Foto: Marcos Pivari - MaCamp
 

A Cama Dobrável Guepardo – Campana Jungle é um equipamento indicado principalmente para a modalidade familiar do campismo, podendo ser tanto um item fundamental para uns quanto totalmente dispensável para outros. Ouvimos sempre de muitas pessoas que o ato de ter que “dormir no chão” é um impeditivo para a prática de acampamento, e para esses a cama dobrável pode ser uma excelente e prática solução, podendo com ela estar longe do chão e ainda não precisar fazer grandes esforços no movimento de se deitar ou levantar. Esse tipo de cama também é muito usado por pessoas mais velhas que, apesar da idade, não abrem mão da prática de campismo! Outra alternativa para uso são proprietários de veículos de recreação, principalmente de trailers e motorhomes, que buscam oferecer um leito extra em seus avancês. Além de todas essas possibilidades de uso dentro da atividade de campismo, a cama dobrável é uma boa opção de cama coringa para se ter em casa, para aquele hóspede que chegou de surpresa.

Basicamente a cama da guepardo funciona como uma “cama de campanha”. Seus 6 pés dobráveis e sua estrutura  que dobra em “X” garantem que o tecido do leito fique perfeitamente esticado a uma altura de assento. Apesar da superfície ser bastante fofa e já ser totalmente apta ao repouso, ainda pode servir de apoio para sleeping, colchonetes ou até mesmo colchões infláveis. Há campistas que montam duas dessas macas sob um colchão inflável de casal configurando uma verdadeira cama digna de alto luxo dentro da barraca. A estrutura é toda em alumínio e o leito em tecido de poliéster 600D (Oxford Fabrics). A Guepardo promete resistência de suporte de 120kg.

A montagem é simples, desdobrando as duas metades principais, deixando “cair” os pés centrais e girando em 270 graus os pés das extremidades. Aí é só abrir as duas metades longitudinais para que o equipamento se abra em “X”. Para travar a cama aberta, resta o encaixe das duas travessas que mantém as bordas afastadas e o tecido completamente esticado.

A desmontagem também é bem simples tomando-se todo o caminho contrário. Quando nova com o tecido ainda não laceado, pode ser mais difícil o encaixe e desencaixe das travessas das pontas, mas após algum uso, o serviço já se torna tranquilo. Neste início é sempre bom tentar puxar o tecido do leito na direção da travessa que mais apresenta dificuldade, pois o pano tem uma bainha que corre livremente pela estrutura longitudinal.

Durante o experimento a cama se mostrou muito confortável. Não utilizamos qualquer colchonete sobre ela e nem sentimos falta. Pessoalmente apenas sentimos a necessidade de uso de travesseiro. Uma outra boa opção de uso do equipamento durante o dia é como “banco”. Mesmo em um dos eventos que o MaCamp participou no final de 2016, a cama foi muito utilizada como assento para duas ou mais pessoas com bom conforto.

Após dobrada, a cama é guardada em uma bolsa que pesa cerca de 5kg. Na situação de uso, possui 1,92m de comprimento (1,82 úteis de leito), 66cm de largura e altura de 42cm em relação ao chão. Preço: Em consultas na internet no ato deste artigo, os preços variavam entre R$ 185,00 e 415,00.

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela GUEPARDO que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados no Camping Chapéu de Sol em Itu-SP, em parceria com o MaCamp.


 
 
 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”