Quem acampa sabe que a refrigeração é algo delicado, principalmente para os aventureiros mais estruturados e equipados. Offroaders ou mesmo campistas familiares que não dispensam os itens de conforto extra para suas viagens encontram dúvidas entre o isopor com gelo e um frigobar tradicional. Os coolers 12V peltier não atendem a um clima tropical deixando o campista sempre escravo do equipamento para conservar seus alimentos e gelar suas bebidas. A DOMETIC resolveu nos mandar a salvação desses problemas, enviando seu modelo de Geladeira Portátil Automotiva CFX-40W para review. Podemos adiantar que “nossos problemas acabaram”.

Campista familiar sabe. Isopor com gelo demanda gasto diário com os cubos que precisam ser comprados longe, entulhando a geladeira no início e podendo nos deixar na mão na virada da noite. Os coolers 12V no sistema peltier não gelam nada e nem de longe dão conta para tomar uma cerveja gelada. Frigobares não foram projetados para viver em trânsito, suas dimensões são desconfortáveis e ainda só funcionam na energia externa ou com inversores obrigatoriamente muito potentes para o pico de partida. Aí é que as geladeiras automotivas se encaixam como uma luva no universo campista. Caixa do mesmo tamanho dos isopores, abertura superior, sistema quadrivolt que funciona tanto no carro quanto em qualquer tomada externa, silenciosa e pronta para ser usada no carro, no camping e até mesmo em casa.

O modelo que nos chegou se trata da CFX-40W. Agora com a marca DOMETIC, era antes comercializada com o forte DNA WAECO. Não só a logomarca da DOMETIC foi reestilizada, como a geladeira também renovada ganhando novas cores.

UNBOXING

Ao chegar em nossa casa o tamanho da caixa até assustou, ainda mais porque a geladeira toma todo o espaço dela, mas logo comparamos com nosso saudoso isopor e com a caixa térmica de plástico e vimos que a dimensão era similar e o volume ocupado seria o mesmo no porta-malas. Dentro da caixa a geladeira embalada em plástico transparente abrigava também o manual de instruções e os cabos de alimentação. Como a geladeira é pré-lançamento da marca, o cabo de alimentação AC (Corrente alternada) veio no padrão europeu, mas a Dometic nos enviou também o cabo no padrão brasileiro de três pinos que acompanhará o produto no mercado. O Manual de instruções é bem fácil de entender e vem traduzido em 16 línguas, inclusive Português.

O REVIEW

Nossa equipe tem o prazer de sempre fazer uso de geladeira em todas as esferas. Utilizamos no carro em nossas viagens e deslocamentos com direito a pernoite na barraca de teto, no campismo familiar de barraca, como apoio no avancê do trailer e até mesmo em casa quando a geladeira falta espaço. Neste review não foi diferente. A grande vantagem deste tipo de refrigerador é que funciona com compressor. O popularmente conhecido “motor de geladeira” garante um sistema de refrigeração mais ágil e efetivo onde o tempo de congelamento se dá de forma muito rápida. Logo, ele pode ser regulado como um freezer. Este motor funciona em sistema 12V em corrente contínua – voltagem dos automóveis – e também aceita os 24V dos sistemas de ônibus e caminhões. O produto funciona ainda nas tomadas convencionais 110V e 220V o que resulta em uma ótima alternativa para quando há energia no local. Ambos os cabos podem ser plugados ao mesmo tempo na geladeira e o sistema de corrente alternada 100V a 240V AC tem sempre a preferência no caso da disponibilidade de ambas. O que entendemos sobre a vantagem do sistema quadrivolt é que não se trata de um compressor AC que possua um inversor que geraria um enorme consumo de energia e espaço, mas sim um compressor híbrido que consome o mínimo possível da bateria. A partida é leve e sem grandes picos.

