Por mais que desejemos estar longe das tecnologias quando buscamos a natureza e a paz, a internet acaba sendo algo necessário para obrigações de trabalho, possíveis emergências ou até mesmo para breves comunicações. Dentro deste bolo podem entrar também aqueles que não resistem em ficar longe das redes sociais e das rodas virtuais de amizades. Para os que sentem a real dificuldade de conseguir sinal nos destinos mais distantes, testamos o Link 4G de internet móvel. A Elsys – empresa fabricante – confiou no nosso know how para oferecer o seu modelo para testarmos nos ambientes campistas. Vamos a ele.

Não importa se a pessoa acampa de barraca, de trailer ou motor home. O link pode ser utilizado em qualquer modalidade. Foi desenvolvido para casas, sítios e locais onde o sinal de celular passa longe do razoável. Ele é leve e, por incrível que pareça, bem fácil de usar. Nosso teste se deu em nosso trailer em um camping na área rural de Campos do Jordão-SP, bem conhecido pelos seus frequentadores pela quase inexistência de sinal de celular e dados.

O que mais nos chamou a atenção no link foi ele trabalhar em 12V (que é a voltagem das baterias de carros e RV`s) e também por aceitar o mesmo chip do celular ou de internet móveis (os chamados boxes). Além disso é um aparelho que pode ficar instalado de forma fixa nos trailers e motor homes para uso nas viagens.

Link 4G Elsys. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

Ele foi projetado para ser instalado em telhados e por isso é resistente a chuvas, vento e insolação. Mas não para chuvas durante deslocamentos no veículo em alta velocidade. Por isso, para fazermos um bom uso desta tecnologia precisaríamos de algo que solucionasse este problema. A salvação da lavoura foi a sua conexão para uma antena externa de ganho. Apesar de ser adquirida separadamente, poderíamos instalá-la no teto do trailer enquanto o aparelho do link pudesse ser instalado e acomodado em algum ligar fixo no interior da “casa”. Restava saber se iria funcionar bem.

Antena externa no teto do trailer.. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

Como além deste produto, a Elsys também fez questão de nos enviar seu modelo de telefone rural que já possui a antena externa, nem precisamos adquirir uma a parte. Não só as conexões e os cabos são os mesmos, como também a antena é a mesma para ambos. (breve o review do telefone)

Antena que acompanhou o telefone rural (Também é vendida separadamente). | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

Primeiro passo foi fazer uma instalação provisória da antena de cor azul no teto do trailer. Apesar de ser metálica, a antena é bem leve e parece ser bem resistente. Ela vem com um kit de presilhas e parafusos para ser instalada em algum mastro e possui em seu corpo uma conexão de rosca aonde acopla o cabo coaxial que acompanha o produto.

Posicionada a antena direcional e passado o cabo para dentro do trailer, agora era hora de desvendar o brinquedo principal. Uma tampa na base inferior da caixinha revela um painel bastante completo, cheio de botões, conexões e até display. Sentimos a falta do plug de entrada de energia – já preocupados com a futura ligação direta da bateria para dispensar o adaptador AC que acompanha o produto. É que um caravanista sempre deseja poder usar seus apetrechos na estrada sem que seja necessária uma tomada externa. A surpresa estava no pequeno splitter que recebe a alimentação 12VdC e alimenta o link através do próprio cabo de rede com terminais RJ-45. Engenharia perfeita para dispensar a necessidade de se levar dois cabos até o “telhado”. Conectado este splitter no link, além do plug de energia, sobra mais uma saída RJ-45 que será exatamente a fonte dos dados de internet que o aparelho fornecerá.

Uma falta que sentimos neste modelo seria um roteador interno que distribuísse já em wi-fi esta internet captada, mas podemos entender que nas instalações em residências, o aparelho estaria longe dos usuários e por isso deve ser utilizado um roteador separado, caso não se deseje utilizar aquela internet direto pelo cabo de rede do computador. Também é razoável dizer que o link 4G Elsys é um Modem de internet e não um Acess Point, roteador ou repetidor de wi-fi.

Conectados os cabos de dados, era hora de conectar também a outra ponta do cabo da antena externa. Este também é de rosca, de tamanho um tanto menor da parte externa. Uma lida rápida no Manual de instruções e passamos logo para as operações práticas.

É interessante dizer que o Link 4G de Elsys promete trabalhar com todas as operadoras de forma desbloqueada e também em todas as bandas de frequência conhecidas delas. Prova disso é que ao ligar o aparelho e teclando o botão de instalação (instala fácil) ele já busca o sinal de todas as operadoras existentes na região e mostra de forma alternada no display a intensidade de sinal de cada uma. Para isto funcionar é preciso que o dock do chip esteja vazio. Esta função ajuda aquelas pessoas que possuem mais de um chip de operadora para poder escolher a melhor.

Depois de escolhida a operadora, basta inserir o chip no local indicado (SIM CARD) e acompanhar seu desempenho de sinal pelo display para, aí sim, mover e direcionar a antena externa para a melhor posição. Quando se utiliza o próprio link como antena, basta acoplar o defletor que refletirá os sinais que chega  na parte traseira e assim aumentar o seu ganho. Mesmo assim deverá ser girado atrás do melhor fluxo de intensidade de sinal. A vantagem de se utilizar a antena externa e o link dentro do RV é exatamente esta facilidade de operação de chips e painéis, já que a cada novo destino uma nova varredura deverá ser feita e uma nova internet buscada.

