Pneus de trailers não são iguais dos carros. Pelo menos não dos veículos de passeio.

É importante entender que o trailer é um veículo pesado. Proporcionalmente o pneu acaba suportando mais peso de forma individual que os carros de passeio que contam com quatro deles. Tanto no caso de trailers de um só eixo, quanto nos que possuem dois, já que o peso deles é muito maior.

Resumidamente os trailers utilizam pneus de “carga”, desses utilizados em caminhonetes pequenas ou vans, como a Kombi. As classificações variam entre “C” e “D” (classes de peso de carga). Se quiser ficar totalmente tranquilo, utilize os pneus de classe “D” que aguentam maior peso e consequentemente menor chance de estrago.

Geralmente a dúvida do caravanista é exatamente o que aconteceria com um pneu comum de veículo de passeio no trailer. A princípio nenhum problema, mas verificar-se-ia que mesmo com uma pressão extremamente elevada, a banda do pneu ficaria baixa, como se o mesmo estivesse murcho. Com a pressão normal, o pneu murcho traria estragos na roda e correria o risco de ser cortado, já que uma “barriga” estaria para fora de seu curso. Com uma pressão grande demais, o mesmo poderia estourar, sendo que aquela “barriga” ainda persistiria. Além de muitas outras conseqüências conhecidas por todos.

Cuide de seu pneu. Ele é a garantia de sua tranquilidade na viagem, segurança sua, de sua família e dos demais motoristas que dividirão a estada com você.

Marcos Pivari

 

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CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”