SOBRE TEMPERATURAS: A Nossa CFX-40W tem uma escala de regulação de +10ºC até -22ºC. São 32ºC de faixa que podemos considerar muito efetiva. Para se ter uma boa noção de unidades, uma geladeira doméstica pode variar de +7ºC a +1ºC e a temperatura obrigatória para gôndolas de  supermercado é de 4ºC para o controle da proliferação de microorganismos mesófilos. Já um Freezer residencial varia de -14ºC a -25ºC para o controle de microrganismos psicrófilos. Os congeladores de geladeiras residenciais mais simples variam de -4ºC a -10ºC. Assim dá pra ter uma noção boa de que a CFX da Dometic não só atende a qualquer usuário como também à toda a faixa de temperaturas de equipamentos residenciais, perdendo somente para os frigoríficos industriais que podem chegar a -45ºC de congelamento. Um recurso muito legal está aliado ao aplicativo para celular que, após atingida a temperatura escolhida, um alarme é disparado caso ela oscile entre ±3ºC ou ±5ºC.

CESTO RETIRÁVEL COM SEPARADOR IGUALMENTE MÓVEL

O cesto além de manter os alimentos afastados das paredes congelantes, também permite que possamos retirar e transportar tudo de uma vez. O cesto feito de material metálico e revestimento branco com um separador interno que também pode ser retirado ou utilizado para acomodar os mantimentos. Sua retirada, caso desejada, pode ser feita sem o menor problema.

RECIPIENTE DE FRUTAS E LEGUMES

Mais do que especificamente para isto, o recipiente aproveita o espaço acima do compressor e oferece uma área de temperatura mais amena ideal para as verduras, frutas, medicamentos e mesmo para abrigar alguns itens mais delicados. Legal lembrar que faz parte do ambiente interno da geladeira, sem que entre em contato com as paredes congeladas.

ILUMINAÇÃO INTERNA DE LED

Mais do que um mimo, a iluminação é extremamente útil para o uso nas aventuras ou no camping. A luz branca ilumina suficientemente o interior da geladeira e quase não gasta energia, pois é de LED. Sua função aumenta quando a porta do refrigerador e esquecida aberta por muito tempo. A luz começa a piscar alertando o usuário. Seu brilho iluminado foi facilmente percebido logo no primeiro dia de uso quando deixamos ela aberta ainda de dia.

DRENO DE ESCOAMENTO

Recurso simples que pode ser de grande utilidade não somente para o processo de descongelamento da geladeira, como também na hora da limpeza. Lavá-la será uma tarefa fácil se não precisar entorná-la para esgotar a água. O dreno nada mais é do que um furo no fundo da geladeira com uma tampa fácil de retirar. Nem é preciso tirar o cesto.

Tampa do dreno. | Foto: Paula e Marcos Pivari – MaCamp
Dreno destampado. | Foto: Paula e Marcos Pivari – MaCamp
Acesso mesmo com o cesto.. | Foto: Paula e Marcos Pivari – MaCamp
Posição do dreno. | Foto: Paula e Marcos Pivari – MaCamp
Saída inferior do canal do dreno. | Foto: Paula e Marcos Pivari – MaCamp

ALÇAS RETRÁTEIS e CABOS DE ALIMENTAÇÃO

As alças são de material bem nobre, com ótima “pega” (24,5cm de largura com distanciamento de 6cm) e dá a impressão de ser extremamente resistente. Elas são retráteis para que não tome muito espaço quando não utilizadas e as molas garantem sempre este recolhimento. O distanciamento permite que se pegue a geladeira com as duas mãos de forma razoável. Quando cheia é ideal carregar em duas pessoas e assim o trabalho fica bem fácil.