Ainda é tempo de citar que há um botão específico para alternar o uso das antenas externa e interna, mantendo sempre pressionado o botão para esta mudança.

Defletor. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

Não é só de 4G que opera o link. Caso esta não exista naquela ocasião, ele poderá conectar em 3G, 2G e GPRS, sendo que esta informação também será indicada no display. Para o 4G há um LED específico no painel.

OS TESTES

Nosso cenário no camping de Campos do Jordão favorece esta avaliação. Isto porque nossos celulares se revelam um verdadeiro desastre tanto no quesito “sinal de dados” como também “sinal de celular”. Podemos adiantar que foi uma grata surpresa quando fizemos nossa primeira conexão via PC. A internet baixou muito mais rápido do que estávamos acostumados. É claro que muito longe da qualidade de uma banda larga residencial urbana, mas muito superior à modalidade “móvel” usada até então. Na verdade praticamente não conseguíamos navegar roteados pelo aparelho do celular. Não foi possível a conexão em 4G naquele local testado, assim como nunca chegamos a ver esta tecnologia pelos aparelhos celulares no camping de Campos do Jordão. É bem possível que nem exista naquela região afastada.

Painel de operação. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

No momento dos testes, o melhor sinal ficava a cargo da Claro, mas esta não possuíamos chip. Nossas opções eram a TIM e a Nextel (que utiliza as torres da VIVO). No camping, dentre essas duas, a VIVO era a melhor opção no medidor. Após o chip inserido, a função do botão de instalação oferece um monitor também audível para que se possa ajudar na tarefa do apontamento da antena (ou do próprio link). Depois disso é só usufruir dos dados que chegam através do cabo de rede. Na ocasião deste teste, utilizamos o link plugado diretamente no PC, mas já iremos providenciar um mini roteador wi-fi para integrar nossa nova central de dados do trailer.

Link instalado no teto do Trailer, junto às demais antenas. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

A Elsys promete em suas especificações até 400x “mais sinal” e 6x “mais alcance”. Esta marca é difícil de ser medida e mesmo assim dependeria do lugar em que o aparelho estaria operando, mas o resultado em nosso primeiro destino foi muito satisfatório e positivo. Não podemos deixar de frisar que nossa missão neste review é de uma análise não técnica sobre um produto que exige testes precisos e comparações que somente técnicos especializados poderiam medir.

Link Instalado com defletor na lateral do trailer. | Foto: Marcos Pivari – MaCamp

Como melhorias, nossas sugestões viriam a ser pertinentes caso a Elsys desenvolvesse um produto específico para uso nos RV`s. Neste momento, seria ideal que o aparelho já viesse dotado de roteador interno e que tivesse inclusive uma função repetidora de wi-fi. Muitos campings possuem internet sem fio, porém quase sempre com sinal fraco na área das barracas e trailers. Este repetidor poderia fazer a mesma função de maximização de sinal local e melhor ainda se a antena externa também pudesse captá-los. Por fim, a caixa poderia ser menor e de disposição diferente com seus controles e displays frontais e de fácil acesso com fixação de parede. Enquanto o mercado campista brasileiro ainda não se apresenta viável para este tipo de investimento e desenvolvimento, o link 4G da Elsys cumpre muito bem esta tarefa.

INFOGRÁFICO PRODUZIDO PELA ELSYS PARA DIVULGAÇÃO.

CARACTERÍSTICAS (apuradas): Peso da embalagem: 1,242kg; Peso do link (sem defletor): 503g; Peso do link com defletor: 929g; Medidas (só link): 15 x 22,5 x 8 (LAP em cm); Medidas (link com defletor): 28 x 22,5 x 8 (LAP em cm).

CARACTERÍSTICAS (fornecidas): Conexão de Internet de longo alcance 2G/3G/4G com antena hexaband integrada; Desbloqueado – Aceita Chip (micro) de todas as operadoras*; Instala Fácil: Busca Cega das redes celulares sem a necessidade do chip* (Permite verificar a melhor operadora antes de contratar um plano). Localizador de melhor sinal por dispositivo sonoro e visual; Plug & play – Dispensa a instalação de drivers e aplicativos; Página web para informações e configurações avançadas; Até 400x mais sinal do que um modem USB 4G/3G; Até 6x mais alcance do que um modem USB 4G/3G; • Velocidade de download de 50 Mbps*; Conexão Ethernet para PC/Notebook ou Roteador WiFi; Conector TNC fêmea (para antena externa opcional); Alimentação 12 VDC – Fácil conexão com baterias; Reset remoto no POE, para configuração de fábrica; Permite descida de apenas um cabo Ethernet (RJ45), até 100 metros*; Produto protegido contra raios UV e entrada de água e poeira; Instalação em mastro ou parede.

PREÇOS:
LINK PARA COMPRAR O LINK ELSYS 3G
LINK PARA COMPRAR O LINK ELSYS 4G

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela ELSYS que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados em Campos do Jordão-SP.


                    

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”