Olá pessoal estreando a minha coluna aqui no Macamp falando hoje sobre o Camping Parque da Cachoeira- Canela-RS

Um lugar calmo, limpo e com atrações muito legais para quem gosta de trilhas e ver lugares especiais. Além disso, tem uma área muito boa para camping e durante o verão dá para tomar banho em uma piscina natural que se forma em uma cachoeira.

Indicado pra quem quer curtir Gramado e Canela e ao mesmo tempo ter paz e tranquilidade em meio à natureza. Nas cabanas e apartamentos quartos simples, porém aconchegantes, vista deslumbrante, barulho de cachoeira, rios e piscinas naturais, trilhas ecológicas e esportes/aventura tudo no mesmo lugar. Ótimo atendimento e bom custo-benefício, só a alguns poucos km de Canela (10 km de estrada de chão, em  estado regular).

CONFIRA AQUI AS SUAS COLUNAS

Um dos meus locais preferidos para acampamento, com excelente infra-estrutura de camping. Estrutura ideal para acampamento com barracas e pequenos reboques. Com várias mesas e churrasqueiras externas (não cobertas em caso de chuva), sanitários amplos, chuveiros com central a gás, tanques para lavar roupas, pias para lavar louças, água potável e luz elétrica 220V, com tomadas em diversos pontos da área que também já possui iluminação a noite.

Possui ainda opções de cabanas e apartamentos. Acomodações no estilo rústico e equipadas com TV, chuveiro a gás de aquecimento, cozinha mobiliada (geladeira, fogão a gás, acessórios básicos para cozinhar), ventilador, roupas de cama, banho, cobertores e com estacionamento interno junto ao Parque.

As cabanas e os aptos também possuem lareira ou aquecedor a óleo para o período de inverno.

Os valores das cabanas e aptos são os mesmos, mas podem variar conforme o número de pessoas.

Capacidade para 2 até 4 pessoas por acomodação.

O café da manhã é servido das 8:30h às 10:00h na recepção do Parque e já está incluso no valor da diária para os hóspedes das cabanas e aptos com variado buffet de pães, bolos, frutas, geléias, sucos, etc.

Atenção: A lenha para as lareiras não está inclusa no valor da diária e é vendida separadamente.

A temperatura média no verão é de aproximadamente 32ºC ao meio dia e no inverno varia entre  2ºC a 21ºC.

A cachoeira é lindíssima e forma um belo cenário com a ponte do Passo do Inferno. Trilhas bem sinalizadas e de fácil acesso. Já visitei em torno de vinte vezes e pretendo ir muitas vezes ainda.

Esse lugar é incrível. Mostra o quanto a natureza é generosa. Para chegar até o parque, é necessário andar alguns km em estrada de chão, e em certo ponto da estrada você já começa a ouvir o barulho da água e se depara com um lindo visual, vale a pena parar o carro e conferir. No final da tarde, no por do sol é mais bonito ainda. Na entrada do parque já se vê a linda cachoeira, um enorme rio, e uma linda ponte de ferro.

Os esportes aventura são também SUPER CABO AÉREO (Gaiola + Tirolesa):

PÊNDULO (salto na  ponte):

O Pêndulo é ideal para grupos

RAPEL da Gaiola 50m:

RAPEL da Cachoeira 35m:

CURSO DE RAPEL OU ESCALADA – Valor por pessoa:

FILME DE AVENTURA:

– Atividades de Aventura, dentro das normas de segurança, exigem um atendimento especial. E por isso devem ser agendadas para a devida organização e controle. Qualquer pessoa, mesmo sem experiência, poderá participar;

O lugar é limpo, organizado, tranquilo e espetacular… As cidades de Canela e Gramado oferecem muitas opções de lazer, mas essa é bem diferente. Como ainda é pouco visitado por turistas, o lugar é muito limpo e preservado… Existem trilhas e opções de esportes radicais.

O Parque da Cachoeira oferece um local tranquilo para quem deseja estar em contato com a natureza, mas sem perder o conforto, pois além do camping, conta também com apartamentos ou cabanas para os seus frequentadores. O serviço é bom e todos tratam os hóspedes de forma muito cortês.