O fato dos cabos de alimentação serem facilmente desplugáveis também facilita no transporte. O Cabo AC (100≅240V) tem plugue idêntico aos de computadores e TV`s e o cabo DC (12V≅24V) possui um plugue semelhante, porém diferente para evitar a confusão. Este possui saída em “L” com direito a encaixe de fio para que não desplugue na viagem. As tomadas são padrão de três pinos brasileira para AC e padrão 12V veicular para DC. Os fusíveis de proteção ficam fáceis de trocar e com esta instrução no manual. No sistema AC a caixa da proteção fica junto ao plugue da geladeira e tem a tampa aberta com uma pequena chave de fendas. O fusível 12V está dentro do plugue do isqueiro como todos neste padrão. Basta desrosquear a ponta o para achar o dispositivo de proteção.

ALAVANCA E TRAVA

Para abrir a geladeira basta acionar a alavanca que ao mesmo tempo que destrava a tampa abre a mesma. São duas pequenas travas que encaixam no corpo da geladeira. Uma coisa que nos fez falta foi uma haste para mantê-la aberta. Apesar de ela passar um pouco dos 90 graus de angulação no final do curso que a faz ficar aberta, não funciona muito com ventos mais fortes ou quando o porta-malas não permite a abertura total.

PROTETORES DE QUINAS e DOBRADIÇAS

A geladeira portátil da DOMETIC tem diferenciais de resistência que salta aos olhos. Um deles é o reforço extra nas quinas que buscam ser arredondadas e mais parrudas. Os parafusos são de Inox e as dobradiças em metal para garantir longevidade ao equipamento que não custa barato.

TAMPA DE APOIO COM ANTI DERRAPANTE

A tampa da CFX é bem rígida com pequenas saliências que permitem um melhor apoio de objetos e ainda conta com uma área emborrachada e anti-derrapante ideal para copos. O Manual não cita nenhum peso limite, mas a impressão é que aguenta muito peso.

RESPIRADORES E DISSIPADORES DE CALOR

Como toda geladeira é necessário um trocador de calor para arrefecer o sistema externo que dissipa todo o calor retirado do seu interior. Isto seria a famosa grade traseira no caso das geladeiras residenciais. No caso da CFX este sistema está todo na parte frontal inferior com saídas para a frente e laterais. Os dissipadores de calor que envolvem o motor “respiram” pelas grelhas que devem ser deixadas livres para um melhor aproveitamento de energia e consumo.

CARREGADOR USB

Este é um mimo bem bacana. Pode não ser tão necessário, mas nunca é demais uma porta USB para carregar nossos eletrônicos cada vez mais presentes em nossas vidas. O padrão dos 5V já serve quase que a totalidade dos eletrônicos e lanternas atuais. Seja qual for a tensão de alimentação da geladeira, a porta USB estará energizada.

FUNÇÃO EMERGÊNCIA

Este botão garante o funcionamento básico da geladeira em caso de panes ou defeitos nos seus comandos ou circuitos. Neste modo, o equipamento vai operar na temperatura mais gelada e sem os controles de recursos comuns. Vale lembrar que a temperatura chegará aos -22ºC. O botão é propositalmente de difícil acesso e comando e fica entre a porta USB e o adesivo com os dados SID da rede Wi-fi.

AJUSTES NO PAINEL

Os ajustes são simples e práticos. O primeiro botão liga e desliga o aparelho. Logo temos a primeira luz que indica o funcionamento da geladeira. Quando verde funcionamento normal e quando amarelo o compressor desligado. Nesta cor a o motor pode estar desligado porque atingiu a temperatura desejada ou porque a voltagem da bateria está insuficiente. Mais abaixo o LED indica se há problemas técnicos. O botão SET navega nas opções do menu que a geladeira oferece. Na ordem: Regulagem da temperatura desejada; Unidade de temperatura (ºC ou ºF); Proteção da bateria; Regulagem de luminosidade do display; Ligar ou desligar função WI-FI para aplicativo. O display mostra cada função acima e após alguns segundos fixa a temperatura no interior da geladeira. Por fim, os botões de “+” e “- ” regulam cada função.


TESTES EM DIFERENTES OCASIÕES E FINALIDADES

Testamos a geladeira nas diversas modalidades para inspirar seus usos. O conforto dela poderá propiciar os momentos que mais fazem sentido na vida de um campista ou aventureiro: Estar junto à natureza, com as pessoas que ama e fazendo o que mais gosta.

