Reportagem sobre Cuidados no Motor Home - Por EXTRA. GLOBO
Publicidade:
 

Nosso amigo, campista e profissional da indústria caravanista Igor Severien, em entrevista ao extra.globo respondeu algumas perguntas para o tema “Cuidados Especiais no Motor Home”.

 

Confira abaixo:

Publicidade:

Com sistemas de iluminação e tanque para dejetos, trailer e motor home exigem manutenção de profissional.
 

Banheiro

Como funciona o sistema sanitário e de esgoto dos trailers e motor homes? 

Os veículos têm dois tanques na parte de baixo, um para dejetos do banheiro e o outro para detritos da cozinha. Para limpar o local, usamos um produto que dilui a sujeira e a transforma em líquido, o que facilita o descarte na rede de esgoto. Diariamente, aconselho a limpeza com cloro, pois aquele produto azul que costumamos ver em filmes contém formol, substância que agride o meio ambiente. Além disso, é fácil encontrar o cloro em qualquer loja de produtos para piscinas. Uma embalagem do produto, com um litro, custa menos de R$ 20 e dura mais de 15 dias.

 

Descarte

Onde esses veículos fazem o descarte de seus resíduos? 

Na rede de esgoto e em alguns postos de gasolina, ao longo da estrada.

Umidade e mofo

Como evitar mofo e umidade? 

As canalizações de água devem ser inspecionadas sempre, pois qualquer furo, mesmo que pequeno, pode fazer um grande estrago. Por isso, chame um profissional para fazer os reparos. É preciso verificar e consertar janelas danificadas ou frágeis, além dos lacres de ventilação. Anualmente, devem-se inspecionar as paredes e os telhados para verificar se há problemas, como água retida. No caso da umidade, ela pode ser controlada na cozinha e no banheiro, com o uso de ventiladores.

Água

Como funciona o sistema hidráulico dos veículos? 

O motor home e o trailer já vêm com um sistema hidráulico de fábrica. Ele pode ser conectado diretamente a uma torneira externa, assim como ocorre com o aquecedor a gás desses veículos. Neles, existem também um tanque para armazenar água, com capacidade de 300 litros a 500 litros, e uma bomba de 12 volts, automática, que abastece o banheiro e a pia da cozinha.

Fonte: http://extra.globo.com


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!