De trailer, motor home ou camper, seja qual for o destino, as pessoas que não vivem sem seus canais de TV favoritos estão bem servidos. Fizemos o teste da antena mini parabólica de sinal fechado por satélite, desde a instalação até o uso final. O sistema de Banda Ku já é bem disseminado no mercado e presente em residências urbanas e rurais com pacotes que incluem emissoras abertas e também canais por assinatura. A loja Virtual de peças para RV`s MEU TRAILER fez questão de enviar o modelo WINEGARD RM-DM46 para review.

Este modelo foi projetado para operar apenas o sinal de satélite, não tendo recepção local em VHF e UHF. Seu principal atrativo é a praticidade e compacidade. Com os comandos totalmente internos é possível abrir a antena, regular a elevação e o apontamento para o satélite. Na posição de guarda, fica abaixada e pronta para a viagem, onde o prato vai abaixado na horizontal e protegendo a haste do LNB que possui articulações automáticas. Perfeito para não perder espaço para guardar uma antena.

Fizemos o teste completo. O processo de compra na loja virtual da MEU TRAILER, a instalação e o uso final. Vamos à primeira etapa.

A COMPRA: A loja virtual é bem prática e simples de operar. Um menu a esquerda contém todas as seções que, por sinal, abrangem uma gama muito completa de peças para trailers, motor homes e afins. Escolhida a guia “antenas”, escolhemos o produto e seguimos os passos comuns de qualquer loja virtual. Finaliza o pedido, escolhe-se o meio de pagamento, cálculo e escolha da modalidade do frete e o cadastro inicial de quem nunca foi cliente. Rápido e muito claro, escolhemos o boleto bancário e a entrega via transportadora, já que este item não é entregue pelos correios devido ao tamanho.

Foram poucos dias para a entrega na data prometida. O produto chegou em perfeitas condições em nosso endereço quando já fomos abrir a grande caixa cheios de curiosidade.

INSTALAÇÃO PARTE EXTERNA: Já no camping é hora de instalar o brinquedo. Estudar o produto, o manual e principalmente o seu RV é fundamental. Nosso medo maior é errar no furo. Além da localização da antena no teto em relação às interferências exteriores e também na posição correta em relação à frente do veículo também tem que atender a posição do comando interno lá dentro, além da estrutura interna do teto do trailer. Todo o processo fica mais simples na ilustração do vídeo abaixo. Basicamente após a escolha minuciosa do local, é hora de fazer o furo passante único e a fixação da base com cola e parafusos com direito a calafetação completa.

Organizando os elementos. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp
Parafusos de fixação. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp
Ficando o prato na base+haste. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

INSTALAÇÃO PARTE INTERNA: Já na parte de dentro, após a fixação da base, é hora de montar os comandos internos da antena. O primeiro elemento é a base interna que deve ser cortada tomando-se a “grossura” do teto pela ponta e transferindo esta medida para a base. Depois de parafusados todos os elementos do comando, é hora de cortar o tubo de rosca que será aonde prenderemos a porca interna. Por último corta-se a haste hexagonal onde irá ser fixada a manivela.

CABOS E ALIMENTAÇÃO: São dois cabos que saem da antena. O cabo coaxial principal vai do LNB (receptor dos sinais no foco da antena) direto para o decodificador da operadora escolhida. O segundo, um tanto mais fino vai do sensor de elevação que fica escondido na haste até o local escolhido para o display. O ideal é ele ficar em um lugar aonde se tenha visão tanto para este e para a tela da TV, pois ajudará no processo de apontamento da antena para o satélite. A única alimentação (12V) do conjunto será o sensor interno de elevação, sendo que na falta desta energia a antena funcionará normalmente.

LNB: Antes da operação da TV por satélite é necessário trocar o LNB que acompanha a antena. É que a Winegard é uma marca estrangeira sem representação oficial no Brasil e o receptor de sinais que fica na ponta da haste – no foco da parábola – é original da Direct TV dos EUA e não funciona com nenhuma operadora do Brasil. Então será preciso escolher a empresa de assinatura e daí instalar seu LNB correspondente. Será necessário também o suporte/abraçadeira do LNB nacional, já que os daqui do Brasil não são integrados como o original.

 

OPERADORA: A grande maioria das operadoras de TV por satélite do Brasil funcionam na DM-46. Só é preciso saber que todas atualmente utilizam parabólicas de 60cm para sudeste e centro-oeste e de 75cm e 90cm para regiões Norte e Nordeste. No caso da Winegard são apenas 45cm de “prato”, já que visa a compacidade. No nosso review utilizamos a OI TV na modalidade LIVRE, onde também realizamos uma análise específica. Pegamos os canais abertos em HD e também os fechados pré-pagos na modalidade “degustação”. Vale lembrar que nossa região é a sudeste.

+ Descrições: Peso: 5,5kg; Altura erguida 76,2 cm e Altura baixada 20,3 cm; Comandos Internos; Sensor digital de elevação; Giro de 360º; Banda KU; LNB estrangeiro (que necessita ser trocado)

PREÇO: A antena custava R$ 3.650,89 + frete na loja MEU TRAILER na data da compra e deste review.

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela MEU TRAILER que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados no Camping CCB de Campos do Jordão em julho de 2017.

 




 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."