NO CAMPING NÔMADE

Na barraca a geladeira se torna imprescindível principalmente na modalidade do campismo familiar. Na esmagadora maioria dos campings do Brasil existe disponibilidade de tomadas para ligar equipamentos e com a CFX nem precisamos nos preocupar com a voltagem. De 100V a 240V ela funciona normalmente sem chaves seletoras. Durante a viagem ela vai tocada na bateria do carro e esta poderá suprir períodos de falta de energia, muito comuns nos campings na temporada. Ela é bem silenciosa e por isso pode ficar no avancê ou até mesmo no interior da barraca. A iluminação interna dispensa qualquer outra fonte de luz para enxergar. Dormir ao lado dela também não é problema, pois seu sistema digital possui 3 níveis de intensidade de brilho do display.

No acampamento de barraca. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

NO TRAILER

Praticamente qualquer trailer possui frigobar ou geladeira convencional, mas nem sempre são grandes o suficiente ou mesmo quadrivolt. No nosso caso, possuímos um frigobar de 80L em nosso trailer Karmann Ghia 330. Além de pequeno, não dá conta de gelar grandes quantidades de bebida pra galera. A Geladeira portátil da Dometic é o apoio ideal para o ambiente externo. Plugada nas duas energias, tanto no 220V do camping quanto na bateria 12V do trailer, gela até -22ºC aumentando em 50% de nosso espaço útil de geladeira. Se acabar a luz do camping ela continua funcionando agora na bateria do trailer e passará de volta para a fonte AC assim que a luz voltar. Como dica, uma dessas pode complementar muito bem uma tulha externa de motor home.

Apoio no avancê do trailer. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

NO CARRO – VIAGEM E NO OFF-ROAD

O Porta-malas será sempre a primeira opção para apoiar a geladeira, apesar de caber nos espaços de bancos ociosos. Cada vez mais os veículos são equipados com tomadas 12V no bagageiro e o padrão utilizado na CFX é o mesmo dos isqueiros. A cereja do bolo para nós foi o acesso ao sistema e regulagens à distância pelo celular. Utilizando o aplicativo de celular (apresentado mais abaixo) foi possível monitorar a temperatura, alterar o nível de resfriamento e ainda contar com dois recursos extras ao painel do aparelho, que são os alarmes de alertas para temperaturas e também a voltagem instantânea da bateria. No celular também é possível alterar o nível de proteção da carga da bateria que faz com que a geladeira se desligue caso a carga da mesma baixe mais do que três valores pré estabelecidos.

No porta-malas. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Tomada 12V no porta-malas. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Controle dela na cabine via celular. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

NO PIQUENIQUE

Além das opções de energia tanto quando há elétrica tradicional, como também na bateria do carro, usamos também em uma aventura onde não havia nenhuma energia possível. Além da geladeira ser uma ótima caixa térmica, assim como as convencionais onde possui isolamento térmico que conserva a temperatura interna por horas, pudemos utilizar um carregador portátil auxiliar de baterias que equipa nosso carro que nos garantiu horas de geladeira funcionando ininterruptamente. Imaginamos este conjunto na areia da praia a 40ºC com bebidas geladas abaixo de 0ºC.

Conforto nos melhores momentos. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Alimentada por um carregador de emergência veicular. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

EM CASA

Dias de festa, no churrasco no quintal ou mesmo naqueles dias em que a geladeira de casa resolve nos deixar na mão, a CFX irá certamente nos atender. No caso prático do uso em casa contamos com algo diferenciado de nosso costume neste processo de review. Dois dias antes da partida para o camping a geladeira já estava pronta, abastecida e ligada na cozinha. Isto garantiu total tranquilidade de separar e escolher os itens que levaríamos e os que compramos especificamente para a acampada. Ela foi para o porta malas momentos antes de sairmos e logo foi plugada na bateria. Na volta da viagem contamos com a mesma comodidade em não ter que sair correndo para transferir o que sobrou para o refrigerador residencial.