A paisagem é muito bonita e para quem quer se aventurar existem trilhas, banho no rio, esportes na natureza e lugares para fotos inesquecíveis. O acesso é razoável, necessitando passar por um trecho de estrada de terra batida, mas que está em ótimas condições, só não tem iluminação, portanto para a primeira vez, convém chegar mais cedo e aproveitar a luz do dia. Apesar disso, esse trecho é facilmente realizado em menos de 20 minutos.

O café da manhã é simples, mas bom. As cabanas têm mobília e geladeira, então é possível cozinhar algo no fogão(é bom confirmar se a sua cabana tem o fogão e forno, ou só o fogão). A geladeira é boa e tem um pequeno congelador. Existe a opção de fazer um churrasco ao ar-livre nas churrasqueiras próximas às cabanas. No verão é possível se banhar no rio em um determinado trecho próprio para isso. A água do banho atinge temperaturas mais altas para o inverno, então não existe a preocupação em sentir frio. Existe a possibilidade de comprar lenha para a lareira, que fica na área da cozinha, ou então solicitar lençol térmico.

Um parque maravilhoso, com cachoeira, trilha e esportes de natureza. São várias opções de hospedagem, entre camping, apartamentos e cabanas. Fiquei em um quarto com lareira, em uma noite de muito frio.

Já o visual, o silêncio da noite e a possibilidade de se fazer uma trilha noturna em segurança, ou simplesmente de ficar conversando e curtindo a cachoeira, compensa a distância do centro de Canela, que é em torno de 10km. A estrada é em chão batido, o que não o torna um local prático de ir e voltar toda a hora. Mas os preços são atrativos e há, também, opção de alimentação no pequeno restaurante.

O Parque fica retirada do centro, o que já torna o caminho uma aventura, ao passar por uma estrada de chão batido, que reserva uma paisagem espetacular (dá uns 20min a 30km/h). Ao aproximar-se do Parque já se chega na ponte de ferro, que merece uma parada e várias fotos. Entrando no Parque, que possui uma ótima recepção e orientação, você pode seguir para a hospedagem, cabanas ou área de camping. Já ficamos nas duas, sendo que ambas são excelentes. As cabanas são ótimas, com toda estrutura, realmente muito boas. O camping é com certeza um dos melhores do sul. Ainda mais agora que limitaram o número de campistas por dia, o que aumenta conforto, área exclusiva, segurança, silêncio. Geralmente o pessoal que frequenta o camping é muito tranquilo.

Fácil de fazer uma amizade por lá. Também, é difícil não estar de bom humor lá no Parque. O local é maravilhoso. Os pontos que mais me agradam no camping sao o próprio local do camping (bem arborizado – uma lona vai bem para proteção contra eventuais galhos), o banheiro sempre limpo (com chuveiro a gás!!! melhor que em casa) e as sensacionais cachoeiras e piscinas naturais. Gostamos mais de tomar banho nas piscinas da parte baixa, perto da ponte. De forma geral, é um local com infra-estrutura completa, limpo e calmo.

Dica de quarto: Para aqueles que acamparem, indica-se escolherem sempre área mais plana, já perto de alguma churrasqueira…

Lembra muito os Parques americanos como Yosemite-USA, organização e regulamento de primeiro mundo.

Obrigado pessoal e até a próxima

CONFIRA AQUI AS SUAS COLUNA

 

COMPARTILHAR
Colunista: Rafael Cortes Xavier
Rafael Cortes Xavier é hoteleiro, músico, radialista e relações públicas. Pratica o campismo a mais de 25 anos. Nascido em Porto Alegre, pesquisa o campismo no Brasil , Europa e America Latina. Trabalha atualmente na recepção de Hotel ,diretor de Rádio e músico tocando em bares do sul do Brasil. Tem muita experiência em campings, pousadas e hotéis do Rio Grande do Sul, Uruguai e Santa Catarina. rafaelmacamp@gmail.com