Postos p/ Pernoite de RVs
 
Opinião MaCamp:

Uma das grandes vantagens de se viajar de veículo de recreação, seja trailer, motor home ou camper é a vantagem de poder interromper a viagem para descanso ou pernoite utilizando-se de uma vaga ou local de estacionamento. Isto porque um RV dotado de certa independência (energia de baterias e água para uso e banho) poderá acolher os ocupantes durante um pernoite sem que se ocupe mais do que a vaga do próprio veículo em um parqueamento.

Não é incomum vermos campistas caravanistas que pernoitam em postos de combustível, assim como fazem os caminhoneiros que se instalam em suas boléias para dormir o sono dos justos de maneira prática e não onerosa durante suas viagens. No RV o campista ainda conta com a vantagem de possuir todas as instalações internas, além do banheiro para um banho “em casa”.

COMPORTAMENTO

É importante que o campista compreenda que o ato de pernoitar em um posto de combustíveis, mercados, restaurantes e qualquer outro estabelecimento que o PERMITA deve ser encarado apenas como uma PARADA ESTRATÉGICA PARA DESCANSO e não como uma maneira de economizar em campings.

Um Veículo de Recreação foi concebido para possuir uma mínima independência temporária, de água e energias (eletricidade e gás). Portanto faça uso delas não exigindo do estabelecimento quaisquer elementos externos, como tomada de luz, por exemplo. No caso de postos de combustível é comum a disponibilidade de torneiras de água resolvendo o problema de não trafegar com a caixa cheia.

Portanto siga mínimas regras de cidadania para que tais práticas não sejam podadas pelos estabelecimentos que hoje não se opõem:

– Ao chegar no local, peça ou ao menos avise de sua intenção. Se necessário explique que não precisará mais nada do que a vaga do veículo.

– Caso haja disponibilidade, encha a caixa de água do RV. Não exija a ligação direta da mangueira.

– Não exija tomada de luz ao menos que exista tal oferta. Lembre-se de que você está em um veículo projetado para ter ao menos uma noite de energia nas baterias e gás para aquecimento de água e fogão.

– Não despeje água servida no pátio do local. Se seu veículo não possui caixa de água servida, procure uma vaga que esteja próxima a um ralo ou canaleta e que esta não escorra por local visível. NUNCA despeje detritos no local.

– Não deixe de PRESTIGIAR o local que você está aproveitando. ABASTEÇA no posto, faça compras e refeições no estabelecimento que te acolhe. Não abuse e nem aproveite para obter custo zero às custas de outrem, já que o local é um comércio privado e não tem obrigação alguma de ceder nada gratuitamente.

Seguindo todas estas recomendações você certamente estará contribuindo para que tal prática não seja prejudicada. Policie seus colegas campistas. Aconselhe. Ainda há caravanistas que acham que o local tem obrigação de ceder luz elétrica e outros elementos. Cortesia se conquista… não se exige.

Marcos Pivari


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”