Conforto em casa ou na preparação da viagem. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

APLICATIVO CELULAR

O sistema promete também para IOS, mas nós testamos no Android. Rapidinho achado no google play quando digitamos “dometic” ou “cfx” foi baixado e instalado. O celular acessa a geladeira através da internet “wi-fi” que ela gera. O nome da rede e senha vem pré estabelecido de fábrica e referenciada em adesivo na própria geladeira. Ambos podem ser alterados via app.

Após o celular estar conectado na SID da geladeira o aplicativo já se conecta assim que é aberto. Ele conta com um tutorial guiado, mas é de fácil assimilação nas funções acessadas pelo menu. A tela principal já dá a temperatura interna do refrigerador, a fonte de energia utilizada e no caso do modo 12V, já marca a voltagem que o sistema conta naquele momento. Também já permite alterar a temperatura desejada. Vemos esta função como muito importante durante a viagem, já que podemos regular a geladeira para uns -15ºC ou até mesmo quando acabamos de enchê-la de latas de bebidas para que resfriem rapidamente, mas caso passe um tempo grande, deveremos regular novamente a temperatura para que as latas não congelem. Não ter que parar para fazer isto não é a única vantagem. Como o termômetro marca a temperatura do interior da geladeira, podemos acompanhar em tempo real a situação da mercadoria e fazer o ajuste à distância somente quando a bebida (no caso) atingir a temperatura desejada.

Total controle pelo app. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

São diversos ajustes que podem ser feitos via aplicativo, alguns até com exclusividade que poderão ser vistos na galeria de imagens abaixo e vide comentários das fotos. Além da regulagem da temperatura, o aplicativo permite que você ligue e desligue a geladeira à distância e mostra na tela até mesmo a situação da tampa se aberta ou fechada. Os níveis de proteção de bateria podem ser regulados para que você não a esgote e perca a partida do carro. Os modos “alto” e “médio” são indicados para baterias veiculares e o “baixo” para baterias estacionárias que permitem uma descarga profunda mais lenta – usadas em RV`s e sistemas solares.

Pontos a melhorar (análise): Se funcionasse na tecnologia Bluetooth não ficaríamos sem internet durante a operação. Talvez por segurança, o sistema “wi-fi” deve ser sempre liberado no painel da geladeira após período sem alimentação elétrica, portanto se esquecer disso será preciso parar para acessá-la antes de conectar no smartphone.

ALGUNS TESTES

Nossos testes corriqueiros foram simples. Saímos de casa com os mantimentos do acampamento já na geladeira ligada e passada para o 12V do carro no porta-malas. O deslocamento de 220km durante 4:00h teve direito a parada para almoço onde a bateria do carro se comportou normalmente dando conta do recado. chegada no camping passamos os mantimentos para a geladeira do trailer. Após alguns dias utilizamos com mantimentos diversos com apoio à barraca ligada na luz elétrica do camping. Durante um dia de aventuras utilizamos a geladeira no carro ligada no 12V e durante nosso almoço levamos a geladeira em local mais distante onde o veículo não chegava e utilizamos um carregador auxiliar de partida para mantê-la ligada. Umas 2h se passaram sem que ela atingisse o limite da bateria. De volta ao carro, após nosso retorno ao camping deixamos a geladeira como apoio ao avancê do trailer ligada no 110V. No nosso retorno fizemos os mesmos 220km em 3:30h plugada direto no carro até a chegada em casa. Neste processo todo só utilizamos como refrigerador sem congelamento, mas durante os deslocamentos regulávamos para -1ºC e durante os “repousos”para 3ºC. Nunca tivemos uma geladeira tão eficiente nas viagens.

