da um pouco mais de força ao motor. Não esqueça de um engate de bola reforçado, com capacidade de tração que exceda o peso do trailer e com peso máximo sobre a bola do engate superior ao peso verificado na bequilha do trailer.

Vou começar com um item essencial que são os Pneus. Algumas pessoas pensam que os pneus do Trailer devem ser iguais aos dos carros. Errado, os pneus devem ser “8 lonas”. Porém uma dúvida constante e recorrente sobre trailers é sobre Pneus e Rodas. Qual utilizar? Porque os pneus formam uma barriga tão grande nos trailers?

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A resposta está no peso deles. Principalmente nos de um eixo(o trailer mais procurado atualmente). Geralmente o peso real do trailer já é bem maior do que o declarado na plaqueta. Daí voce coloca em cima o peso dos acessórios, equipamentos, eletrodomésticos, violão, engradado de cerveja, carne pro churrasco, carvão, churrasqueirinha portátil, cachorro , gato , papagaio, pertences pessoais e por último os mantimentos. Pronto, agora o trailer pode ter quase ou mais que o dobro daquele peso mínimo. Trailers de um eixo podem facilmente passar dos 1.000kg e vendo por este lado, pesam tanto quanto um carro popular, só que apoiados em apenas 2 rodas.

Por isso a maior atenção deve ser dada aos pneus e também ao freio automático do trailer.
2 itens que devem ser revisados a cada viagem além da suspensão. Muita atenção nesses itens para não estragar sua viagem.

trailer-sala-fonte-webcamping-com-brMesmo os trailers de 2 eixos também passam por isso, principalmente os maiores modelos. Além do perigo de estouro, trailers costumam fechar mais nas curvas, aumentando a chance de choques laterais com as guias e degraus nas pistas. Por esta razão que os pneus mais indicados para trailers são os de CARGA, que possuem geralmente 8 lonas e laterais mais resistentes. Evite sempre de improvisar ou “injambrar” uma peça ou alguma manutenção, faça o correto mesmo que saia mais caro e você tenha pouco dinheiro. Ás vezes é preferível acampar no quintal de casa com o trailer do que ficar empenhado no meio do caminho.

Lembrando que a compra de um Trailer é um sonho realizável para todos, mesmo que tenha dificuldade financeira ou precise aumentar sua renda para realizar, sempre estude a estratégia que montei no blog para ajudar na realização do negócio–>> https://montanhacamping.blogspot.com.br/2016/09/estrategia-para-aumentar-sua-renda-e.html

 

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Colunista: Rafael Cortes Xavier

Rafael Cortes Xavier é hoteleiro, músico, radialista e relações públicas. Pratica o campismo a mais de 25 anos. Nascido em Porto Alegre, pesquisa o campismo no Brasil , Europa e America Latina. Trabalha atualmente na recepção de Hotel ,diretor de Rádio e músico tocando em bares do sul do Brasil. Tem muita experiência em campings, pousadas e hotéis do Rio Grande do Sul, Uruguai e Santa Catarina. rafaelmacamp@gmail.com

  • José Adauto de Souza

    Já existem no mercado pneus de 12 lonas, mais reforçados. O Direction cargo da GoodYear é um dos indicados. Muito importante ao comprar um trailer é observar o que não está visível, principalmente suspensão/freios e longarinas/ponta de lança. Após comprar um trailer, antes da 1a viagem, faça uma revisão na suspensão/freios e verifique o estado da longarina/ponta de lança. Temos vários registros de trailer que ao voltar para a estrada quebraram a ponta de lança (longarina enferrujada) sds campistas

  • MaCamp

    Olá Pessoal. tivemos algumas críticas nas redes sociais. Conforme Consta em nossa seção, este é um artigo de um colunista, onde damos total liberdade de redação e opinião. Por isso é importante utilizarmos os campos de comentários no final da matéria para nos expressarmos. No caso do próprio Site MaCamp nós defendemos que não há toda esta limitação de motor para reboques. (consultem nossas seções). Marcos Pivari

  • carlos magnago

    Olá Rafael,
    Estou iniciando essa caminhada de realizar o sonho de adquirir um Trailer. Suas informações são de muita utilidade e estou buscando percorrer todo o site para melhor me posicionar. A principio penso em um KC 540 ou similar, pois sou eu a esposa e uma filha (talvez com o agregado). Já “namorei” alguns no Mercado Livre, OLX e nas empresas Apolo, Rody e Itú. Vou, aos poucos, me familiarizando com esse novo mundo. Parabéns pela matéria.