Reportagem Sobre Motor Homes na Folha Vitória
 
Sob o título de “Motor home são verdadeiras casas sobre rodas” a Folha Vitória disseminou um pouco mais este estilo de viver e viajar do caravanismo.

Confira abaixo a reportagem na íntegra.

Motor home são verdadeiras casas sobre rodas

Publicado às 6:27 | Postado por Doriene Moraes – 14/04/2014

Quem nunca pensou em pegar uma estrada meio sem rumo, sem precisar fazer reserva em hotel, parando no lugar e na hora em que quisesse? Os motor homes oferecem essa liberdade, pois são verdadeiras casas sobre rodas.

Os motor homes podem custar de R$ 50 mil até R$ 600 mil, dependendo do veículo utilizado e do tamanho, e são preparados sob encomenda. A entrega demora cerca de seis meses e, normalmente, o proprietário vai até o local buscar e já sai de lá viajando.

Entre os equipamentos que o Iveco Daily oferece estão: refrigerador duplex; micro-ondas 30 litros; dois fogões com dois queimadores (cooktop), interno e externo; depurador para o fogão interno; condicionador de ar de teto centralizado; home theater com DVD, radio, USB; além de três televisores de LED de 26 polegadas – para a sala, quarto e área externa.

Embora esses motor homes já venham prontos, com móveis e eletrodomésticos, também é possível dar seu toque especial e fazer sua própria decoração. A arquiteta Luciana Corrêa sugere que os móveis sejam retráteis, pois, assim, uma cama ou uma mesa podem liberar espaço para outras atividades enquanto não estiverem sendo usadas. Ela explica que a ferragem para esse tipo de mobiliário costuma ser específica.

Outra tendência, na opinião de Luciana, são os adesivos, que decoram e não ocupam espaço. “Procure usar móveis que, apesar de bonitos, não tenham muitos detalhes para não exigir muita manutenção e limpeza. Esse tipo de local é para ser usado em viagens, férias e não deve ocupar seu tempo”, alerta.

Ela recomenda que as cores sejam usadas com cautela, mas sem deixar o ambiente neutro demais, pois pode ficar impessoal. Nos quartos, uma boa dica é a cama com gavetas embaixo. “Usar o mesmo piso em todos os ambientes trará a sensação de amplitude”, diz Luciana. Além disso, ela recomenda que as principais necessidades e hábitos sejam listados antes de decorar o ambiente. “Se não costuma levar muitas pessoas, não sobrecarregue o local com muitas cadeiras, camas etc. Neste caso, o menos é mais”, ensina.

Para quem tem curiosidade sobre como é o dia a dia a bordo do motor home, saiba que eles contam com reservatório de água, que pode variar de 100 litros a 1.000 litros, na média. Tem bomba de água nas torneiras, aquecedor para fornecer água quente para o banho ou para lavar louça e para cozinha.

O arquiteto Augdan de Oliveira Leite afirma que, quando se compra um motor home novo, há vários padrões de acabamento que se pode escolher. Mas no caso de um usado, também é possível personalizar. “Você pode colocar papel de parede, piso vinílico que possa ser lavado, e papel de parede,  para dar acabamento melhor”.

Fonte: revista.zaps / FONTE: http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/decorar/2014/04/14/motor-home-sao-verdadeiras-casas-sobre-rodas/


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”