  

Teste do Gelo: Já em casa, resolvemos fazer um teste de congelamento. Retiramos o cesto e colocamos um pote de 2L de sorvete com água para produzir uma boa barra de gelo. A geladeira neste momento (18:40h) acusava 21ºC ambiente. Já ligada, regulamos para -22ºC. Em 5 minutos a geladeira já passou para 11ºC passando para -5ºC em 20 minutos. Uma hora depois a temperatura já era de -18ºC chegando a -21ºC às 20:05, ou seja 1:25h depois de ligada. Após o desligamento do compressor aos -22ºC a temperatura oscilava entre -19ºC até o religamento. Após a estabilização deixamos a geladeira regulada em -10ºC para verificarmos a barra de gelo no dia seguinte. Vale lembrar que quanto menos a temperatura regulada mais energia gastará e por isso regulamos em 10ºC abaixo de zero para ficar em um patamar razoável de freezer. No dia seguinte quando acordamos às 5h da manhã o gelo já estava pronto.

MEDIDAS DA CFX-40

As medidas declaradas no Manual e aferidas  são de 69,2cm de comprimento x 39,8cm de largura e 46,1cm de altura. O comprimento sem considerar as alças é de 63cm. Peso vazia: 18,5kg. A caixa da embalagem media 73cm X 44cm X 51,5cm.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Volume bruto: 41L; Volume Útil: 38L; Gás refrigerante: R134; Energias: DC12V/24V – AC 100≅240V ∼ 50-60Hz; Consumo (durante funcionamento compressor): 7A em 12VDC, 3,2A em 24VDC, 0,86A em 100VAC, 0,42 em 240VAC; Classe energética: A++; Consumo acumulado: 64kW/ano; Faixa de temperatura interna: +10ºC ≅ -22ºC em temperatura ambiente de +16ºC ≅ +43ºC; Ruído 42 dB (A); Volume recipiente legumes: 7.0L

PREÇO: Na ocasião deste review o produto era novidade e com presença de venda na internet mesclada com a marca WAECO. De acordo com a própria DOMETIC o modelo CFX-40 sai por R$ 4.390,00 + Capa a R$ 300,00.

ONDE COMPRAR: Além de diversos revendedores dos produtos DOMETIC, alguns podem ser comprados na loja da própria marca. LOJA DOMETIC

NOTAS SOBRE A DOMETIC: A CFX-40W nos foi enviada pela marca em primeira mão para review e por isso ainda não acompanhou a capa que estará a disposição para venda assim como os demais modelos. Inclusive a empresa nos enviará uma em breve. Até o ano passado as geladeiras da marca vinham com a marca WAECO e recentemente foram integradas à própria marca DOMETIC, já consagrada no mercado internacional em peças para camping e caravaning. Pesquisamos no site oficial outras linhas linhas de geladeiras da DOMETIC como as CDF e TCX que podem ser de compressor ou mesmo sistemas termoelétricos peltier de alto desempenho, que não possuem todos os recursos das CFX, porém com preços mais acessíveis. Os modelos CFX (mesmo deste review) serão comercializados nos tamanhos 28L, 35L, 40L, 50L, e 65L. Os modelos TCX são modelos termoelétricos que funcionam em 12VDC/24VD/230VAC e possuem tamanhos de 14L, 21L e 35L. Os modelos CDF são a compressor, que trabalham apenas nas voltagem DC 12V/24V com tamanhos de 11L, 16L, 18L, 25L, 31L e 45L. Por fim, a linha CF (sem o “X”) são a compressor quadrivolt de modelos Standard nas litragens 35, 40 e 50.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado e cedido pela DOMETIC que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Roberto Pelagio

    Parabéns pela competência do teste. Pena o preço do produto. Irreal.

  • Theo Westarb

    Ótimo teste, completo e muito bem pautado. Se me permitir um pitaco, A conexão wi-fin na minha opinião, é desnecessária, seria mais útil se, quando ligada à rede 127/220vt efetuasse a recarga da bateria. de resto, compraria sem dúvidas.
    Abraços